Leitura | Compreender | Comunicar | 3.º Ciclo | Português | Educação Visual | Partilha de opiniões
Exploração do engenho de Camões a partir da estrutura externa d’ Os Lusíadas e do Banquete de trovas.
 
 
 
 

Objetivos

  • Descobrir o engenho e arte de Luís de Camões a partir da estrutura externa d' Os Lusíadas
  • Comprovar o engenho e arte de Luís de Camões com base num episódio biográfico: o banquete literário de Goa.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo:
    • Apresentação dos objetivos da aula;
    • Distribuição de um exemplar de Os Lusíadas a cada grupo e apresentação da tarefa.

  • Em pequeno grupo, a partir das 3 primeiras estrofes de cada canto, os alunos irão verificar a estrofe, a rima e o metro, de modo a que se apercebam da regularidade da estrutura externa.
Nota: estrofes sempre com 8 versos (oitavas); versos sempre com 10 sílabas métricas (decassílabos); esquema de rima regular das oitavas (ABABABCC), com rima cruzada nos 6 primeiros versos e emparelhada nos 2 últimos.

  • Em grande grupo, partilha das conclusões e discussão com a turma a partir de questões orientadoras:

    • Que ilações podemos retirar da regularidade verificada?
           (Engenho e arte do autor, o seu domínio técnico)

    • Porque teria Camões seguido uma estrutura tão regular?
           (Breve referência ao Classicismo e à capacidade de Camões ser criativo e expressivo dentro de uma estrutura rígida)

    • Que desafios essa estrutura apresentaria ao escrever uma obra tão extensa?
           (Trabalho sobre a língua e grande criatividade para compor uma obra tão longa respeitando uma estrutura tão exigente).

  • Em pequeno grupo, leitura das pp. 50 a 57 da obra Camões, o super-herói da Língua Portuguesa, de Maria Alberta Menéres, relativas ao “Banquete de trovas”, de modo a refletirem sobre um conjunto de tópicos orientadores: particularidade do banquete, convidados e ementa.

  • Em grande grupo:
    • Partilha guiada das reflexões (ver recurso de apoio);
    • Reconstituição oral do “Banquete de Trovas”, comprovando o humor e engenho de Camões.

  • Leitura do texto intitulado “O Barbi-Ruivo”, p. 68 da obra Barbi-Ruivo. O Meu Primeiro Camões, de Manuel Alegre.

  • Apreciação crítica do retrato de Camões apresentado por Manuel Alegre e confirmação dos traços apresentados com base no retrato de Fernando Gomes.

Ações subsequentes:

  • Ler de forma autónoma as obras abordadas na aula.
  • Retratar Camões na aula de Educação Visual. Considerar retratos, como os sugeridos em recursos.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades

3. Constrói sentidos, estabelecendo relações intertextuais a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens.
4. Expressa oralmente ideias, usando vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais ricos e complexos.

Atitudes/ Valores

2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 
3. Participa na troca e debate de ideias. 
4. Manifesta espírito crítico.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo

      • Português
      • Educação Visual

 

Recursos

Observações

 

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