Leitura | Compreender | Comunicar | 1.º CEB | Português | Escrita
Criação de páginas do diário de Camões, com base em informações recolhidas sobre a vida do Poeta e as viagens que realizou.
 
 

 

Objetivos

  • Aprofundar o conhecimento sobre Luís Vaz de Camões.
  • Desenvolver as competências de escrita criativa, com enfoque no género diarístico.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo, visionamento do vídeo Luís de Camões - Tudo o que precisas de saber!

  • Em pequeno grupo:
    • Pesquisa dos locais por onde Camões passou, a partir do livro Camões: As aventuras e desventuras de um poeta épico;
    • Sinalização desses locais num planisfério em folha A4 para colorir (Lisboa | Coimbra | Ceuta | Índia | Malaca | Macau | Ilha de Moçambique).

  • Em grande grupo:
    • Visualização do mural digital Os passos do Poeta, com os locais assinalados corretamente no mapa;
    • Reflexão sobre o percurso deambulante do Poeta, com destaque para a sua importância na literatura portuguesa e o assunto da sua epopeia;
    • Exploração de uma mala de viagem com objetos, alimentos, pedaços de poemas… que se apresenta como ponto de partida para a reconstituição dos dias de Camões.

  • Individualmente, com a mala aberta, os objetos expostos e o mapa projetado, cada aluno escreve uma página do diário de Camões, numa data e local à sua escolha. 

Atividades subsequentes:
Corrigidos os textos, registo digital das páginas de diário elaboradas, por cada aluno, num documento partilhado, para construção de um diário digital coletivo, ordenado cronologicamente, segundo os locais escolhidos. 

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …). 
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais diversificados. 
6. Cria textos originais em formatos variados.
8. Procura informação para responder a situações do dia-a-dia e saber mais sobre temas do seu interesse.

Atitudes/ Valores:

3. Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico.
7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.
8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita.

 

Articulação curricular possível


 

Recursos

  • Franclim, S. (2024). Camões: As aventuras e desventuras de um poeta épico. Booksmile. pp 1-6.
  • 3Vialities (2017). Luís de Camões - Tudo o que precisas de saber! 3Vialities. https://www.youtube.com/watch?v=2y4UBmDy1jM
  • Ferramenta de escrita colaborativa
  • Ferramenta para elaboração de murais digitais (sugestão: Padlet)
  • Mural digital: Os passos do Poeta (a construir pelo docente)

Observações

Esta atividade poderá envolver várias turmas, procurando-se abranger os diferentes locais e períodos relacionados com as vivências do poeta.
Para publicação online do Diário de Camões, recomenda-se o respeito pelos procedimentos técnicos obrigatórios divulgados em Publicar em suporte digital

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard