Pesquisar | Tratar | Produzir | História e Geografia de Portugal | Português | Gamificação | Questionários
Pesquisa de informação sobre a vida, época e obra de Camões e elaboração de um quiz.
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver uma visão global da vida, obra e contextos literário e histórico de Luís de Camões.
  • Desenvolver capacidades de pesquisa, seleção e tratamento de informação.
  • Usar ferramentas digitais para comunicar e criar conteúdo educativo.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo:
    • Visionamento da animação Vidas desenhadas: Luís Vaz de Camões, da LeYa Editora;
    • Partilha das impressões iniciais sobre Camões;
    • Apresentação da atividade a realizar e divisão em grupos de trabalho. Atribuição de um tópico para pesquisa a cada grupo.
Sugestões de temáticas:
- Contexto Histórico: Portugal no Século XVI (panorama histórico de Portugal no século XVI, incluindo os Descobrimentos, a expansão marítima e a importância do império português na época de Camões).
- Vida (nascimento, família, juventude) e Formação de Luís de Camões (em Coimbra), até partir para a Índia.
- Viagens e aventuras na Ásia e África (Ceuta, Goa, Moçambique)
- Obra Principal - Os Lusíadas: assunto, personagens, com foco na importância desta obra para a história e para a literatura portuguesa.
- Outras Obras – peças de teatro, poemas-, destacando a variedade de formas e temas que Camões trabalhou.
-Impacto e legado de Camões na literatura, cultura e identidade portuguesas, incluindo a associação do seu nome à comemoração do Dia de Portugal.
 
  • Em pequeno grupo:
    • Pesquisa guiada, com base no guião adotado na escola ou no exemplo apresentado;
    • Criação de um quiz sobre o tema pesquisado, constituído por 12 a 15 questões.

  • Em grande grupo:
    • Partilha do questionário realizado por cada grupo;
    • Avaliação pelos colegas dos questionários elaborados, a partir da lista de verificação (ver recurso de apoio).

Ação subsequente
Com os quizzes elaborados por cada grupo, pode ser criado um quiz global sobre a vida, obra e época de Camões, que irá integrar os recursos digitais da biblioteca escolar e que poderá ser utilizado para a organização de um campeonato.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Mobiliza conhecimentos sobre o tema em estudo e coloca questões de pesquisa.
2. Seleciona termos de pesquisa para orientar a procura de informação.
4. Realiza pesquisas com base nos termos selecionados e avalia as fontes, tendo em conta a sua relevância, autoria e pertinência.
5. Seleciona a informação que melhor responde às questões colocadas sobre o tema, confrontando fontes.
6. Identifica ideias principais, infere e elabora conclusões acerca da informação selecionada.
8. Estrutura a informação segundo critérios lógicos, cronológicos, hierárquicos ou outros.

Atitudes/ Valores:

1. Manifesta espírito de interrogação.
2. Age de forma metódica e rigorosa.
3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.

 

Articulação curricular possível

 

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard