O que é
É uma extensão do serviço de biblioteca, dedicada à leitura, que contempla um pequeno espaço onde se disponibilizam, predominantemente, livros.
Onde está
Em escolas de 1.º Ciclo do Ensino Básico…
- com menos de 100 alunos;
- sem condições físicas para instalação de biblioteca escolar.
Em diversos locais:
- numa sala dedicada;
- num espaço da escola, com condições mínimas (físicas, estéticas, sonoras, térmicas…);
- numa sala de aula;
- …
Para que serve
- Promover a leitura e o acesso ao livro;
- Incrementar a leitura recreativa;
- Melhorar a fluência leitora;
- Reduzir assimetrias;
- Promover a aprendizagem e coadjuvar o desenvolvimento do currículo;
- Apoiar a aquisição do Português enquanto Língua Não Materna;
- …
Como criar
- Mobilizar a comunidade educativa e comunidade local para a importância da leitura e do acesso ao livro;
- Inventariar condições logísticas;
- Encontrar um responsável na escola que coadjuve o professor bibliotecário;
- Congregar parceiros (associações de pais, bibliotecas municipais, autarquias, juntas de freguesia, outras instituições locais…);
- …
O que considerar
De acordo com o espaço disponível e o número de alunos:
- até 24 alunos: 1 estante; 2 pufes; 1 carpete/ tapete; fundo documental: 65/ 70 títulos;
- até 48 alunos: 1 estantes; 2 pufes; 1 carpete/ tapete; fundo documental: 80/ 85 títulos;
- até 72 alunos: 2 estantes; 4 pufes; 1 carpete/ tapete; fundo documental: 100/ 105 títulos;
- até 96 alunos: 2 estantes; 4 pufes; 1 carpete/ tapete; fundo documental: 115/ 120 títulos.
Nota: Estante baixa com cerca de 1,3 metros lineares de prateleira, capacidade até 100 documentos; pufe em material lavável com enchimento de poliestireno ou similar; carpete/ tapete, lavável, em poliéster ou similar, pelo curto, recomendado para mais de 3 anos de idade.
Como gerir
- Definir procedimentos de forma articulada entre o(s) professor(es) bibliotecário(s) e o responsável;
- Reunir e disponibilizar os documentos existentes na escola;
- Utilizar instrumentos de gestão documental normalizados que permitam a localização dos livros em qualquer momento;
- Rodar periodicamente os fundos entre as diferentes escolas do agrupamento;
- …
Como usar
- Proporcionar livre acesso aos livros;
- Rentabilizar os recursos disponíveis no desenvolvimento curricular;
- Incrementar o empréstimo domiciliário;
- …