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Abordagem do conceito de desinformação, a partir de aspetos da vida e obra de Camões.
 
 
 
 

Objetivos

  • Dominar o conceito de desinformação.
  • Desenvolver o pensamento crítico.
  • Alargar o conhecimento sobre vida e obra de Camões.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo, contextualização da comemoração do V Centenário do nascimento do poeta e a atualidade do tema.

  • Em pequeno grupo, realização de uma pesquisa sobre a vida, obra e época de Camões.

  • Em grande grupo:
    • Partilha dos dados recolhidos;
    • Leitura de excertos de versõs adaptadas de Os Lusíadas que misturam factos históricos e elementos ficcionais.
Exemplos possíveis:
- O Adamastor (facto histórico: a viagem marítima dos portugueses à Índia repleta de perigos e incertezas, como tempestades e monstros marinhos/ elemento ficcional: o Adamastor, um gigante que surge no Cabo das Tormentas, personifica os perigos e obstáculos que os navegadores enfrentaram e adiciona um toque épico à narrativa);
- Ilha dos Amores (facto histórico: a viagem marítima era longa e árdua, e os marinheiros enfrentavam a saudade das suas terras e dos seus amores/ elemento ficcional: a Ilha dos Amores, onde os marinheiros encontraram ninfas que os tentaram seduzir, representando os prazeres e as tentações que poderiam desviar os navegadores de seus objetivos);
- O consílio dos Deuses no Olimpo (facto histórico: as batalhas marítimas eram frequentes nas grandes navegações, e os portugueses enfrentaram muitos inimigos nessas viagens/ elemento ficcional: a reunião entre os deuses no Olimpo, que interfere no desenrolar da história)
    • Debate sobre a importância de diferenciar facto de ficção;
    • Apresentação do conceito de desinformação e das suas consequências;
    • Discussão sobre as técnicas utilizadas para criar desinformação e como identificá-las (ver recursos de apoio);
    • Análise de exemplos de notícias falsas e dos seus elementos. (ver recurso de apoio).

  • Em pequeno grupo:
    • Seleção de um aspeto da vida de Camões ou de um dos episódios de Os Lusíadas abordados, para criar uma notícia falsa;
    • Utilização das técnicas aprendidas para tornar a notícia mais convincente (títulos sensacionalistas, generalizações, citações falsas...);
    • Criação de uma imagem que acompanhe a notícia.

  • Em grande grupo
  • Apresentação da notícia falsa de cada grupo à turma.
  • Análise de cada notícia para identificar:
      • os elementos que tornam falsa a notícia;
      • as técnicas utilizadas para manipular a informação;
      • o impacto que essa notícia poderia ter se fosse divulgada.

  • Em pequeno grupo, elaboração de uma infografia sobre identificação de desinformação.

Ação subsequente
Convite a um jornalista para falar sobre a importância da verificação dos factos.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos (factos, opiniões, tendências, …).
5. Usa os media e ambientes online para produzir mensagens, interagir e comunicar com uma intencionalidade definida.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

Observações

A atividade pode ser adaptada a diferentes níveis de ensino, ajustando-se a complexidade das informações e das tarefas.

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