Media | Produzir | Cidadania e Desenvolvimento | História e Geografia de Portugal | Português | Podcasts
Produção de podcasts a partir da obra de Camões
 
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver a literacia mediática.
  • Desenvolver o pensamento crítico.
  • Familiarizar-se com a figura de Camões e com a sua obra.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo:
    • Contextualização das comemorações do V Centenário do nascimento de Camões, com referência à sua vida e obra;
    • Leitura em voz alta do episódio de Inês de Castro numa versão adaptada à idade dos alunos; 
    • Debate de ideias sobre a atualidade do tema abordado no episódio;
Exemplo de tópicos: amor e poder/ emoção e dever/ direitos das mulheres/ traição e lealdade
    • Definição do conceito de podcast e explicação das etapas para a sua criação; (ver recurso de apoio)
    • Apresentação e explicação de uma ferramenta para gravação de podcasts.

  • Em pequeno grupo:
    • Elaboração do roteiro para um podcast que abordará:
      • reconto do episódio;
      • reflexões do grupo sobre o episódio;
    • Gravação do podcast.

  • Em grande grupo
    • Apresentação dos podcasts de cada grupo à turma;
    • Debate sobre os produtos mediáticos criados.

Ações subsequentes

  • Publicação dos podcasts nos canais digitais da biblioteca escolar;
  • Disponibilização dos vários podcasts através de um QRcode em vários espaços da comunidade.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

5. Usa os media e ambientes online para produzir mensagens, interagir e comunicar com uma intencionalidade definida.

Atitudes/ Valores:

3. Revela criatividade no uso dos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

Observações

De acordo com o tempo disponível, poderão concretizar-se outras ações subsequentes:

  • Adaptação da história de Pedro & Inês a texto dramático, adicionando elementos contemporâneos.
  • Elaboração de obras de arte inspiradas na história de Pedro & Inês, como pinturas, esculturas ou instalações.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard