Leitura | Ler | Compreender| 1.º Ciclo | Português | Estudo do meio | Camões
 
Leitura e exploração de um excerto sobre Camões e reflexão sobre o autor e o seu contexto histórico-cultural.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender um excerto sobre Camões, refletindo sobre o autor e contexto histórico e cultural.
  • Refletir criticamente sobre conhecimentos prévios, apontando áreas para exploração futura da vida e obra de Camões.
  • Desenvolver a capacidade de interpretação visual e de leitura de imagens.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo:
    • Resposta à questão O que sabem sobre Camões?
    • Registo das respostas dos alunos sobre o que já ouviram ou aprenderam acerca de Luís Vaz de Camões.
    • Exploração da capa da obra Os Lusíadas para gente nova, inferindo aspetos sugeridos acerca da vida e obra de Camões, a partir da representação de José de Guimarães. (Ver recurso de apoio)
    • Apresentação da obra de Vasco Graça Moura e motivação para a sua leitura integral, explicitando os objetivos do autor expostos no texto que antecede a obra.

  • Individualmente, leitura silenciosa do capítulo inicial "Sabemos muito pouco sobre Camões".

  • Em pequeno grupo, reflexão guiada sobre a vida e obra de Camões - aspetos conhecidos e ainda por esclarecer. (Ver recurso de apoio: Vida e obra de Camões).

  • Em grande grupo:
    • Levantamento das áreas de interesse e das curiosidades reveladas pelos alunos a partir da tabela.
    • Esclarecimento de algumas questões, sugestão de fontes/ estratégias para que os alunos possam aprofundar os seus conhecimentos, encorajando-os a continuarem a explorar a vida e obra de Camões fora da aula com recurso à biblioteca.

  • Divulgação de recursos da biblioteca que poderão ser utilizados para conhecer mais sobre Camões.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de diferentes géneros, progressivamente mais extensas e complexas.
3. Constrói sentidos, estabelecendo relações intertextuais a partir de leituras 
em diferentes formatos e linguagens.
4. Expressa oralmente ideias, usando vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais ricos e complexos.
8. Procura informação para resolver problemas do dia a dia, ampliar conhecimentos e tomar decisões.
9. Utiliza, autonomamente e com segurança, as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar e comunicar, em situações do dia a dia e de aprendizagem.

Atitudes/ Valores

2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 
3. Participa na troca e debate de ideias. 
4. Manifesta espírito crítico.
6. Reconhece o valor da informação.

 

Articulação curricular possível

  • 1.º Ciclo:
    • Português
    • Estudo do meio
    • Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Atividade com continuidade - Camões em Perspetiva: Uma Viagem no Tempo

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard