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Exploração de temas estruturantes da lírica camoniana, através da sua aproximação a desafios da atualidade, relacionados com marketing e publicidade.
 
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver competências de literacia mediática, no âmbito da linguagem da publicidade.
  • Desenvolver o pensamento crítico.
  • Familiarizar-se com a obra camoniana.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo:
    • Contextualização da comemoração do V Centenário do nascimento do poeta;
    • Projeção do soneto Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e audição simultânea da canção homónima de José Mário Branco;
    • Com base na primeira quadra, identificação do tema da mudança e reflexão sobre a sua atualidade;
    • Visionamento do vídeo da campanha publicitária #Não fica bem.

  • Em pequeno grupo, relacionação do vídeo com o tema do poema.
Tópicos para análise:
- passagem do tempo
- marcas das diferentes idades
- papéis sociais
- condição feminina
 
  • Em grande grupo:
    • Partilha das reflexões, através da exposição oral do porta-voz de cada grupo;
    • Debate sobre a ação da publicidade nos hábitos e nos comportamentos humanos;
    • Reflexão sobre o objetivo comercial da Wells;
    • Exploração do slogan De menina a mulher, fica bem contigo;
    • Apresentação do conceito de marketing reverso;
    • Breve exploração do site Media Smart;
    • Breve exploração de outras campanhas publicitárias: Dove | Vamos #manter a beleza natural e Dove | Vamos #manter a beleza real

  • Em pequeno grupo:
    • Exploração dos poemas Endechas a Barbara Escrava e Ondados fios d’ouro reluzentes no que concerne à representação da beleza, protótipos e paradigmas.
    • Elaboração de uma campanha publicitária digital (ver recurso de apoio) para vender um produto ou divulgar uma ideia, inspirada num dos paradigmas de mulher presentes nos poemas abordados:
      • criação de um cartaz publicitário;
      • gravação de um vídeo.
Sugestão: Dividir a turma em duas partes - dois grupos utilizam as características de Bárbara escrava e outros dois inspiram-se nos detalhes da mulher petrarquista.
 
  • Em grande grupo:
    • Visionamento da campanha J’ Adore de Christian Dior de 2021 e 2024.
    • Projeção do soneto Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades;
    • Reflexão sobre o último terceto.
Pistas para orientação da reflexão
- A aceleração do tempo e a transação entre as diferentes épocas históricas aportam a veloz mudança.
- As perspetivas, as formas de entender e de agir modificam-se.
- Nunca a mudança foi tanta e tão acelerada como no nosso século.
- Saber pensar para entender, analisar e integrar criticamente os novos paragimas é essencial.
- O digital é de agora, sempre presente e emergente, mas importa relacionar o seu uso com as dimensões ética e humana.
 
  • Publicação das campanhas elaboradas nos espaços digitais da biblioteca escolar e da escola.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos (factos, opiniões, tendências, …).
5. Usa os media e ambientes online para produzir mensagens, interagir e comunicar com uma intencionalidade definida.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

Observações

A atividade pode ser adaptada ao 3.º Ciclo do Ensino Básico, ajustando-se a complexidade da informação e das tarefas.

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