Ler | Comprender | Ensino Secundário | Português | Filosofia | Partilha de opiniões
Leitura das reflexões do poeta do canto VIII de Os Lusíadas e transposição das críticas para a atualidade portuguesa.
|
|
Objetivos
- Compreender a crítica de Camões ao materialismo e corrupção a partir da leitura e interpretação das estâncias 96 a 99 do canto VIII de Os Lusíadas.
- Relacionar as reflexões do poeta com situações contemporâneas.
- Refletir sobre situações contemporâneas.
|
|
Desenvolvimento
- Em grande grupo:
- Visionamento do vídeo «Os Lusíadas»: Reflexões do Poeta, disponibilizado pela Aula Digital;
- Leitura em voz alta das estâncias 96 a 99 do canto VIII de Os Lusíadas.
- Em pequeno grupo:
- Releitura das estâncias;
- Sistematização das principais críticas;
- Resumo dos episódios das figuras históricas/mitológicas mencionadas por Camões (ver recurso de apoio).
- Em grande grupo:
- Partilha das leituras efetuadas nos grupos, distinguindo os argumentos e os exemplos apresentados pelo poeta.
- Visionamento do vídeo «Metal luzente e louro» por António Fonseca.
- Discussão sobre a atualidade das reflexões do poeta.
- Em pequeno grupo:
- Procura de exemplos contemporâneos (a partir de notícias, artigos, casos reais contemporâneos) que ilustram as críticas do poeta ao "metal luzente e louro";
- Preparação de uma breve apresentação digital, sobre como esses temas se manifestam hoje, focando-se num caso particular.
- Em grande grupo:
- Partilha das apresentações sobre as conexões encontradas entre as reflexões camonianas e o mundo atual.
- Reflexão final sobre a relevância do pensamento de Camões na sociedade contemporânea. (ver recurso de apoio)
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos, estabelecendo relações intertextuais a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens. 4. Expressa oralmente ideias, usando vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais ricos e complexos. 8. Procura informação para descobrir, criar conhecimento e aprender com autonomia. Atitudes/ Valores: 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 5. Respeita diferentes opiniões. 6. Reconhece o valor da informação. |
|
Articulação curricular possível
|
|
Recursos
- Leya. (s.d.) «Os Lusíadas»: reflexões do Poeta. Aula Digital Leya. https://shre.ink/gqZd
- Leya. (s.d.) «Metal luzente e louro», por António Fonseca. Aula Digital Leya. https://shre.ink/gqZQ
- Camões, L. V. de (s.d.). Os Lusíadas (E. P. Pinto, Org.). Porto Editora. (ou outra edição)
- Assinaturas de revistas e jornais geridas pela biblioteca escolar
- Argumentos, exemplos e casos contemporâneos (Recurso de apoio)
Recurso adicional:
|