|
Desenvolvimento
- Em grande grupo:
- Leitura expressiva das estâncias 105 e 106 do Canto I d’ Os Lusíadas.
- Breve contextualização sobre Os Lusíadas e Camões, (re)atualizando conhecimentos prévios dos alunos a partir das estâncias lidas.
- Interpretação das estâncias.
- Em pequeno grupo, os alunos:
- propõem equivalentes contemporâneos para os principais desafios mencionados na estância 106,
Exemplos de situações equivalentes contemporâneas: - “No mar tanta tormenta, e tanto dano,/ Tantas vezes a morte apercebida!”: travessias e naufrágios de migrantes; consequências das alterações climáticas… - “Na terra tanta guerra, tanto engano,/Tanta necessidade avorrecida!”: conflitos armados atuais- Guerra na Ucrânia, no Médio Oriente; outras guerras não convencionais: guerra comercial entre potências económicas (EUA-China), competição por recursos naturais escassos…; “enganos modernos”: disseminação de fake news e deep fakes, de desinformação nas redes sociais; manipulação de dados e uso indevido de informações pessoais por empresas de tecnologia…; polarização ideológica e ameaça à democracia: aumento do extremismo e radicalização; “Tanta necessidade avorrecida”- desigualdade económica, falta de acesso a necessidades básicas em certas regiões (alimentação, água potável, saneamento), precariedade laboral, de crises na saúde (pandemias, falta de acesso a cuidados de saúde), crise climática (escassez de recursos naturais e degradação ambiental), crises humanitárias (situação dos refugiados e migrantes forçados)…
-
- refletem sobre soluções atuais para responder à inquietação existencial presente na pergunta Onde pode acolher-se um fraco humano, / Onde terá segura a curta vida […]?
Exemplos de possíveis soluções contemporâneas:- Desenvolvimento de comunidades resilientes, com relações comunitárias fortes, promovendo a solidariedade e inclusão;- Aposta numa educação que prepare os jovens para serem cidadãos do mundo, responsáveis, conscientes e ativos, consciencializando para o facto de cada indivíduo poder ser agente de mudança positiva- Promoção da saúde mental e bem-estar emocional;- Promoção da educação ambiental para incentivar práticas sustentáveis, e do diálogo intercultural e compreensão mútua, para combater o preconceito e a discriminação em todas as suas formas.- Uso ético da tecnologia, tornando-a segura e inclusiva.- expressão artística como forma de expressar/gerir emoções e conectar-se com outros.- Valorização da diversidade cultural como fonte de riqueza e compreensão mútua, contrariando a tendência para a encarar como uma ameaça.
- Em grande grupo, partilha e discussão do trabalho realizado sobre as semelhanças e diferenças entre os desafios do século XVI e os atuais.
- A pares, criação de um texto que explore duas fragilidades humanas e duas formas de as superar, visando contribuir para um mundo melhor. (Ver recurso de apoio – Oficina de escrita)
- Divulgação dos textos criados nos canais de comunicação da biblioteca.
Ações subsequentes Tertúlia Dialógica, na aula de Filosofia, sobre a condição humana e a relação do Homem com o universo/natureza, a partir dos 4 últimos versos de estância 106 do Canto I d’ Os Lusíadas. Sugestões para relacionar os versos com algumas das temáticas da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
- Desenvolvimento Sustentável:
Discutir como a nossa perceção de bicho da terra tão pequeno influencia a nossa relação com o meio ambiente. Debater a responsabilidade humana na preservação do ambiente natural.
- Educação Ambiental:
Explorar como a nossa curta vida se reflete na nossa visão sobre a conservação da natureza a longo prazo. Discutir a dicotomia entre sermos fracos humanos e, simultaneamente, termos um impacto tão significativo no planeta.
- Direitos Humanos:
Debater o conceito de segurança mencionado no poema e a sua relação com os direitos humanos básicos. Discutir como a perceção de sermos pequenos afeta a nossa luta pela dignidade e igualdade.
- Saúde:
Debater como a consciência da nossa curta vida afeta as nossas decisões relacionadas com a saúde. Discutir a relação entre saúde mental e a perceção do nosso lugar no universo.
- Risco:
Debater se a consciência da nossa pequenez nos torna mais ou menos propensos a correr riscos, consciente ou inconscientemente.
- Segurança, Defesa e Paz:
Debater a importância da nossa condição de bicho da terra tão pequeno que deveria unir-nos mais em busca da paz universal
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos, estabelecendo relações intertextuais a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens. 4. Expressa oralmente ideias, usando vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais ricos e complexos. 6. Cria textos originais, em diferentes géneros e formatos, dominando as linguagens e as técnicas necessárias. Atitudes/ Valores: 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 5. Respeita diferentes opiniões. 8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita |