Media | Refletir | Educação Pré-Escolar | Consumo de media | Emojis
Exploração de informação sobre Camões veiculada por diferentes media e elaboração de produtos mediáticos para dar a conhecer aspetos da vida e da obra do poeta.
|
|
Objetivos
- Procurar, identificar e selecionar nos media informações interessantes sobre Camões;
- Refletir sobre a forma como os media abordam a vida e obra do poeta;
- Criar produtos mediáticos para divulgar, de forma apelativa, os conhecimentos adquiridos.
|
|
Desenvolvimento
- A biblioteca escolar organiza previamente, na sua plataforma de curadoria/ agregação de sites, artigos de jornais e revistas que assina, programas televisivos e podcasts sobre a vida e obra do poeta.
- Em pequeno grupo, os alunos:
- Selecionam qual dos recursos disponibilizados pretendem explorar;
- Leem, visionam ou ouvem o conteúdo em causa;
- Preenchem uma tabela com duas colunas: Informação que já conhecíamos | Informação nova;
- Em grande grupo, os alunos:
- Partilham com os restantes grupos o que aprenderam.
- Debatem:
- A importância de se assinalarem certas datas (20 anos, 25 anos, 50 anos; … centenário…)
- Como os media se associam às comemorações dos 500 anos de Camões:
- A quem se destinam os produtos mediáticos que consultaram?
- Os media prestam um bom serviço na divulgação de Camões e da sua obra?
- Fazem-no da forma mais eficaz?
- Se não, que sugestões dariam?
- …
- Tendo em conta que vão criar produtos mediáticos sobre aspetos que gostariam de dar a conhecer da vida e obra de Camões, refletem e trocam ideias sobre:
- os destinatários dos seus produtos (colegas da escola de vários níveis etários; professores e assistentes; pais e familiares, comunidade local, outros);
- as vantagens e desvantagens de criarem um produto que sirva para todos ou um específico para cada público-alvo que querem atingir;
- a importância de simplificar a informação, mantendo sempre o rigor;
- os tipos de produtos mediáticos que poderão criar (vídeos, podcasts, exposições virtuais, emissões diretas no Instagram ou no TikTok, …), recorrendo ou não a códigos QR para a sua divulgação;
- a forma como irão fazer a divulgação;
- a designação a dar à sua iniciativa de divulgação dos aspetos que querem dar a conhecer sobre a vida e obra de Camões.
- Em pequeno grupo, os alunos:
- Verificam se dominam os aspetos técnicos da ferramenta que vão utilizar para a criação do seu produto mediático;
- Escrevem textos e guiões;
- Discutem os seus planos com os professores;
- Realizam e apresentam os seus produtos à turma;
- Os alunos concretizam a campanha.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...). 4. Escolhe criteriosa e autonomamente uma variedade de software educativo/ apps e videojogos, incorporando-os na sua aprendizagem e formação geral. 5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência. Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 3. Revela criatividade no uso dos media. 6. Manifesta sentido estético na apreciação de conteúdos mediáticos. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |
|
Articulação curricular possível Português Cidadania e desenvolvimento |
|
Recursos
|