|   | Desenvolvimento 
       Sugestão: Considerando que, no gráfico, os sentimentos positivos de ligação e apoio superam os sentimentos negativos de pressão e drama, poderá solicitar-se aos alunos que comparem esses resultados com a anterior autorreflexão da turma.Projeção do poema "Stupid Blue Screen" de Vanessa Ramon-Ibarra do livro True Connections.
 
Comentário do poema com base nas experiências pessoais dos alunos.
 
Resposta a duas questões, através de uma ferramenta interativa de votação:
 
  
         Qual o grau de felicidade que o uso de redes sociais te provoca? (1-Nada feliz - 5-Muito feliz)Seleciona duas palavras que exprimam os teus sentimentos mais frequentes quando usas redes sociais.
 
Conversa sobre os resultados, o que corresponderá a uma autorreflexão da turma.
 
Projeção e leitura do gráfico Teens’ social media habits and experiences. 
 
  
       Nota: o filme pode ser visto em inglês ou com legendas automáticas em português – também pode ser visto individualmente se os alunos tiverem dispositivos e fones.Visionamento de filme How Do Different Social Media Platforms Affect Your Mood?  
 
  
       Nota: Poderão ser usadas ferramentas de produção de imagens ajustadas às redes sociais, como Canva ou Piktochart.Reflexão coletiva sobre o filme. (Ver Guia orientador da reflexão)
 
Trabalho a par: 
         
         Definição concreta de ações a empreender para tornar mais feliz a experiência global com as redes sociais.Produção de imagens significativas dessas ações, a serem partilhadas (sob a forma de campanha/ dicas) pelos alunos, nas redes sociais em que participam. 
 
  
       Partilha das imagens produzidas, nos canais de comunicação da biblioteca. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...).5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência.
 7. Reconhece o uso de procedimentos avançados de segurança e de proteção como uma exigência inerente a uma boa utilização dos media, exercendo conscientemente os seus direitos e deveres online.
 Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.2. Demonstra espírito crítico face aos media.
 3. Revela criatividade no uso dos media
 
 |