Media | Refletir | Produzir | Ensino Secundário | Cidadania e Desenvolvimento | Várias | Partilha de opiniões | Redes sociais | Discurso de ódio
Análise de narrativa(s) em redes sociais para identificação dos elementos que moldam as mensagens e influenciam as perceções do público.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender como as narrativas influenciam atitudes e comportamentos. 
  • Desenvolver apreciação crítica de estratégias narrativas em redes sociais.
  • Refletir sobre o papel do diálogo na construção da paz.

 

Desenvolvimento

  • O docente explica o conceito de narrativa e fornece instruções para o preenchimento de uma tabela (ver recursos)

  • Em pequenos grupos, os alunos:
    • leem atentamente e analisam duas narrativas fornecidas (ver recurso de apoio Kit de análise narrativa);
    • participam de discussões para identificar as semelhanças e diferenças entre as narrativas;
    • preenchem uma tabela destacando os elementos-chave de cada narrativa, consolidando as suas análises;
    • trocam as suas tabelas com outros grupos para análise mútua, permitindo que cada grupo adicione ideias e perspetivas adicionais aos resultados.

  • Em grande grupo, os alunos:
    • apresentam as suas conclusões;
    • debatem sobre a influência das narrativas na perceção pública.
Sugestões/ Perguntas orientadoras: Protagonistas e antagonistas definidos em ambas as narrativas?; Papel do momento disruptivo em cada narrativa e influência na perceção do público;
Representação das relações entre personagens em termos de colaboração ou confronto; Emoções evocadas e o seu impacto na construção de paz; Exemplos de como os desafios podem ser transformados em oportunidades para o diálogo e a cooperação; Como é que a estrutura da narrativa contribui para a compreensão do conflito e a procura de soluções?; Como é que as narrativas abordam a inclusão/ exclusão de grupos específicos?…
 
  • Os alunos são convidados a redigir, individualmente, um texto reflexivo sobre o papel do diálogo na construção da paz, destacando a relevância desse diálogo no contexto das redes sociais.
Sugestões:
Experiências pessoais: abordar situações específicas em que o diálogo desempenhou um papel crucial na resolução de conflitos, destacando as aprendizagens e mudanças de comportamento.
Impacto na comunidade: refletir sobre como as postagens em redes sociais podem influenciar a paz na comunidade, considerando tanto os aspetos positivos quanto os desafios associados.
Ideias de melhoria: propor ideias e estratégias para a promoção contínua do diálogo e da compreensão, identificando formas de tornar as interações online mais construtivas e harmoniosas.
Desafios e oportunidades: explorar os desafios que enfrentamos no contexto das redes sociais e, ao mesmo tempo, reconhecer as oportunidades que essas plataformas oferecem para fomentar a paz e o diálogo entre diferentes perspetivas.
 
  • Publicação dos textos nas redes sociais da biblioteca, com uma hashtag específica (a biblioteca deve incentivar a comunidade a participar e opinar sobre os textos publicados).

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Analisa o potencial e os limites inerentes aos diferentes tipos, formatos e linguagens dos media. 
2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, …)
3. Infere sobre propósitos e intenções de mensagens mediáticas, numa vasta gama de media. 
5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 
2. Demonstra espírito crítico face aos media.
5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard