Ler | Compreender | Comunicar | 3.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento ! Português | Partilha de opiniões.
Reflexão crítica sobre a relevância da obra de Camões no contexto atual, com foco na temática da multiculturalidade.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender o contexto histórico e cultural da época da Expansão Portuguesa;
  • Refletir criticamente sobre a relevância da obra de Camões no contexto atual, com foco na temática da multiculturalidade.
  • Pensar a atualidade da obra, estabelecendo ligações com questões contemporâneas

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo:
    • contextualização da comemoração do V Centenário do nascimento de Camões;
    • aferição dos conhecimentos prévios dos alunos relativamente a Camões e à sua obra (se necessário, ver recursos);
    • ativação de conhecimentos trabalhados, previamente, nas disciplinas de História e Geografia, nomeadamente a renovação cultural dos séculos XV e XVI.
    • Apresentação do problema para reflexão:
           "A obra de Camões reveste-se de atualidade no que respeita ao encontro entre culturas?"

  • Em pequeno grupo:
    • Leitura de excertos d’ Os Lusíadas (Ver recurso de apoio – Excertos selecionados)
    • Reflexão sobre:
      • identificação de culturas em contacto;
      • representações dessas culturas - “visão literária do Outro”;
      • valores destacados;
      • atitudes perante a diferença;
      • encontro entre os povos.

  • Em grande grupo:
    • Apresentação das diferentes interpretações;
    • Debate e comparação, com destaque para aspetos comuns e divergentes;
    • Sistematização dos aspetos em que a visão do herói nem sempre reflete uma relação harmoniosa entre culturas.

  • Reflexão sobre semelhanças/ diferenças entre o passado e o presente (imigração/ emigração)

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades

1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de diferentes géneros, progressivamente mais extensas e complexas.
3. Constrói sentidos, estabelecendo relações intertextuais a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens.
4. Expressa oralmente ideias, usando vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais ricos e complexos.

Atitudes/ Valores

 2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
 3. Participa na troca e debate de ideias.
 4. Manifesta espírito crítico.
 5. Respeita diferentes opiniões.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard