Compreender | Comunicar | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Educação Visual | Escrita | Ilustração
Elaboração de cartas de amor inspiradas na poesia camoniana
|
|
Objetivos
- Familiarizar-se com a obra de Camões.
- Compreender diferentes formas de expressar sentimentos e emoções.
- Desenvolver a criatividade e a expressão escrita.
|
|
Desenvolvimento
- Em grande grupo:
- Breve apresentação da vida e da obra de Luís de Camões, com destaque para a sua lírica.
- Leitura em voz alta de alguns poemas selecionados pelo professor bibliotecário explorando a temática do amor, alguns recursos expressivos e o estilo do poeta.
- Debate sobre características da poesia camoniana, com destaque para a temática do amor e comparação com as formas de expressar o amor atualmente (a evolução da comunicação: a poesia, a carta de amor, o SMS).
- Em pequeno grupo:
- Atribuição de um poema diferente a cada grupo.
- Releitura do poema atrobuído e identificação do(s) principal(is) tema(s) abordado(s) (amor não correspondido, saudade, paixão, ….) e dos recursos expressivos utilizados (metáforas, comparações, personificações).
- Comentário ao significado dos versos e à emoção transmitida pelo poeta.
Exemplos de possíveis tópicos para abordagem: a natureza paradoxal do amor/ as transformações que o amor provoca no sujeito poético/ a beleza da amada e o seu poder sobre o sujeito poético/ o lamento do poeta que se questiona sobre o motivo de tanto sofrimento…
- Em grande grupo:
- Discussão sobre a forma como os sentimentos expressos nos vários poemas podem ser aplicados a diferentes situações da nossa vida e relação com a atualidade do tema.
- Apresentação de um desafio de escrita de cartas de amor.
- Explicação da estrutura e das características que diferenciam a carta formal da carta informal.
- Individualmente:
- Seleção de um dos textos trabalhados como mote para escrever a sua própria carta de amor;
- Elaboração de cartas de amor.
Nota: as cartas a elaborar deverão seguir a estrutura básica de uma carta, mas com a liberdade de utilizar a linguagem poética e recursos expressivos presentes no poema selecionado ou outros criados pelo aluno.
- Em grande grupo, apresentação das cartas, com eventual partilha da razão da seleção do poema.
- Organização de uma exposição com as cartas de amor produzidas pelos alunos.
Ações subsequentes
- Embelezamento das cartas na aula de EVT.
- Produção de um vídeo com a leitura expressiva das cartas e dos poemas.
- Criação de SMS inspirados na poesia de Camões, mas mantendo a essência dos textos originais, mas explorando:
-
- a linguagem concisa e expressiva das mensagens de texto;
- a forma como os sentimentos podem ser transmitidos de forma concisa e impactante, tanto na poesia como em SMS;
- os versos dos poemas, que poderiam ser facilmente adaptados para um SMS;
- a utilização de emojis para expressar emoções;
- abreviaturas comuns.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos 6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos. Atitudes/ Valores: 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. |
|
Articulação curricular possível
|
|
Recursos
|
|
Observações |