| 
    
       
        Media | Conhecer; Educação Pré-Escolar | Educação para a Cidadania | Bem-estar
         
        
         
          
           
            Reflexão sobre uso da tecnologia e definição de estratégias de autorregulação.
           
            
           
            
           
         
        | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Respeitar os outros ao usar a tecnologia.Desenvolver competências de autorregulação.Usar a tecnologia de forma saudável. 
 | 
 
     
     |   | DesenvolvimentoReflexão sobre uso da tecnologia e definição de estratégias de autorregulação.  
       Sugestão: o gráfico pode ser construído na parede da sala: Colocar as três imagens junto ao chão e pedir a cada criança que coloque um post-it alinhado por cima da imagem que melhor representa como se sentem. Também pode ser construída uma folha em word em se pinta uma casa correspondente a cada criança (Ver recurso de apoio).Conversa com as crianças: O que sentem quando estão a ver televisão ou a usar o telemóvel ou o tablet e lhes pedem para parar?
 
Apresentar 3 imagens e pedir-lhes que pensem qual representa os seus sentimentos. (Ver recurso de apoio).
 
Construir um gráfico de barras que mostre como é que as crianças se sentem. 
 
  
       Exemplos: É educado prestar atenção aos outros quando falam connosco/ Alguém pode querer dizer alguma coisa importante/ Podem ter uma coisa importante para fazer (jantar, ir a algum sítio, etc.)Analisar os resultados com as crianças: contar o número de post-its em cada linha vertical construída e ver qual dos sentimentos predomina.
 
Conversa com as crianças: Gostamos dos nossos dispositivos (introduzir o termo?) mas também gostamos de pessoas. O que podemos fazer com as pessoas que não fazemos com os dispositivos? Porque é que é importante parar quando nos pedem? 
 
  
       Visionamento do vídeo Saying Goodbye to Technology. Primeiro com paragens para explicação do que é dito, depois de seguida.
 
Jogo para dizer adeus aos dispositivos: Pausa! Respira! Termina! Apresentar às crianças um poster para colar na parede da sala (Ver recurso de apoio).
 
Fazer ritmos com as crianças com estas três palavras. As palavras podem ser acompanhadas por gestos: Pausa (sinal de pausa) | Respira (mãos circulam sobre o peito ao mesmo tempo que respiram fundo) | Termina (Fazer adeus com as duas mãos)
 
Ilustração: As crianças desenham-se a si próprias na rotina Pausa! Respira! Termina!
 
Subsequentemente, por exemplo, todos os dias aos longo de uma semana:
 
  
         Fazer o coro Pausa | Respira | Termina.
 
Jogar um jogo de papel: duas crianças – uma faz de adulto, outra de criança. Em cada situação, a criança segue a sequência: Pausa | Respira | Termina. (Ver recurso de apoio) 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 2. Percebe que os media estão presentes no seu quotidiano.7. Conhece e participa na definição de regras que orientam comportamentos em relação aos media.
 Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.2. Demonstra espírito crítico face aos media.
 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possívelOrientações curriculares para a Educação Pré-escolar   
 | 
 
     
     |   | Recursos
 | 
 
     
     |  | ObservaçõesEsta atividade foi adaptada de Pause for People proposta pela Common Sense Education. |