Ler | Compreender | Comunicar | História e Geografia de Portugal | Escrita
Relacionação de conhecimentos das áreas das Ciências Naturais e da História com a navegação, a partir de textos variados e da obra épica camoniana.
|
|
Objetivos
- Transferir o conhecimento geral da História e das Ciências para o conhecimento d’ “Os Lusíadas”, de Luís de Camões.
|
|
Desenvolvimento Aula 1
- Em grande grupo:
- Apresentação breve do poeta, destacando a sua importância na literatura portuguesa e o assunto da sua epopeia;
- Visionamento dos vídeos Camões pelo mundo e O que foram os descobrimentos?
- Em pequeno grupo, leitura orientada do texto É para chamar elefantes!
Tópicos de análise - Modo de apresentação dos indígenas africanos; - Modo de apresentação dos navegadores portugueses; - Sentimentos e emoções das raparigas indígenas; - Reação de Diogo de Azambuja ao avistar Caramansa; - Métodos de comunicação utilizados; - Papel da música neste encontro.
- Em grande grupo:
- Partilha das respostas;
- Projeção e leitura das estâncias 1 e 2 do canto VI d’ “Os Lusíadas”;
- Abordagem da intertextualidade entre os dois textos.
Aula 2
- Em grande grupo:
- Recuperação do trabalho da aula 1 e introdução às tribulações das viagens marítimas;
- Visionamento do vídeo Como era a vida a bordo das naus dos Descobrimentos?
- Comentário do vídeo.
Tópicos de comentário - Condição económica de Portugal; - Perigos das viagens; - Tipos de tripulantes; - Alimentação a bordo; - Higiene e doenças, Nota: conduzir a reflexão para a conclusão de que ser marinheiro no tempo dos Descobrimentos era um grande desafio.
- Em pequeno grupo, análise reflexiva de um excerto, diferente para cada grupo, da obra Os Lusíadas de Luís de Camões contados às crianças e lembrados ao povo de João de Barros.
Excertos a distribuir: I – Intrigas de Baco em Moçambique (pp. 25-29) II – Mombaça e a cilada (pp.31-34) V – O Adamastor (pp.90 – 93) VI – A tempestade (pp.113-115) VIII – Intrigas de Baco com o Catual (pp. 144-149) IX - Entre os Mouros e a maldade do Samorim (158-161)
- Em grande grupo:
- Resumo dos factos narrados em cada excerto pelo porta-voz do grupo e breve reflexão sobre as dificuldades encontradas;
- Visionamento da reportagem Instrumentos náuticos e cartografia;
- Recuperação da informação apresentada no vídeo;
- Audição da música de Fausto O barco vai de saída.
Ação subsequente Produção individual de um breve texto narrativo com um episódio inventado sobre a viagem. NOTA: os alunos poderão inspirar-se em vídeos disponibilizados pela biblioteca no canal considerado mais adequado e em pesquisas, nomeadamente no capítulo A grande viagem para o oriente. |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …). 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais diversificados. 5. Relata experiências de leitura, identificando textos, autores, personagens ou acontecimentos que o influenciam. 6. Cria textos originais, em diferentes géneros e formatos, dominando as linguagens e as técnicas necessárias. Atitudes/ Valores: 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 5. Respeita diferentes opiniões. |
|
Articulação curricular possível
|
|
Recursos
- Albuquerque, L., Magalhães, A. M. & Alçada I. (1994). É para chamar elefantes in Os Descobrimentos Portugueses – Viagens e Aventuras. Vol I. Caminho. pp. 159-165)
- Albuquerque, L., Magalhães, A. M. & Alçada I. (1992). A grande viagem para o oriente in Os Descobrimentos Portugueses – As Grandes Viagens. Vol II. Caminho. pp. 13-41.
- Barros, João de (1996). Os Lusíadas de Luís de Camões contados às crianças e lembrados ao povo. Livraria Sá da Costa.
- Comissão Cultural de Marinha. (2020). Tesouros do Museu | Instrumentos náuticos e cartografia. https://www.youtube.com/watch?v=mkUvLWSZeSE
- Santos, I. F. (2007). Camões pelo mundo. RTP Ensina. https://ensina.rtp.pt/artigo/camoes-pelo-mundo/
- Dias, C. P. & Cavaleiro, P (2022). O que foram os descobrimentos?. RTP Ensina. https://ensina.rtp.pt/artigo/o-que-foram-os-descobrimentos/
- Dias, C. P. & Cavaleiro, P (2022). Como era a vida a bordo das naus dos Descobrimentos?. RTP Ensina. https://ensina.rtp.pt/artigo/como-era-a-vida-a-bordo-das-naus-dos-descobrimentos/
- Fausto. (1982). O barco vai de saída in Por este rio acima. https://www.youtube.com/watch?v=8rTq_AEdCo8
Outro recurso
|
|
Observações
- Sugestão: Poderá ser construído um livro digital com as narrativas produzidas pelos alunos.
- Tendo sempre em conta as características da turma, esta atividade também pode ser realizada no 3° ciclo.
|