Media | Refletir | Educação Pré-Escolar | Consumo de media | Emojis
Exploração de informação sobre Camões veiculada por diferentes media e elaboração de produtos mediáticos para dar a conhecer aspetos da vida e da obra do poeta.
 
 
 
 

Objetivos

  • Procurar, identificar e selecionar nos media informações interessantes sobre Camões;
  • Refletir sobre a forma como os media abordam a vida e obra do poeta;
  • Criar produtos mediáticos para divulgar, de forma apelativa, os conhecimentos adquiridos. 

 

Desenvolvimento

  • A biblioteca escolar organiza previamente, na sua plataforma de curadoria/ agregação de sites, artigos de jornais e revistas que assina, programas televisivos e podcasts sobre a vida e obra do poeta.

  • Em pequeno grupo, os alunos:
    • Selecionam qual dos recursos disponibilizados pretendem explorar;
    • Leem, visionam ou ouvem o conteúdo em causa;
    • Preenchem uma tabela com duas colunas: Informação que já conhecíamos | Informação nova;

  • Em grande grupo, os alunos:
    • Partilham com os restantes grupos o que aprenderam.
    • Debatem:
      • A importância de se assinalarem certas datas (20 anos, 25 anos, 50 anos; … centenário…)
      • Como os media se associam às comemorações dos 500 anos de Camões:
        • A quem se destinam os produtos mediáticos que consultaram?
        • Os media prestam um bom serviço na divulgação de Camões e da sua obra?
        • Fazem-no da forma mais eficaz?
        • Se não, que sugestões dariam?
    • Tendo em conta que vão criar produtos mediáticos sobre aspetos que gostariam de dar a conhecer da vida e obra de Camões, refletem e trocam ideias sobre:
      • os destinatários dos seus produtos (colegas da escola de vários níveis etários; professores e assistentes; pais e familiares, comunidade local, outros);
      • as vantagens e desvantagens de criarem um produto que sirva para todos ou um específico para cada público-alvo que querem atingir;
      • a importância de simplificar a informação, mantendo sempre o rigor;
      • os tipos de produtos mediáticos que poderão criar (vídeos, podcasts, exposições virtuais, emissões diretas no Instagram ou no TikTok, …), recorrendo ou não a códigos QR para a sua divulgação;
      • a forma como irão fazer a divulgação;
      • a designação a dar à sua iniciativa de divulgação dos aspetos que querem dar a conhecer sobre a vida e obra de Camões.

  • Em pequeno grupo, os alunos:
    • Verificam se dominam os aspetos técnicos da ferramenta que vão utilizar para a criação do seu produto mediático;
    • Escrevem textos e guiões;
    • Discutem os seus planos com os professores;
    • Realizam e apresentam os seus produtos à turma;

  • Os alunos concretizam a campanha. 

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...).
4. Escolhe criteriosa e autonomamente uma variedade de software educativo/ apps e videojogos, incorporando-os na sua aprendizagem e formação geral.
5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media. 
3. Revela criatividade no uso dos media.
6. Manifesta sentido estético na apreciação de conteúdos mediáticos.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

Português
Cidadania e desenvolvimento

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard