Ler | Compreender | Comunicar | 3.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento ! Português | Partilha de opiniões.
Reflexão crítica sobre a relevância da obra de Camões no contexto atual, com foco na temática da multiculturalidade.
|
|
Objetivos
- Compreender o contexto histórico e cultural da época da Expansão Portuguesa;
- Refletir criticamente sobre a relevância da obra de Camões no contexto atual, com foco na temática da multiculturalidade.
- Pensar a atualidade da obra, estabelecendo ligações com questões contemporâneas
|
|
Desenvolvimento
- Em grande grupo:
- contextualização da comemoração do V Centenário do nascimento de Camões;
- aferição dos conhecimentos prévios dos alunos relativamente a Camões e à sua obra (se necessário, ver recursos);
- ativação de conhecimentos trabalhados, previamente, nas disciplinas de História e Geografia, nomeadamente a renovação cultural dos séculos XV e XVI.
- Apresentação do problema para reflexão:
"A obra de Camões reveste-se de atualidade no que respeita ao encontro entre culturas?"
- Em pequeno grupo:
- Leitura de excertos d’ Os Lusíadas (Ver recurso de apoio – Excertos selecionados)
- Reflexão sobre:
- identificação de culturas em contacto;
- representações dessas culturas - “visão literária do Outro”;
- valores destacados;
- atitudes perante a diferença;
- encontro entre os povos.
- Em grande grupo:
- Apresentação das diferentes interpretações;
- Debate e comparação, com destaque para aspetos comuns e divergentes;
- Sistematização dos aspetos em que a visão do herói nem sempre reflete uma relação harmoniosa entre culturas.
- Reflexão sobre semelhanças/ diferenças entre o passado e o presente (imigração/ emigração)
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de diferentes géneros, progressivamente mais extensas e complexas. 3. Constrói sentidos, estabelecendo relações intertextuais a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens. 4. Expressa oralmente ideias, usando vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais ricos e complexos. Atitudes/ Valores 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 5. Respeita diferentes opiniões. |
|
Articulação curricular possível
|
|
Recursos
|