|
Desenvolvimento
- Em grande grupo, sistematização dos dados que devem constar numa biografia.
- Em pequeno grupo, pesquisa das informações relevantes para a elaboração da biografia, nas fontes selecionadas pelos docentes e seu registo numa folha de recolha de informação (ver recurso de apoio);
- Em grande grupo, partilha e comparação da informação obtida pelos diferentes grupos;
- Em pequeno grupo, elaboração da biografia com base nas informações recolhidas, referenciando as fontes consultadas.
- Sugestão: Cada grupo pode apresentar a biografia num formato diferente: cartaz informativo (Canva) / livro ilustrado (Book Creator) / jogo (Kahoot) / pequeno vídeo (Canva);
- Divulgação pela biblioteca dos trabalhos produzidos, através dos seus canais digitais e/ ou em espaços da comunidade, com recurso a QR Codes.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Identifica as ferramentas de pesquisa e fontes de informação (impressas ou digitais) fornecidas pelo professor. 4. Realiza pesquisas simples, previamente programadas, avaliando as fontes, de acordo com a sua relevância e autoria. 5. Seleciona a informação que melhor responde às questões colocadas sobre o tema. 7. Interage e colabora com os pares, apresentando as suas ideias e opiniões. 10. Reconhece que deve utilizar as suas próprias palavras. Transcreve, parafraseia, resume pequenos textos e elabora bibliografias simplificadas. 12. Partilha as aprendizagens realizadas num ambiente tradicional ou em espaços online preparados pelo professor. Atitudes/ Valores: 1. Manifesta espírito de interrogação. 2. Age de forma metódica e rigorosa. 3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação. 4. Respeita os direitos de autor e conexos. |