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Utilização de ferramentas matemáticas para desvendar a complexidade e a beleza da poesia camoniana.
 
 
 
 

Objetivos

  • Reconhecer a complexidade e beleza da sextina camoniana, utilizando conceitos matemáticos como padrões, sequências e combinações.
  • Estabelecer relações entre a literatura e a matemática.

 

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo:
    • Conversa sobre a vida e obra de Luís de Camões e contextualização da atividade no âmbito das comemorações do V Centenário do seu nascimento.
    • Leitura em voz alta da sextina Foge-me, pouco a pouco, a curta vida.
    • Exploração da mensagem transmitida e da beleza da linguagem. 
    • Exploração da estrutura externa.

  • Em pequeno grupo, observação da estrutura da sextina (ver recurso de apoio):
    • Os seis termos: Identificação dos seis termos que se repetem em cada estrofe e no terceto final.
    • A ordem dos termos: observação de como os termos se organizam em cada estrofe, formando um padrão.
    • O terceto final: análise de como os termos são combinados no terceto final, criando um efeito de síntese.

  • Em grande grupo:
    • Compreensão da estrutura da sextina. (ver recurso de apoio)

    • Apreciação da matemática da sextina:
      • Permutações: conceito de permutação e sua aplicação à ordem dos termos nas estrofes;
      • Combinações: constatação de como as combinações dos termos no terceto final criam um efeito de resolução.
      • Sequências: identificação de possíveis sequências numéricas ou padrões na organização dos termos.

    • Proposta de elaboração de uma sextina coletiva:
      • Seleção de 6 palavras-chave;
      • Criação de um padrão (uma regra).

  • Em pequeno grupo, elaboração de uma estrofe por grupo, de acordo com o padrão criado. Cada grupo deverá seguir a sequência atribuída.

  • Em grande grupo:
    • Partilha das estrofes elaboradas pelos alunos.
    • Organização dessas estrofes de acordo com o padrão definido.
    • Elaboração conjunta do terceto final.

Ações subsequentes
Pesquisa de outros poetas que utilizaram a forma da sextina e comparar essas obras com a de Camões (Petrarca, Sá de Miranda,...).

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos
6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos.

Atitudes/ Valores:

3. Participa na troca e debate de ideias.
7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

6.º ano

TEMAS: CAPACIDADES MATEMÁTICAS e ÁLGEBRA
Tópicos: Pensamento computacional e Regularidades em sequências
Subtópicos: Reconhecimento de padrões e Leis de formação

 

Recursos

Observações

  1. Sugere-se esta atividade para o 6.º ano de escolaridade por os conteúdos da área da Matemática abordados se incluírem nas aprendizagens essenciais previstas para esse ano de escolaridade, no entanto, considera-se que a mesma poderá ser adapatada a outros níveis de ensino.

  2. Esta atividade foi elaborada colaborativamente entre a Rede de Bibliotecas Escolares e o professor de Matemática João Vieira do Agrupamento de Escolas Silves Sul.
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