Compreender | Comunicar | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Educação Visual | Escrita | Ilustração
Elaboração de cartas de amor inspiradas na poesia camoniana
 
 
 
 

Objetivos

  • Familiarizar-se com a obra de Camões.
  • Compreender diferentes formas de expressar sentimentos e emoções.
  • Desenvolver a criatividade e a expressão escrita.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo:
    • Breve apresentação da vida e da obra de Luís de Camões, com destaque para a sua lírica.
    • Leitura em voz alta de alguns poemas selecionados pelo professor bibliotecário explorando a temática do amor, alguns recursos expressivos e o estilo do poeta.
    • Debate sobre características da poesia camoniana, com destaque para a temática do amor e comparação com as formas de expressar o amor atualmente (a evolução da comunicação: a poesia, a carta de amor, o SMS).

  • Em pequeno grupo:
    • Atribuição de um poema diferente a cada grupo.
    • Releitura do poema atrobuído e identificação do(s) principal(is) tema(s) abordado(s) (amor não correspondido, saudade, paixão, ….) e dos recursos expressivos utilizados (metáforas, comparações, personificações).
    • Comentário ao significado dos versos e à emoção transmitida pelo poeta.
Exemplos de possíveis tópicos para abordagem: a natureza paradoxal do amor/ as transformações que o amor provoca no sujeito poético/ a beleza da amada e o seu poder sobre o sujeito poético/ o lamento do poeta que se questiona sobre o motivo de tanto sofrimento…
 
  • Em grande grupo:
    • Discussão sobre a forma como os sentimentos expressos nos vários poemas podem ser aplicados a diferentes situações da nossa vida e relação com a atualidade do tema.
    • Apresentação de um desafio de escrita de cartas de amor.
    • Explicação da estrutura e das características que diferenciam a carta formal da carta informal.

  • Individualmente:
  • Seleção de um dos textos trabalhados como mote para escrever a sua própria carta de amor;
  • Elaboração de cartas de amor.
Nota: as cartas a elaborar deverão seguir a estrutura básica de uma carta, mas com a liberdade de utilizar a linguagem poética e recursos expressivos presentes no poema selecionado ou outros criados pelo aluno.
 
  • Em grande grupo, apresentação das cartas, com eventual partilha da razão da seleção do poema.

  • Organização de uma exposição com as cartas de amor produzidas pelos alunos.

Ações subsequentes

  • Embelezamento das cartas na aula de EVT.
  • Produção de um vídeo com a leitura expressiva das cartas e dos poemas.
  • Criação de SMS inspirados na poesia de Camões, mas mantendo a essência dos textos originais, mas explorando:
      • a linguagem concisa e expressiva das mensagens de texto;
      • a forma como os sentimentos podem ser transmitidos de forma concisa e impactante, tanto na poesia como em SMS;
      • os versos dos poemas, que poderiam ser facilmente adaptados para um SMS;
      • a utilização de emojis para expressar emoções;
      • abreviaturas comuns.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos
6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos.   

Atitudes/ Valores:

7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

Observações

 

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard