Ler | Compreender | Comunicar | 1.º Ciclo | Estudo do meio | Educação artística | Cidadania e Desenvolvimento | Escrita | Interculturalidade
Exploração do percurso biográfico e geográfico de Camões através de leituras e pesquisas.
|
|
Objetivos
- Explorar livros variados sobre Luís Vaz de Camões.
- Alargar o conhecimento do mundo, através do percurso biográfico de Camões.
- Alargar a visão acerca do encontro dos europeus com os diferentes povos e culturas.
- Desenvolver a expressão oral, o pensamento crítico e a criatividade à luz da interculturalidade.
|
|
Desenvolvimento
- Em grande grupo:
- Conversa informal sobre os livros em exposição na sessão (ver recursos): descobrir Camões pela capa dos livros; ativação de algum conhecimento prévio;
- Apresentação do poeta, destacando excertos de livros. Partilha de páginas selecionadas, em voz alta, com o contributo dos alunos e dos professores (ver recursos)
- Visionamento do vídeo Luís de Camões - Tudo o que precisas de saber! (Ver recursos)
- Individualmente, registo de informações na grelha de recolha a partir de novo visionamento coletivo do vídeo. (ver recurso de apoio)
- Em grande grupo:
- Partilha dos dados recolhidos, clarificação de dúvidas;
- Levantamento dos locais conhecidos da vida de Camões;
- Observação do planisfério, representado em papel na biblioteca (ver observações) e identificação desses locais nos diferentes continentes, através de pioneses de cores sortidas.
- Em pequeno grupo:
- Atribuição de duas imagens a cada grupo (Ver recursos);
- Análise das imagens atribuídas e sua associação aos locais representados no mapa.
Sugestão de pistas de análise: traços físicos das figuras; cores predominantes; elementos da paisagem; aspetos urbanísticos elementos culturais; …
- Em grande grupo:
- Apresentação das imagens à turma e fundamentação da localização proposta pelo porta-voz de cada grupo;
- Afixação no mapa das imagens que ilustram os locais identificados por um outro elemento de cada grupo;
- Síntese da atividade.
Sugestão: Evidenciar o encontro com diferentes continentes e países, povos e culturas, miscigenação e interculturalidade; expansão e globalização. Atividades subsequentes: Individualmente, cada aluno desenvolve as seguintes atividades:
- Literacia da Informação - Pesquisa de outros elementos culturais, a associar a um local marcado no mapa. Preenchimento do mapa com outros contributos, em forma de nota breve, recorte ou desenho, após validação do(a) professor(a) da turma.
- Escrita - Produção de uma página do diário de Camões, num dos momentos da sua vida, numa das partes do mundo.
Mostrar Camões: Os textos produzidos pelos alunos (“Diário de Camões”) poderão ser expostos na escola, sob a forma de paginário. |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões. 6. Cria textos originais em formatos variados. Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade. 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 5. Respeita diferentes opiniões |
|
Articulação curricular possível
|
|
Recursos Livros a explorar:
- Alegre, M. (2007). Barbi-Ruivo: O Meu Primeiro Camões. Dom Quixote. pp. 69. [excerto 5]
- Franclim, S. (2024). Camões: As aventuras e desventuras de um poeta épico. Booksmile. pp 1-6. [excerto 1]
- Magalhães, A. M. & Alçada, I. (2024). Luís Vaz de Camões - Um Poeta Genial. Imprensa Nacional – Casa da Moeda. pp. 23-29 e 41 a 43. [excertos 3 e 4]
- Menéres, M. A. (2016). Camões, o Super-Herói da Língua Portuguesa. Porto Editora. p. 5. [excerto 2]
Vídeo:
Recursos de apoio à pesquisa de informação:
Sugestões de imagens:
|
|
Observações Sugere-se que o planisfério seja representado em grandes dimensões, em papel de cenário, colocado numa das paredes da biblioteca e enriquecido progressivamente ao longo do ano letivo. Em alternativa, o professor bibliotecário poderá construir um padlet para representar o planisfério e marcar os pontos de interesse da vida/ viagem de Luís de Camões. Colaborativamente, os docentes de cada turma poderão acrescentar as informações /materiais visuais ou ainda ficheiros de vídeo ou áudio que os alunos forem produzindo. |