Leitura | Compreender | Comunicar | 1.º CEB | Português | Educação artística
Exploração do poema de Camões Verdes são os campos e produção criativa associada.
 
 

 

Objetivos

  • Contactar com a obra de Camões.
  • Desenvolver a compreensão leitora, a expressão oral e a criatividade.
  • Desenvolver o gosto pela poesia e pela literatura em geral.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo:
    • Conversa informal sobre a natureza: de que gostam mais, quais os sons e as cores que mais lhes agradam.
    • Apresentação breve do poeta, destacando a sua importância na literatura portuguesa e a beleza da sua poesia.
    • Audição do poema cantado por… (Ver recursos)

  • Em pequeno grupo:
    • Leitura do poema;
    • Clarificação de dúvidas e exploração do significado de palavras com consulta de dicionário;
    • Exploração do poema a partir de perguntas que possam estimular a reflexão sobre o mesmo.
Exemplos de questões de exploração:
A que compara o poeta os campos verdes? / Quais os sentimentos que o poema transmite? / Que imagens cria o poema? / Como se sentem ao ler este texto?

  • Em grande grupo, partilha das reflexões.

  • Individualmente, desenvolvimento de uma das seguintes atividades criativas:
    • Desenho: Desenho de uma imagem que represente o que sentiram ao ler o poema.
    • Escrita criativa: Elaboração de um pequeno texto sobre um lugar da natureza de que gostem, utilizando palavras e expressões que se encontrem no poema.
Nota: Deverá assegurar-se o equilíbrio entre o número de alunos que concretizam cada proposta.

  • Em grande grupo, leitura em coro do poema, reforçando a memorização e a musicalidade dos versos.

  • Atividade subsequente
         Mostrar Camões
         Criação de um mural, composto pelos desenhos e textos dos alunos, de que resultará uma obra de arte coletiva inspirada no poema.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões.

Atitudes/ Valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico.
5. Respeita diferentes opiniões.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

Observações

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard