Ler | Compreender | Comunicar | 2.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Educação Visual | Português | Escrita | Literatura | Poesia
Elaboração de cartas de amor inspiradas na poesia camoniana.
 
 
 

Objetivos

  • Familiarizar-se com a obra de Camões.
  • Refletir sobre diferentes formas de expressar sentimentos e emoções.
  • Desenvolver a criatividade e a expressão escrita.

 

Desenvolvimento

  • À entrada da biblioteca, cada aluno tira de um saco uma definição retirada da obra O que é o amor? de José Jorge Letria.

  • Em grande grupo:
    • Leitura em voz alta das passagens da obra enfatizando os sentimentos ali expressos;
    • Apresentação de Luís de Camões como um "poeta apaixonado" que escreveu muitos poemas sobre o amor;
    • Leitura em grupo do poema Amor é fogo que arde sem se ver e breve abordagem do que é o amor para o sujeito poético;
    • Comparação com as definições que os alunos leram previamente.

  • Em pequeno grupo:
    • Releitura do poema Amor é fogo que arde sem se ver, exploração do vocabulário e clarificação do significado dos versos;
    • Sistematização numa ou duas frases do(s) sentimento(s) principais expresso(s) no poema e seleção de algumas das passagens mais elucidativas.

  • Em grande grupo:
    • Partilha das frases escritas e das passagens selecionadas pelos vários grupos;
    • Introdução da ideia de que o amor pode ser representado de diferentes formas (através de palavras, obras de arte, músicas, gestos,…);
    • Comparação da forma como as pessoas expressavam o amor na época de Camões com a forma como o fazem hoje (cartas, poemas, mensagens);
    • Apresentação/ introdução do desafio de escrita de cartas de amor;
    • Explicação da estrutura e das características que diferenciam a carta formal da carta informal.

  • Individualmente, elaboração de uma carta de amor.
     
Nota: esta deverá seguir a estrutura básica de uma carta, mas com a liberdade de utilizar a linguagem poética e os recursos expressivos presentes no poema trabalhado, ou outros criados pelos alunos).

  • Em grande grupo, partilha das cartas elaboradas.

  • Organização de uma exposição com as cartas de amor produzidas pelos alunos.

Ações subsequentes

  • Ilustração das cartas na aula de EVT.
  • Produção de um vídeo com a leitura expressiva das cartas e do poema.
  • Criação de SMS inspirados na poesia de Camões, explorando a linguagem concisa e expressiva das mensagens de texto.
     
Sugestão: destaque para a forma como os sentimentos podem ser transmitidos de forma concisa e impactante em ambos os casos; identificar os versos dos poemas, que poderiam ser facilmente adaptados para um SMS; utilizar emojis para expressar emoções e abreviaturas comuns, mas mantendo a essência do texto original.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos
6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos.

Atitudes/ Valores:

7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

Observações

Tendo sempre em conta as características da turma, esta atividade também pode ser realizada no 3° ciclo.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard