Leitura | Compreender | Comunicar | 3.º Ciclo | Português | Educação Visual | Partilha de opiniões
Exploração do engenho de Camões a partir da estrutura externa d’ Os Lusíadas e do Banquete de trovas.
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Objetivos
- Descobrir o engenho e arte de Luís de Camões a partir da estrutura externa d' Os Lusíadas.
- Comprovar o engenho e arte de Luís de Camões com base num episódio biográfico: o banquete literário de Goa.
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Desenvolvimento
- Em grande grupo:
- Apresentação dos objetivos da aula;
- Distribuição de um exemplar de Os Lusíadas a cada grupo e apresentação da tarefa.
- Em pequeno grupo, a partir das 3 primeiras estrofes de cada canto, os alunos irão verificar a estrofe, a rima e o metro, de modo a que se apercebam da regularidade da estrutura externa.
Nota: estrofes sempre com 8 versos (oitavas); versos sempre com 10 sílabas métricas (decassílabos); esquema de rima regular das oitavas (ABABABCC), com rima cruzada nos 6 primeiros versos e emparelhada nos 2 últimos.
- Em grande grupo, partilha das conclusões e discussão com a turma a partir de questões orientadoras:
- Que ilações podemos retirar da regularidade verificada?
(Engenho e arte do autor, o seu domínio técnico)
- Porque teria Camões seguido uma estrutura tão regular?
(Breve referência ao Classicismo e à capacidade de Camões ser criativo e expressivo dentro de uma estrutura rígida)
- Que desafios essa estrutura apresentaria ao escrever uma obra tão extensa?
(Trabalho sobre a língua e grande criatividade para compor uma obra tão longa respeitando uma estrutura tão exigente).
- Em pequeno grupo, leitura das pp. 50 a 57 da obra Camões, o super-herói da Língua Portuguesa, de Maria Alberta Menéres, relativas ao “Banquete de trovas”, de modo a refletirem sobre um conjunto de tópicos orientadores: particularidade do banquete, convidados e ementa.
- Em grande grupo:
- Partilha guiada das reflexões (ver recurso de apoio);
- Reconstituição oral do “Banquete de Trovas”, comprovando o humor e engenho de Camões.
- Leitura do texto intitulado “O Barbi-Ruivo”, p. 68 da obra Barbi-Ruivo. O Meu Primeiro Camões, de Manuel Alegre.
- Apreciação crítica do retrato de Camões apresentado por Manuel Alegre e confirmação dos traços apresentados com base no retrato de Fernando Gomes.
Ações subsequentes:
- Ler de forma autónoma as obras abordadas na aula.
- Retratar Camões na aula de Educação Visual. Considerar retratos, como os sugeridos em recursos.
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Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades 3. Constrói sentidos, estabelecendo relações intertextuais a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens. 4. Expressa oralmente ideias, usando vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais ricos e complexos. Atitudes/ Valores 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. |
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Articulação curricular possível 3.º Ciclo
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- Português
- Educação Visual
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Recursos
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Observações |