Media | Refletir | Produzir | 3.º Ciclo | Infográficos | Bem-estar
Reflexão sobre os mecanismos de criação de adição e definição de hábitos saudáveis de utilização de media.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender diferentes mecanismos de captação da atenção, utilizados pelas redes sociais.
  • Refletir sobre o modo como os media são pensados com o objetivo de criar adição.
  • Definir hábitos saudáveis de utilização de media.

 

Desenvolvimento

  • A par: Observação de uma imagem (Ver recurso de apoio) e elaboração de uma legenda, num formulário interativo.

  • Em grande grupo:

    • Projeção e discussão das legendas elaboradas pelos pares;

    • Conversa sobre as atividades que desenvolvem nos dispositivos:
Exemplo: Que atividades os ocupam? (Escrever e ler mensagens/ Publicar e verificar as redes sociais/ Ver vídeos/ Jogar jogos/ Ouvir música/ Ler artigos de notícias e de blogues…..)? Porque gostam de fazer essas atividades? Fazem essas coisas por hábito? É mau ou bom? …

Encaminhar a conversa para uma conclusão: Os media podem ser divertidos e interessantes. São construídos para serem assim. As redes sociais, aplicações e os jogos foram projetados com o objetivo de atrair permanentemente a atenção.

  • Em grande grupo:

    • Visionamento do filme Teen Voices: The Pressure to Stay Connected
Nota: O filme deve ser visto, em inglês. Caso o domínio da língua no contexto específico seja débil, poderá ser ativada a tradução para os alunos lerem as legendas em inglês.

    • Discussão do filme:
Exemplo: De que hábitos mediáticos falavam os adolescentes? (Verificar regularmente os telemóveis/ ver vídeos em contínuo…)/ Que características de design os prenderam? Que outras características existem e não foram mencionadas no vídeo? (Reprodução automática na Netflix e no YouTube/ Gostos e comentários nas aplicações das redes sociais/ Objetivos e níveis nos jogos em linha….)/ Qual o valor e significado que estes hábitos acrescentam à vida?)

Reflexão sobre a questão: Que mecanismos viciantes usam as redes sociais para atrair e manter a atenção?
Exemplos: Gostos, Não gostos ou outras classificações/ Comentários/ Partilhar fotos e ver fotos de outras pessoas/ Listas/ Vídeos com recursos de reprodução automática/ Transmissão ao vivo/ Recompensas que aumentam na proporção do tempo de jogo/ Penalizações por sair da aplicação/ Recursos de contagem regressiva….)
 
  • A par:

    • Exploração do recurso: Healthy Social Media Habits
Nota sugere-se a exploração do recurso em inglês. Caso o nível de proficiência dos alunos seja baixo, poderão optar pela tradução automática proporcionada pelo navegador.

  • Elaboração de um infográfico com três a cinco regras que usarão quando decidirem passar algum tempo a utilizar media com recursos viciantes.

  • Partilha dos infográficos elaborados, nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Caracteriza diferentes media, formatos e tipos de conteúdo, identificando as suas linguagens e características próprias
7. Faz uso de procedimentos avançados de segurança e proteção da privacidade, associados à utilização dos media e à comunicação online.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.
3. Revela criatividade no uso dos media.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo

Inglês 
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Atividade adaptada de Digital Media and Your Brain, proposta pela Common Sense Education.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard