Media | Refletir | Educação Pré-Escolar | Consumo de media | Emojis
Exploração de temas estruturantes da lírica camoniana, através da sua aproximação a desafios da atualidade, relacionados com marketing e publicidade.
|
|
Objetivos
- Desenvolver competências de literacia mediática, no âmbito da linguagem da publicidade.
- Desenvolver o pensamento crítico.
- Familiarizar-se com a obra camoniana.
|
|
Desenvolvimento
- Em grande grupo:
- Contextualização da comemoração do V Centenário do nascimento do poeta;
- Projeção do soneto Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e audição simultânea da canção homónima de José Mário Branco;
- Com base na primeira quadra, identificação do tema da mudança e reflexão sobre a sua atualidade;
- Visionamento do vídeo da campanha publicitária #Não fica bem.
- Em pequeno grupo, relacionação do vídeo com o tema do poema.
Tópicos para análise: - passagem do tempo - marcas das diferentes idades - papéis sociais - condição feminina
- Em grande grupo:
- Partilha das reflexões, através da exposição oral do porta-voz de cada grupo;
- Debate sobre a ação da publicidade nos hábitos e nos comportamentos humanos;
- Reflexão sobre o objetivo comercial da Wells;
- Exploração do slogan De menina a mulher, fica bem contigo;
- Apresentação do conceito de marketing reverso;
- Breve exploração do site Media Smart;
- Breve exploração de outras campanhas publicitárias: Dove | Vamos #manter a beleza natural e Dove | Vamos #manter a beleza real
- Em pequeno grupo:
- Exploração dos poemas Endechas a Barbara Escrava e Ondados fios d’ouro reluzentes no que concerne à representação da beleza, protótipos e paradigmas.
- Elaboração de uma campanha publicitária digital (ver recurso de apoio) para vender um produto ou divulgar uma ideia, inspirada num dos paradigmas de mulher presentes nos poemas abordados:
- criação de um cartaz publicitário;
- gravação de um vídeo.
Sugestão: Dividir a turma em duas partes - dois grupos utilizam as características de Bárbara escrava e outros dois inspiram-se nos detalhes da mulher petrarquista.
- Em grande grupo:
- Visionamento da campanha J’ Adore de Christian Dior de 2021 e 2024.
- Projeção do soneto Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades;
- Reflexão sobre o último terceto.
Pistas para orientação da reflexão - A aceleração do tempo e a transação entre as diferentes épocas históricas aportam a veloz mudança. - As perspetivas, as formas de entender e de agir modificam-se. - Nunca a mudança foi tanta e tão acelerada como no nosso século. - Saber pensar para entender, analisar e integrar criticamente os novos paragimas é essencial. - O digital é de agora, sempre presente e emergente, mas importa relacionar o seu uso com as dimensões ética e humana.
- Publicação das campanhas elaboradas nos espaços digitais da biblioteca escolar e da escola.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos (factos, opiniões, tendências, …). 5. Usa os media e ambientes online para produzir mensagens, interagir e comunicar com uma intencionalidade definida. Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. |
|
Articulação curricular possível
|
|
Recursos
|
|
Observações A atividade pode ser adaptada ao 3.º Ciclo do Ensino Básico, ajustando-se a complexidade da informação e das tarefas. |