Media | Refletir | Produzir | Ensino Secundário | Inglês | Cidadania e Desenvolvimento | Bem-estar
Reflexão sobre sentimentos positivos e negativos associados ao uso de media.
 
 
 
 

Objetivos

  • Refletir sobre os sentimentos decorrentes do uso de media.
  • Compreender que o uso ativo ou passivo de redes sociais pode levar a sentimentos positivos e negativos.
  • Identificar ações potenciadores de sentimentos positivos ao usar redes sociais.

 

Desenvolvimento

  • Projeção do poema "Stupid Blue Screen" de Vanessa Ramon-Ibarra do livro True Connections.

  • Comentário do poema com base nas experiências pessoais dos alunos.

  • Resposta a duas questões, através de uma ferramenta interativa de votação:

    • Qual o grau de felicidade que o uso de redes sociais te provoca? (1-Nada feliz - 5-Muito feliz)
    • Seleciona duas palavras que exprimam os teus sentimentos mais frequentes quando usas redes sociais.

  • Conversa sobre os resultados, o que corresponderá a uma autorreflexão da turma.

  • Projeção e leitura do gráfico Teens’ social media habits and experiences.
Sugestão: Considerando que, no gráfico, os sentimentos positivos de ligação e apoio superam os sentimentos negativos de pressão e drama, poderá solicitar-se aos alunos que comparem esses resultados com a anterior autorreflexão da turma.

  • Visionamento de filme How Do Different Social Media Platforms Affect Your Mood? 
Nota: o filme pode ser visto em inglês ou com legendas automáticas em português – também pode ser visto individualmente se os alunos tiverem dispositivos e fones.

  • Reflexão coletiva sobre o filme. (Ver Guia orientador da reflexão)

  • Trabalho a par:
    • Definição concreta de ações a empreender para tornar mais feliz a experiência global com as redes sociais.
    • Produção de imagens significativas dessas ações, a serem partilhadas (sob a forma de campanha/ dicas) pelos alunos, nas redes sociais em que participam.
Nota: Poderão ser usadas ferramentas de produção de imagens ajustadas às redes sociais, como Canva ou Piktochart. 

  • Partilha das imagens produzidas, nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...).
5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência.
7. Reconhece o uso de procedimentos avançados de segurança e de proteção como uma exigência inerente a uma boa utilização dos media, exercendo conscientemente os seus direitos e deveres online.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.
3. Revela criatividade no uso dos media

 

Articulação curricular possível

Inglês
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Atividade adaptada de Social Media and How You Feel proposta pela Common Sense Education.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard