Ler | Compreender | Comunicar | 1.º Ciclo | Estudo do meio | Educação artística | Cidadania e Desenvolvimento | Escrita | Interculturalidade
Exploração do percurso biográfico e geográfico de Camões através de leituras e pesquisas.
 
 
 
 

Objetivos

  • Explorar livros variados sobre Luís Vaz de Camões.
  • Alargar o conhecimento do mundo, através do percurso biográfico de Camões.
  • Alargar a visão acerca do encontro dos europeus com os diferentes povos e culturas.
  • Desenvolver a expressão oral, o pensamento crítico e a criatividade à luz da interculturalidade.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo:
    • Conversa informal sobre os livros em exposição na sessão (ver recursos): descobrir Camões pela capa dos livros; ativação de algum conhecimento prévio;
    • Apresentação do poeta, destacando excertos de livros.  Partilha de páginas selecionadas, em voz alta, com o contributo dos alunos e dos professores (ver recursos)
    • Visionamento do vídeo Luís de Camões - Tudo o que precisas de saber! (Ver recursos)

  • Individualmente, registo de informações na grelha de recolha a partir de novo visionamento coletivo do vídeo. (ver recurso de apoio)

  • Em grande grupo:
    • Partilha dos dados recolhidos, clarificação de dúvidas;
    • Levantamento dos locais conhecidos da vida de Camões;
    • Observação do planisfério, representado em papel na biblioteca (ver observações) e identificação desses locais nos diferentes continentes, através de pioneses de cores sortidas.

  • Em pequeno grupo:
    • Atribuição de duas imagens a cada grupo (Ver recursos);
    • Análise das imagens atribuídas e sua associação aos locais representados no mapa.
Sugestão de pistas de análise: traços físicos das figuras; cores predominantes; elementos da paisagem; aspetos urbanísticos elementos culturais; …

  • Em grande grupo:
    • Apresentação das imagens à turma e fundamentação da localização proposta pelo porta-voz de cada grupo;
    • Afixação no mapa das imagens que ilustram os locais identificados por um outro elemento de cada grupo;
    • Síntese da atividade.
Sugestão: Evidenciar o encontro com diferentes continentes e países, povos e culturas, miscigenação e interculturalidade; expansão e globalização.

Atividades subsequentes:

Individualmente, cada aluno desenvolve as seguintes atividades:

  • Literacia da Informação - Pesquisa de outros elementos culturais, a associar a um local marcado no mapa. Preenchimento do mapa com outros contributos, em forma de nota breve, recorte ou desenho, após validação do(a) professor(a) da turma.

  • Escrita - Produção de uma página do diário de Camões, num dos momentos da sua vida, numa das partes do mundo.

Mostrar Camões:
Os textos produzidos pelos alunos (“Diário de Camões”) poderão ser expostos na escola, sob a forma de paginário.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões.
6. Cria textos originais em formatos variados.

Atitudes/ Valores:
1. Demonstra curiosidade. 
2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 
3. Participa na troca e debate de ideias. 
4. Manifesta espírito crítico. 
5. Respeita diferentes opiniões

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

Livros a explorar:

  • Alegre, M. (2007). Barbi-Ruivo: O Meu Primeiro Camões. Dom Quixote. pp. 69.  [excerto 5]
  • Franclim, S. (2024). Camões: As aventuras e desventuras de um poeta épico. Booksmile. pp 1-6. [excerto 1]
  • Magalhães, A. M. & Alçada, I. (2024). Luís Vaz de Camões - Um Poeta Genial. Imprensa Nacional – Casa da Moeda. pp. 23-29 e 41 a 43. [excertos 3 e 4]
  • Menéres, M. A. (2016). Camões, o Super-Herói da Língua Portuguesa. Porto Editora. p. 5. [excerto 2]

Vídeo:

Recursos de apoio à pesquisa de informação:

Sugestões de imagens:

Observações

Sugere-se que o planisfério seja representado em grandes dimensões, em papel de cenário, colocado numa das paredes da biblioteca e enriquecido progressivamente ao longo do ano letivo.

Em alternativa, o professor bibliotecário poderá construir um padlet para representar o planisfério e marcar os pontos de interesse da vida/ viagem de Luís de Camões. Colaborativamente, os docentes de cada turma poderão acrescentar as informações /materiais visuais ou ainda ficheiros de vídeo ou áudio que os alunos forem produzindo.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard