Cidadania Digital  |  Bem-estar online - Domínios:

  • Ética e empatia
  • Saúde e bem-estar
  • Presença digital e comunicação

Sugestões para apoio ao Dia da Internet Mais Segura 2025

Ética e empatia: Aqui há ódio [1CEB] (Abordagem do conceito de discurso de ódio, identificação de ódio online e elaboração de uma campanha contra o discurso de ódio.)
Ética e empatia: As aparências iludem! [2CEB] (Reflexão sobre o poder dos conteúdos audiovisuais no incentivo ao ódio, através da exploração de imagens e de vídeos manipulados.)
Ética e empatia: Traz paz! [2CEB] (Análise de primeiras páginas de jornais e reflexão sobre os critérios de escolha das notícias que nelas constam)
Ética e empatia: Respeito, ofensa ou ódio? [3CEB] (Análise de comentários a publicações de jornais portugueses para identificação e compreensão de tipos de discurso numa rede social.)
Ética e empatia: Ódio online: desmascarar e combater [ES] (Reflexão sobre o discurso de ódio online e criação de uma campanha para o seu combate)
Ética e empatia: Repensa a narrativa. Tece a paz! [ES] (Análise de narrativa(s) em redes sociais para identificação dos elementos que moldam as mensagens e influenciam as perceções do público.)
Saúde e bem-estar: Stop: Pessoas primeiro [PE] (Reflexão sobre uso da tecnologia e definição de estratégias de autorregulação.)
Saúde e bem-estar: As minhas escolhas de media [1CEB](Reflexão sobre escolhas de media saudáveis.)
Saúde e bem-estar: Equilibristas digitais [2CEB](Reflexão sobre hábitos digitais e definição de rotinas para equilíbrio digital.)
Saúde e bem-estar: Eu domino o jogo? [2CEB](Reflexão sobre videojogos e as suas estratégias. Debate sobre o tempo gasto a jogar.)
Saúde e bem-estar: Uso consciente - Cérebro independente [3CEB](Reflexão sobre os mecanismos de criação de adição e definição de hábitos saudáveis de utilização de media.)
Saúde e bem-estar: Barómetro de emoções [ES](Reflexão sobre sentimentos positivos e negativos associados ao uso de media.)
Saúde e bem-estar: Será que és viciado nas redes sociais? [ES](Abordagem da dependência das redes sociais)
Presença digital e comunicação: Manter os jogos divertidos e amigáveis [1CEB](Ajudar a manter as experiências de jogo divertidas, saudáveis e positivas)
Presença digital e comunicação: Conversar em segurança online [2CEB](Ajudar os alunos a terem em conta com quem estão a falar e que tipos de informação estão a partilhar online.)
Presença digital e comunicação: A minha vida nas redes sociais [3CEB](Ajudar os alunos a navegarem pelos diferentes sentimentos que podem já estar a experienciar nas redes sociais)
Presença digital e comunicação: Relacionamentos gratificantes [ES](Ajudar os alunos a construírem amizades e relações românticas saudáveis e gratificantes, online ou offline.)
Presença digital e comunicação: Campanha "Age. Fala. Muda. A tua voz contra o Bullying" [2CEB | 3CEB | ES](Recursos de apoio à campanha)
Presença digital e comunicação: Escola sem Bullying [2CEB | 3CEB | ES](Recursos de apoio)
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard