Ler | Comprender | Ensino Secundário | Português | Filosofia | Partilha de opiniões
Leitura das reflexões do poeta do canto VIII de Os Lusíadas e transposição das críticas para a atualidade portuguesa.
 
 

Objetivos

  • Compreender a crítica de Camões ao materialismo e corrupção a partir da leitura e interpretação das estâncias 96 a 99 do canto VIII de Os Lusíadas.
  • Relacionar as reflexões do poeta com situações contemporâneas.
  • Refletir sobre situações contemporâneas.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo:
    • Visionamento do vídeo «Os Lusíadas»: Reflexões do Poeta, disponibilizado pela Aula Digital;
    • Leitura em voz alta das estâncias 96 a 99 do canto VIII de Os Lusíadas.

  • Em pequeno grupo:
    • Releitura das estâncias;
    • Sistematização das principais críticas;
    • Resumo dos episódios das figuras históricas/mitológicas mencionadas por Camões (ver recurso de apoio).

  • Em grande grupo:
    • Partilha das leituras efetuadas nos grupos, distinguindo os argumentos e os exemplos apresentados pelo poeta.
    • Visionamento do vídeo «Metal luzente e louro» por António Fonseca.
    • Discussão sobre a atualidade das reflexões do poeta.

  • Em pequeno grupo:
    • Procura de exemplos contemporâneos (a partir de notícias, artigos, casos reais contemporâneos) que ilustram as críticas do poeta ao "metal luzente e louro";
    • Preparação de uma breve apresentação digital,  sobre como esses temas se manifestam hoje, focando-se num caso particular.

  • Em grande grupo:
    • Partilha das apresentações sobre as conexões encontradas entre as reflexões camonianas e o mundo atual.
    • Reflexão final sobre a relevância do pensamento de Camões na sociedade contemporânea. (ver recurso de apoio)

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos, estabelecendo relações intertextuais a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens.
4. Expressa oralmente ideias, usando vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais ricos e complexos.
8. Procura informação para descobrir, criar conhecimento e aprender com autonomia.

Atitudes/ Valores:

3. Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico.
5. Respeita diferentes opiniões.
6. Reconhece o valor da informação.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

  • Leya. (s.d.) «Os Lusíadas»: reflexões do Poeta. Aula Digital Leya. https://shre.ink/gqZd 
  • Leya. (s.d.) «Metal luzente e louro», por António Fonseca. Aula Digital Leya. https://shre.ink/gqZQ 
  • Camões, L. V. de (s.d.). Os Lusíadas (E. P. Pinto, Org.). Porto Editora. (ou outra edição)
  • Assinaturas de revistas e jornais geridas pela biblioteca escolar
  • Argumentos, exemplos e casos contemporâneos (Recurso de apoio)

Recurso adicional:

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard