Media | Conhecer; Educação Pré-Escolar | Educação para a Cidadania | Bem-estar
Reflexão sobre uso da tecnologia e definição de estratégias de autorregulação.
|
|
Objetivos
- Respeitar os outros ao usar a tecnologia.
- Desenvolver competências de autorregulação.
- Usar a tecnologia de forma saudável.
|
|
Desenvolvimento Reflexão sobre uso da tecnologia e definição de estratégias de autorregulação.
- Conversa com as crianças: O que sentem quando estão a ver televisão ou a usar o telemóvel ou o tablet e lhes pedem para parar?
- Apresentar 3 imagens e pedir-lhes que pensem qual representa os seus sentimentos. (Ver recurso de apoio).
- Construir um gráfico de barras que mostre como é que as crianças se sentem.
Sugestão: o gráfico pode ser construído na parede da sala: Colocar as três imagens junto ao chão e pedir a cada criança que coloque um post-it alinhado por cima da imagem que melhor representa como se sentem. Também pode ser construída uma folha em word em se pinta uma casa correspondente a cada criança (Ver recurso de apoio).
- Analisar os resultados com as crianças: contar o número de post-its em cada linha vertical construída e ver qual dos sentimentos predomina.
- Conversa com as crianças: Gostamos dos nossos dispositivos (introduzir o termo?) mas também gostamos de pessoas. O que podemos fazer com as pessoas que não fazemos com os dispositivos? Porque é que é importante parar quando nos pedem?
Exemplos: É educado prestar atenção aos outros quando falam connosco/ Alguém pode querer dizer alguma coisa importante/ Podem ter uma coisa importante para fazer (jantar, ir a algum sítio, etc.)
- Visionamento do vídeo Saying Goodbye to Technology. Primeiro com paragens para explicação do que é dito, depois de seguida.
- Jogo para dizer adeus aos dispositivos: Pausa! Respira! Termina! Apresentar às crianças um poster para colar na parede da sala (Ver recurso de apoio).
- Fazer ritmos com as crianças com estas três palavras. As palavras podem ser acompanhadas por gestos: Pausa (sinal de pausa) | Respira (mãos circulam sobre o peito ao mesmo tempo que respiram fundo) | Termina (Fazer adeus com as duas mãos)
- Ilustração: As crianças desenham-se a si próprias na rotina Pausa! Respira! Termina!
- Subsequentemente, por exemplo, todos os dias aos longo de uma semana:
- Fazer o coro Pausa | Respira | Termina.
- Jogar um jogo de papel: duas crianças – uma faz de adulto, outra de criança. Em cada situação, a criança segue a sequência: Pausa | Respira | Termina. (Ver recurso de apoio)
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Percebe que os media estão presentes no seu quotidiano. 7. Conhece e participa na definição de regras que orientam comportamentos em relação aos media. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. |
|
Articulação curricular possível Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar |
|
Recursos
|
|
Observações Esta atividade foi adaptada de Pause for People proposta pela Common Sense Education. |