Ler | Compreender | Comunicar | 2.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Educação Visual | Português | Escrita | Literatura | Poesia
Elaboração de cartas de amor inspiradas na poesia camoniana.
|
|
Objetivos
- Familiarizar-se com a obra de Camões.
- Refletir sobre diferentes formas de expressar sentimentos e emoções.
- Desenvolver a criatividade e a expressão escrita.
|
|
Desenvolvimento
- À entrada da biblioteca, cada aluno tira de um saco uma definição retirada da obra O que é o amor? de José Jorge Letria.
- Em grande grupo:
- Leitura em voz alta das passagens da obra enfatizando os sentimentos ali expressos;
- Apresentação de Luís de Camões como um "poeta apaixonado" que escreveu muitos poemas sobre o amor;
- Leitura em grupo do poema Amor é fogo que arde sem se ver e breve abordagem do que é o amor para o sujeito poético;
- Comparação com as definições que os alunos leram previamente.
- Em pequeno grupo:
- Releitura do poema Amor é fogo que arde sem se ver, exploração do vocabulário e clarificação do significado dos versos;
- Sistematização numa ou duas frases do(s) sentimento(s) principais expresso(s) no poema e seleção de algumas das passagens mais elucidativas.
- Em grande grupo:
- Partilha das frases escritas e das passagens selecionadas pelos vários grupos;
- Introdução da ideia de que o amor pode ser representado de diferentes formas (através de palavras, obras de arte, músicas, gestos,…);
- Comparação da forma como as pessoas expressavam o amor na época de Camões com a forma como o fazem hoje (cartas, poemas, mensagens);
- Apresentação/ introdução do desafio de escrita de cartas de amor;
- Explicação da estrutura e das características que diferenciam a carta formal da carta informal.
- Individualmente, elaboração de uma carta de amor.
Nota: esta deverá seguir a estrutura básica de uma carta, mas com a liberdade de utilizar a linguagem poética e os recursos expressivos presentes no poema trabalhado, ou outros criados pelos alunos).
- Em grande grupo, partilha das cartas elaboradas.
- Organização de uma exposição com as cartas de amor produzidas pelos alunos.
Ações subsequentes
- Ilustração das cartas na aula de EVT.
- Produção de um vídeo com a leitura expressiva das cartas e do poema.
- Criação de SMS inspirados na poesia de Camões, explorando a linguagem concisa e expressiva das mensagens de texto.
Sugestão: destaque para a forma como os sentimentos podem ser transmitidos de forma concisa e impactante em ambos os casos; identificar os versos dos poemas, que poderiam ser facilmente adaptados para um SMS; utilizar emojis para expressar emoções e abreviaturas comuns, mas mantendo a essência do texto original. |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos 6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos. Atitudes/ Valores: 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. |
|
Articulação curricular possível
|
|
Recursos
|
|
Observações Tendo sempre em conta as características da turma, esta atividade também pode ser realizada no 3° ciclo. |