Lista de distribuição RBE

A lista de distribuição* RBE está em funcionamento desde 2003, o que só por si constitui uma prova cabal da sua utilidade e resiliência, num tempo em que os dispositivos digitais rapidamente se tornam obsoletos face à proliferação constante de formatos inovadores de comunicação. Passados 18 anos, esta lista de distribuição continua a constituir um meio privilegiado para a informação e comunicação partilhadas entre as bibliotecas escolares, possibilitando o debate de temas de interesse comum, a divulgação de iniciativas e a troca de materiais e experiências. No entanto, as marcas da passagem do tempo impõem-se inevitavelmente e, por essa razão, o mecanismo da lista foi submetido a um processo de revisão e otimização, sobretudo decorrente da transferência para um domínio próprio [difusao@bibliotecasescolares.pt], com isso garantindo uma melhoria na qualidade do serviço prestado.

Nesta nova modalidade, para além de manter como principal função a partilha de materiais entre as bibliotecas, a lista viabiliza e estimula a divulgação de informações relevantes para o trabalho das equipas e a realização de debates alargados a seu respeito. Na cultura de partilha que estas mudanças pretendem consolidar, as potencialidades acrescentadas à lista afiguram-se tão aliciantes quanto desafiadoras para os professores bibliotecários e para as equipas que coordenam. No conjunto desses desafios, assumem particular relevo os que dizem respeito a aspetos legais, designadamente no campo da proteção dos direitos de autor, que se colocam de forma premente quando está em causa a partilha de documentação e material informativo de diversa proveniência. Assegurar a proteção da autoria e da propriedade dos dados e documentos é uma das componentes da ética informacional em que o professor bibliotecário tem um papel ativo a desempenhar, cabendo-lhe assumir-se como exemplo, na comunidade escolar, de uma conduta modelar no uso e transferência da informação.

A lista de distribuição é proposta aos seus utilizadores como plataforma de comunicação e disponibilização de materiais e testemunhos que permite a abordagem, entre outros, dos seguintes conteúdos:

 

*Uma lista de distribuição (distribution list) é uma funcionalidade dos sistemas de correio eletrónico que permite que um grande número de endereços de correio eletrónico seja representado por um único endereço. Remeter uma mensagem para esse endereço único (difusao@bibliotecasescolares.pt) faz com que ela seja enviada para todos os membros da lista de distribuição. (Glossário da Sociedade da Informação, 2019)

Bibliografia
Glossário da Sociedade de Informação. (2019). Acedido em 06 de setembro de 2021, disponível em https://apdsi.pt/glossario
 
_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard