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Desenvolvimento Reflexão sobre videojogos e as suas estratégias. Debate sobre o tempo gasto a jogar.
- Breve levantamento das atividades que os alunos gostam de fazer nos seus tempos livres:
- Escrever as cinco atividades preferidas;
- Pedir aos alunos que tenham assinalado “jogar” que levantem o braço e verificar de que tipo de jogos se trata.
- Conversar com os alunos sobre o que é para eles jogar
- Num jogo, têm sempre de existir adversários?
- Que tipos de jogos conhecem? (desportivos, de rua, de mesa – de tabuleiro, de cartas, de peças, de sociedade,… videojogos).
- Pedir aos alunos que analisem as listas escritas em 1. e que levantem o braço se escreveram videojogos, ou algum videojogo em particular. Perguntar-lhes por que motivos gostam de jogar.
- Pedir, sobretudo aos que assinalaram videojogos, contributos sobre as vantagens que encontram nos mesmos
(aumentam a concentração, melhoram os reflexos, desenvolvem a capacidade de resolver problemas, são divertidos, …)
- Perguntar à turma: “O que é que os fabricantes de jogos fazem para nos criar vontade de jogar sempre mais?” e ir registando os contributos dos alunos.
Por exemplo: - É agradável ter sucesso, ultrapassando vários níveis. Muitas vezes ganha-se prémios ou incentivos.; - Há prémios que aparecem ao acaso e não dependem do sucesso.- É agradável ter sucesso, ultrapassando vários níveis. Muitas vezes ganha-se prémios ou incentivos.- Há prémios que aparecem ao acaso e não dependem do sucesso, permitindo ganhar mais pontos ou mais vidas. Assim, mesmo quem não joga muito bem, fica “preso”.- Quando o jogo é em equipa, cada jogador tem obrigações para com os outros.- Muitos jogos levam a mundos diferentes, de fantasia que é divertido ou emocionante conhecer e que fazem esquecer as coisas aborrecidas da vida.- Há jogos que aplicam penalidades ou castigos por pararmos de jogar.- …
- Dividir a turma em dois grupos, para um debate baseado nas seguintes interrogações: Eu domino o jogo? Ou é o jogo que me domina?
- Cada grupo irá defender, em role-playing, uma das opiniões:
- São os jogadores que dominam o jogo.
- Muitos jogadores são dominados pelo jogo.
- Organizar um debate, em jeito de Prós e Contras, em que docente da turma e professor bibliotecário são moderadores.
Tópicos passíveis de discussão: - Quais os aspetos positivos e negativos dos videojogos? Positivos - Aumentam a concentração, melhoram os reflexos, desenvolvem a capacidade de resolver problemas, são divertidos, … Negativos – Podem provocar dependência, impedem-nos de fazer atividade física e/ou de experimentar atividades criativas, diminuem o convívio com família e amigos,… - Quais os sinais de dependência que podemos identificar? - Que estratégias usar para que seja o jogador a dominar o jogo?
- Concluir elencando e registando essas estratégias num mural digital:
- Fazer um plano/ horário - Pensar nos jogos como um encontro com um amigo: é num certo local, a uma certa hora e durante um determinado tempo. - Em vez de gastar de uma só vez o tempo planeado para jogar, reparti-lo por momentos ao longo do dia. - Alternar o jogo com atividades criativas (desenhar, experimentar receitas, escrever histórias,…) ou atividade física. - … |
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Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados. 6. Escolhe produtos mediáticos tendo em consideração quem os produz e o público a que se destinam, explicando as razões da sua escolha. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 6. Manifesta sentido estético na apreciação de conteúdos mediáticos. |