|
Desenvolvimento
- Em grande grupo:
- Resposta à questão O que sabem sobre Camões?
- Registo das respostas dos alunos sobre o que já ouviram ou aprenderam acerca de Luís Vaz de Camões.
- Exploração da capa da obra Os Lusíadas para gente nova, inferindo aspetos sugeridos acerca da vida e obra de Camões, a partir da representação de José de Guimarães. (Ver recurso de apoio)
- Apresentação da obra de Vasco Graça Moura e motivação para a sua leitura integral, explicitando os objetivos do autor expostos no texto que antecede a obra.
- Individualmente, leitura silenciosa do capítulo inicial "Sabemos muito pouco sobre Camões".
- Em pequeno grupo, reflexão guiada sobre a vida e obra de Camões - aspetos conhecidos e ainda por esclarecer. (Ver recurso de apoio: Vida e obra de Camões).
- Em grande grupo:
- Levantamento das áreas de interesse e das curiosidades reveladas pelos alunos a partir da tabela.
- Esclarecimento de algumas questões, sugestão de fontes/ estratégias para que os alunos possam aprofundar os seus conhecimentos, encorajando-os a continuarem a explorar a vida e obra de Camões fora da aula com recurso à biblioteca.
- Divulgação de recursos da biblioteca que poderão ser utilizados para conhecer mais sobre Camões.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de diferentes géneros, progressivamente mais extensas e complexas. 3. Constrói sentidos, estabelecendo relações intertextuais a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens. 4. Expressa oralmente ideias, usando vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais ricos e complexos. 8. Procura informação para resolver problemas do dia a dia, ampliar conhecimentos e tomar decisões. 9. Utiliza, autonomamente e com segurança, as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar e comunicar, em situações do dia a dia e de aprendizagem. Atitudes/ Valores 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 6. Reconhece o valor da informação. |