Ler | Compreender | Comunicar | História e Geografia de Portugal | Escrita
Relacionação de conhecimentos das áreas das Ciências Naturais e da História com a navegação, a partir de textos variados e da obra épica camoniana.
 
 
 
 

Objetivos

  • Transferir o conhecimento geral da História e das Ciências para o conhecimento d’ “Os Lusíadas”, de Luís de Camões. 

 

 

Desenvolvimento

Aula 1

  • Em grande grupo:
    • Apresentação breve do poeta, destacando a sua importância na literatura portuguesa e o assunto da sua epopeia;
    • Visionamento dos vídeos Camões pelo mundo e O que foram os descobrimentos?

  • Em pequeno grupo, leitura orientada do texto É para chamar elefantes!
Tópicos de análise
-    Modo de apresentação dos indígenas africanos;
-    Modo de apresentação dos navegadores portugueses;
-    Sentimentos e emoções das raparigas indígenas;
-    Reação de Diogo de Azambuja ao avistar Caramansa;
-    Métodos de comunicação utilizados;
-    Papel da música neste encontro.
 
  • Em grande grupo:
    • Partilha das respostas;
    • Projeção e leitura das estâncias 1 e 2 do canto VI d’ “Os Lusíadas”;
    • Abordagem da intertextualidade entre os dois textos.

Aula 2 

  • Em grande grupo:
    • Recuperação do trabalho da aula 1 e introdução às tribulações das viagens marítimas;
    • Visionamento do vídeo Como era a vida a bordo das naus dos Descobrimentos?
    • Comentário do vídeo.
Tópicos de comentário
-    Condição económica de Portugal;
-    Perigos das viagens;
-    Tipos de tripulantes;
-    Alimentação a bordo;
-    Higiene e doenças,
Nota: conduzir a reflexão para a conclusão de que ser marinheiro no tempo dos Descobrimentos era um grande desafio.
 
  • Em pequeno grupo, análise reflexiva de um excerto, diferente para cada grupo, da obra Os Lusíadas de Luís de Camões contados às crianças e lembrados ao povo de João de Barros.
Excertos a distribuir:
I – Intrigas de Baco em Moçambique (pp. 25-29)
II – Mombaça e a cilada (pp.31-34)
V – O Adamastor (pp.90 – 93)
VI – A tempestade (pp.113-115)
VIII – Intrigas de Baco com o Catual (pp. 144-149)
IX - Entre os Mouros e a maldade do Samorim (158-161)
 
  • Em grande grupo:
    • Resumo dos factos narrados em cada excerto pelo porta-voz do grupo e breve reflexão sobre as dificuldades encontradas;
    • Visionamento da reportagem Instrumentos náuticos e cartografia;
    • Recuperação da informação apresentada no vídeo;
    • Audição da música de Fausto O barco vai de saída.

Ação subsequente
Produção individual de um breve texto narrativo com um episódio inventado sobre a viagem.

NOTA: os alunos poderão inspirar-se em vídeos disponibilizados pela biblioteca no canal considerado mais adequado e em pesquisas, nomeadamente no capítulo A grande viagem para o oriente.

 

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …). 
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais diversificados. 
5. Relata experiências de leitura, identificando textos, autores, personagens ou acontecimentos que o influenciam. 
6. Cria textos originais, em diferentes géneros e formatos, dominando as linguagens e as técnicas necessárias.

Atitudes/ Valores:

3. Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico.
5. Respeita diferentes opiniões.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

Outro recurso

Observações

  1. Sugestão: Poderá ser construído um livro digital com as narrativas produzidas pelos alunos.

  2. Tendo sempre em conta as características da turma, esta atividade também pode ser realizada no 3° ciclo.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard