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Utilização de ferramentas matemáticas para desvendar a complexidade e a beleza da poesia camoniana.
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Objetivos
- Reconhecer a complexidade e beleza da sextina camoniana, utilizando conceitos matemáticos como padrões, sequências e combinações.
- Estabelecer relações entre a literatura e a matemática.
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Desenvolvimento
- Em grande grupo:
- Conversa sobre a vida e obra de Luís de Camões e contextualização da atividade no âmbito das comemorações do V Centenário do seu nascimento.
- Leitura em voz alta da sextina Foge-me, pouco a pouco, a curta vida.
- Exploração da mensagem transmitida e da beleza da linguagem.
- Exploração da estrutura externa.
- Em pequeno grupo, observação da estrutura da sextina (ver recurso de apoio):
- Os seis termos: Identificação dos seis termos que se repetem em cada estrofe e no terceto final.
- A ordem dos termos: observação de como os termos se organizam em cada estrofe, formando um padrão.
- O terceto final: análise de como os termos são combinados no terceto final, criando um efeito de síntese.
- Em grande grupo:
- Compreensão da estrutura da sextina. (ver recurso de apoio)
- Apreciação da matemática da sextina:
- Permutações: conceito de permutação e sua aplicação à ordem dos termos nas estrofes;
- Combinações: constatação de como as combinações dos termos no terceto final criam um efeito de resolução.
- Sequências: identificação de possíveis sequências numéricas ou padrões na organização dos termos.
- Proposta de elaboração de uma sextina coletiva:
- Seleção de 6 palavras-chave;
- Criação de um padrão (uma regra).
- Em pequeno grupo, elaboração de uma estrofe por grupo, de acordo com o padrão criado. Cada grupo deverá seguir a sequência atribuída.
- Em grande grupo:
- Partilha das estrofes elaboradas pelos alunos.
- Organização dessas estrofes de acordo com o padrão definido.
- Elaboração conjunta do terceto final.
Ações subsequentes Pesquisa de outros poetas que utilizaram a forma da sextina e comparar essas obras com a de Camões (Petrarca, Sá de Miranda,...). |
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Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos 6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos. Atitudes/ Valores: 3. Participa na troca e debate de ideias. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. |
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Articulação curricular possível 6.º ano
TEMAS: CAPACIDADES MATEMÁTICAS e ÁLGEBRA Tópicos: Pensamento computacional e Regularidades em sequências Subtópicos: Reconhecimento de padrões e Leis de formação |
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Recursos
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Observações
- Sugere-se esta atividade para o 6.º ano de escolaridade por os conteúdos da área da Matemática abordados se incluírem nas aprendizagens essenciais previstas para esse ano de escolaridade, no entanto, considera-se que a mesma poderá ser adapatada a outros níveis de ensino.
- Esta atividade foi elaborada colaborativamente entre a Rede de Bibliotecas Escolares e o professor de Matemática João Vieira do Agrupamento de Escolas Silves Sul.
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