|
Desenvolvimento Dinamização de uma ação de sensibilização sobre notícias falsas na escola.
- Com base na atividade Detetar fake news (Refletir – E. secundário), propor aos alunos a realização de uma ação de esclarecimento para outras turmas, para pais e outros elementos da comunidade, sobre notícias falsas e como evitar os seus efeitos.
- Visualização do vídeo realizado para o International Fact-Checking Day 2017. “Do we still care about the truth?” e do vídeo “Fake news on facebook“.
- Construção de uma sondagem sob a forma de questionário em linha, anónimo, a responder pelas turmas e/ou encarregados de educação.
- Tratamento dos dados resultantes da sondagem.
- Produção, por parte dos alunos, de infográficos, cartazes ou vídeos de sensibilização.
- Organização de uma sessão de esclarecimento para a comunidade.
- Divulgação dos trabalhos dos alunos nos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...). 4. Escolhe criteriosa e autonomamente uma variedade de software educativo/ apps e videojogos, incorporando-os na sua aprendizagem e formação geral. 5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência. 7. Reconhece o uso de procedimentos avançados de segurança e de proteção como uma exigência inerente a uma boa utilização dos media, exercendo conscientemente os seus direitos e deveres online. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 3. Revela criatividade no uso dos media. 5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa. 6. Manifesta sentido estético na apreciação de conteúdos mediáticos. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |