Leitura | Compreender | Comunicar | 1.º CEB | Português | Educação artística
Exploração do poema de Camões Verdes são os campos e produção criativa associada.
|
|
Objetivos
- Contactar com a obra de Camões.
- Desenvolver a compreensão leitora, a expressão oral e a criatividade.
- Desenvolver o gosto pela poesia e pela literatura em geral.
|
|
Desenvolvimento
- Em grande grupo:
- Conversa informal sobre a natureza: de que gostam mais, quais os sons e as cores que mais lhes agradam.
- Apresentação breve do poeta, destacando a sua importância na literatura portuguesa e a beleza da sua poesia.
- Audição do poema cantado por… (Ver recursos)
- Em pequeno grupo:
- Leitura do poema;
- Clarificação de dúvidas e exploração do significado de palavras com consulta de dicionário;
- Exploração do poema a partir de perguntas que possam estimular a reflexão sobre o mesmo.
Exemplos de questões de exploração: A que compara o poeta os campos verdes? / Quais os sentimentos que o poema transmite? / Que imagens cria o poema? / Como se sentem ao ler este texto?
- Em grande grupo, partilha das reflexões.
- Individualmente, desenvolvimento de uma das seguintes atividades criativas:
- Desenho: Desenho de uma imagem que represente o que sentiram ao ler o poema.
- Escrita criativa: Elaboração de um pequeno texto sobre um lugar da natureza de que gostem, utilizando palavras e expressões que se encontrem no poema.
Nota: Deverá assegurar-se o equilíbrio entre o número de alunos que concretizam cada proposta.
- Em grande grupo, leitura em coro do poema, reforçando a memorização e a musicalidade dos versos.
- Atividade subsequente
Mostrar Camões Criação de um mural, composto pelos desenhos e textos dos alunos, de que resultará uma obra de arte coletiva inspirada no poema.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões. Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 5. Respeita diferentes opiniões. |
|
Articulação curricular possível
|
|
Recursos
|
|
Observações |