Apresenta-se abaixo um conjunto de sugestões de atividades que poderão contribuir para concretizar os programas de comemoração desenhados pelas escolas. Este espaço será enriquecido ao longo do período das comemorações.
1.º Ciclo do Ensino Básico
LEITURA: O que os olhos veem? (Exploração do poema de Camões 'Verdes são os campos' e produção criativa associada.)
LEITURA: Viajar com Camões (Exploração do percurso biográfico e geográfico de Camões através de leituras e pesquisas.)
LEITURA: Diário de Camões: os dias de Luís Vaz (Criação de páginas do diário de Camões, com base em informações recolhidas sobre a vida do Poeta e as viagens que realizou.)
INFORMAÇÃO: Camões, quem és tu? (Pesquisa e organização de informação sobre a vida e obra de Camões. )
2.º Ciclo do Ensino Básico
LEITURA: Cartas de amor à moda de Camões (Elaboração de cartas de amor inspiradas na poesia camoniana.)
LEITURA: Camões: navegar, navegar (Relacionação de conhecimentos das áreas das Ciências Naturais e da História com a navegação, a partir de textos variados e da obra épica camoniana.)
LEITURA: Camões: matemática em rimas (Utilização de ferramentas matemáticas para desvendar a complexidade e a beleza da poesia camoniana.)
MEDIA: Pedro & Inês, uma história que perdura (Produção de podcasts a partir da obra de Camões.)
INFORMAÇÃO: Nos passos de Camões, poeta genial (Pesquisa de informação sobre a vida, época e obra de Camões e elaboração de um quiz.)
3º Ciclo do Ensino Básico
LEITURA: Camões: O Que (não) Sabemos (Leitura e exploração de um excerto sobre Camões e reflexão sobre o autor e o seu contexto histórico-cultural.)
LEITURA: Camões: visão feminina, arte e humor (Exploração do poema de Camões 'Vós sois ua dama de grã merecer')
LEITURA: Camões: A arte de trovar (Exploração do engenho de Camões a partir da estrutura externa d’ "Os Lusíadas" e do "Banquete de trovas".)
LEITURA: Cartas de amor com Camões (Elaboração de cartas de amor inspiradas na poesia camoniana.)
LEITURA: "Os Lusíadas": Encontros com o outro (Reflexão crítica sobre a relevância da obra de Camões no contexto atual, com foco na temática da multiculturalidade.)
MEDIA: Camões: verdade ou ficção? (Abordagem do conceito de desinformação, a partir de aspetos da vida e obra de Camões.)
INFORMAÇÃO: Camões em Perspetiva: Uma Viagem no Tempo (Criação de frisos cronológicos e/ou murais que reconstituam a vida e obra de Luís Vaz de Camões.)
Ensino Secundário
LEITURA: Camões: vícios antigos, lições atuais (Leitura das reflexões do poeta do canto VIII de Os Lusíadas e transposição das críticas para a atualidade portuguesa.)
LEITURA: “Um bicho da terra”: da fragilidade à superação (Análise crítica da reflexão sobre a condição humana expressa n' Os Lusíadas e discussão sobre a sua contemporaneidade.)
MEDIA: Camões: aprender para dar a conhecer (Exploração de informação sobre Camões veiculada por diferentes 'media' e elaboração de produtos mediáticos para dar a conhecer aspetos da vida e da obra do poeta.)
MEDIA: Camões: mudança e transformação (Exploração de temas estruturantes da lírica camoniana, através da sua aproximação a desafios da atualidade, relacionados com marketing e publicidade.)