Informação | Pesquisar | Tratar | Produzir | 3.º CEB | Direitos de autor | Frisos cronológicos | Murais digitais
Criação de frisos cronológicos e/ou murais que reconstituam a vida e obra de Luís Vaz de Camões.
 
 
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver competências de pesquisa e análise crítica de informação recolhida em fontes variadas sobre a vida e obra de Luís Vaz de Camões.
  • Incrementar a capacidade de organização e síntese de informação relevante e fidedigna.
  • Respeitar os direitos de autor e conexos.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo:
    • Apresentação dos objetivos da aula: 
      • conhecimento da época, vida e obra de  Camões através de atividades de pesquisa e análise da informação; 
      • partilha do trabalho de pesquisa por meio de um friso cronológico ou de um mural;
    • Explicitação da metodologia de trabalho e de pesquisa bem como dos recursos a serem usados (VER RECURSOS).;
    • Constituição de grupos de trabalho.

  • Em pequeno grupo:
    • Pesquisa e tratamento da informação com recurso aos guiões indicados;
    • Seleção da ferramenta e organização dos conteúdos a incluir no friso cronológico ou mural (dados biográficos, contexto histórico e cultural, viagens e experiências, obras, …);
    • Criação do friso cronológico ou do mural.

  • Em grande grupo apresentação dos trabalhos realizados.

  • Atividade subsequente: Partilha dos trabalhos num mural de turma.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Define uma metodologia de pesquisa, selecionando ferramentas e alargando o leque das fontes de informação (impressas ou digitais) a que acede.
4. Realiza pesquisas avançadas com operadores booleanos e refina-as progressivamente, tendo em conta a autoria, rigor, objetividade e qualidade científica das fontes.?
5. Seleciona a informação, reconhecendo a diferença entre fontes de informação primárias e secundárias.
6. Extrai sentido da informação selecionada, formulando hipóteses de interpretação com base em raciocínios indutivos e dedutivos.
8. Combina dados de diferentes fontes, organiza, categoriza e estrutura a informação recolhida.

Atitudes/ Valores:

1. Manifesta espírito de interrogação.
2. Age de forma metódica e rigorosa.
3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.
4. Respeita os direitos de autor e conexos.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

  • Alegre, M. (2007). Barbi-Ruivo: O Meu Primeiro Camões. Dom Quixote.
  • Canoa, J. C. (2015, 11 de junho). Breve biografia de Camões. Luís de Camões: Diretório de Camonística. https://www.luisdecamoes.pt/2017/08/breve-biografia-de-camoes-por-jose.html
  • Cunha, S. S.( 5 de junho 2024). Camões: A história, os mitos e o enigma. In revista Visão, n.º 1631.
  • Marques, V.  (29 de maio 2024). A vida misteriosa do poeta Luís Vaz de Camões. In revista Sábado, n.º 1048. pp.34-44.
  • Porto Editora. (s.d.) Luís de Camões. Infopédia. Porto Editora. https://www.infopedia.pt/$luis-de-camoes 

Outros recursos:

Observações

Esta proposta dá sequência à atividade Camões: o que (não) sabemos?

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard