|
Desenvolvimento
- Projeção do poema "Stupid Blue Screen" de Vanessa Ramon-Ibarra do livro True Connections.
- Comentário do poema com base nas experiências pessoais dos alunos.
- Resposta a duas questões, através de uma ferramenta interativa de votação:
- Qual o grau de felicidade que o uso de redes sociais te provoca? (1-Nada feliz - 5-Muito feliz)
- Seleciona duas palavras que exprimam os teus sentimentos mais frequentes quando usas redes sociais.
- Conversa sobre os resultados, o que corresponderá a uma autorreflexão da turma.
- Projeção e leitura do gráfico Teens’ social media habits and experiences.
Sugestão: Considerando que, no gráfico, os sentimentos positivos de ligação e apoio superam os sentimentos negativos de pressão e drama, poderá solicitar-se aos alunos que comparem esses resultados com a anterior autorreflexão da turma.
- Visionamento de filme How Do Different Social Media Platforms Affect Your Mood?
Nota: o filme pode ser visto em inglês ou com legendas automáticas em português – também pode ser visto individualmente se os alunos tiverem dispositivos e fones.
- Reflexão coletiva sobre o filme. (Ver Guia orientador da reflexão)
- Trabalho a par:
- Definição concreta de ações a empreender para tornar mais feliz a experiência global com as redes sociais.
- Produção de imagens significativas dessas ações, a serem partilhadas (sob a forma de campanha/ dicas) pelos alunos, nas redes sociais em que participam.
Nota: Poderão ser usadas ferramentas de produção de imagens ajustadas às redes sociais, como Canva ou Piktochart.
- Partilha das imagens produzidas, nos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...). 5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência. 7. Reconhece o uso de procedimentos avançados de segurança e de proteção como uma exigência inerente a uma boa utilização dos media, exercendo conscientemente os seus direitos e deveres online. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 3. Revela criatividade no uso dos media |