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Abordagem do conceito de desinformação, a partir de aspetos da vida e obra de Camões.
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Objetivos
- Dominar o conceito de desinformação.
- Desenvolver o pensamento crítico.
- Alargar o conhecimento sobre vida e obra de Camões.
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Desenvolvimento
- Em grande grupo, contextualização da comemoração do V Centenário do nascimento do poeta e a atualidade do tema.
- Em pequeno grupo, realização de uma pesquisa sobre a vida, obra e época de Camões.
- Em grande grupo:
- Partilha dos dados recolhidos;
- Leitura de excertos de versõs adaptadas de Os Lusíadas que misturam factos históricos e elementos ficcionais.
Exemplos possíveis: - O Adamastor (facto histórico: a viagem marítima dos portugueses à Índia repleta de perigos e incertezas, como tempestades e monstros marinhos/ elemento ficcional: o Adamastor, um gigante que surge no Cabo das Tormentas, personifica os perigos e obstáculos que os navegadores enfrentaram e adiciona um toque épico à narrativa); - Ilha dos Amores (facto histórico: a viagem marítima era longa e árdua, e os marinheiros enfrentavam a saudade das suas terras e dos seus amores/ elemento ficcional: a Ilha dos Amores, onde os marinheiros encontraram ninfas que os tentaram seduzir, representando os prazeres e as tentações que poderiam desviar os navegadores de seus objetivos); - O consílio dos Deuses no Olimpo (facto histórico: as batalhas marítimas eram frequentes nas grandes navegações, e os portugueses enfrentaram muitos inimigos nessas viagens/ elemento ficcional: a reunião entre os deuses no Olimpo, que interfere no desenrolar da história)
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- Debate sobre a importância de diferenciar facto de ficção;
- Apresentação do conceito de desinformação e das suas consequências;
- Discussão sobre as técnicas utilizadas para criar desinformação e como identificá-las (ver recursos de apoio);
- Análise de exemplos de notícias falsas e dos seus elementos. (ver recurso de apoio).
- Em pequeno grupo:
- Seleção de um aspeto da vida de Camões ou de um dos episódios de Os Lusíadas abordados, para criar uma notícia falsa;
- Utilização das técnicas aprendidas para tornar a notícia mais convincente (títulos sensacionalistas, generalizações, citações falsas...);
- Criação de uma imagem que acompanhe a notícia.
- Em grande grupo
- Apresentação da notícia falsa de cada grupo à turma.
- Análise de cada notícia para identificar:
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- os elementos que tornam falsa a notícia;
- as técnicas utilizadas para manipular a informação;
- o impacto que essa notícia poderia ter se fosse divulgada.
- Em pequeno grupo, elaboração de uma infografia sobre identificação de desinformação.
Ação subsequente Convite a um jornalista para falar sobre a importância da verificação dos factos. |
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Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos (factos, opiniões, tendências, …). 5. Usa os media e ambientes online para produzir mensagens, interagir e comunicar com uma intencionalidade definida. Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. |
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Articulação curricular possível
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Recursos
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Observações A atividade pode ser adaptada a diferentes níveis de ensino, ajustando-se a complexidade das informações e das tarefas. |