Media | Conhecer | Refletir | Discurso de ódio
Abordagem do conceito de discurso de ódio, identificação de ódio online e elaboração de uma campanha contra o discurso de ódio.
|
|
Objetivos
- Identificar discurso de ódio.
- Compreender os malefícios do discurso de ódio.
- Combater o discurso de ódio.
|
|
Desenvolvimento
- Em grande grupo:
- Discussão sobre os conceitos de ódio e discurso de ódio (Ver recurso de apoio);
- Visionamento do vídeo Democracy for Kids: Hate speech – Now and Before (Ativar legendas e tradução para português);
- Conversa sobre o vídeo e identificação de exemplos onde o discurso de ódio se manifesta.
- Em pequeno grupo, os alunos respondem às questões:
- Porque é que é importante combater o discurso de ódio (presencial ou online)?
- O que é que cada um de nós pode fazer para combater o discurso de ódio?
- Em grande grupo, os alunos partilham as suas respostas.
- Em pequeno grupo, os alunos elaboram pequenas narrativas em que é possível identificar discurso de ódio. Todas as narrativas terão o título: Aqui há ódio!! Stop ao ódio!
- Em grande grupo, os alunos partilham as suas narrativas e selecionam as que deverão ser divulgadas publicamente.
- As narrativas são divulgadas nos canais digitais da biblioteca. Sugere-se a utilização das hashtags #NãoAoÓdio e #StopaoÓdio
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Compreende que os media transmitem informação e veiculam valores. 3. Reconhece que as mensagens mediáticas são, por vezes, intencionalmente manipuladas. 7. Identifica riscos e oportunidades associados à utilização dos media e à comunicação em linha. 8. Identifica situações reais em que a ética na comunicação foi infringida. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. |
|
Articulação curricular possível
|
|
Recursos
Outro recurso:
|
|
Observações Dependendo do tempo disponível, sugere-se que as narrativas produzidas sejam complementadas com trabalhos no âmbito da produção artística. |