Media | Conhecer; Educação Pré-Escolar | Educação para a Cidadania | Bem-estar
Reflexão sobre uso da tecnologia e definição de estratégias de autorregulação.
 
 
 
 

Objetivos

  • Respeitar os outros ao usar a tecnologia.
  • Desenvolver competências de autorregulação.
  • Usar a tecnologia de forma saudável.

 

Desenvolvimento

Reflexão sobre uso da tecnologia e definição de estratégias de autorregulação.

  • Conversa com as crianças: O que sentem quando estão a ver televisão ou a usar o telemóvel ou o tablet e lhes pedem para parar?

  • Apresentar 3 imagens e pedir-lhes que pensem qual representa os seus sentimentos. (Ver recurso de apoio).

  • Construir um gráfico de barras que mostre como é que as crianças se sentem.
Sugestão: o gráfico pode ser construído na parede da sala: Colocar as três imagens junto ao chão e pedir a cada criança que coloque um post-it alinhado por cima da imagem que melhor representa como se sentem. Também pode ser construída uma folha em word em se pinta uma casa correspondente a cada criança (Ver recurso de apoio).

  • Analisar os resultados com as crianças: contar o número de post-its em cada linha vertical construída e ver qual dos sentimentos predomina.

  • Conversa com as crianças: Gostamos dos nossos dispositivos (introduzir o termo?) mas também gostamos de pessoas. O que podemos fazer com as pessoas que não fazemos com os dispositivos? Porque é que é importante parar quando nos pedem?
Exemplos: É educado prestar atenção aos outros quando falam connosco/ Alguém pode querer dizer alguma coisa importante/ Podem ter uma coisa importante para fazer (jantar, ir a algum sítio, etc.)

  • Visionamento do vídeo Saying Goodbye to Technology. Primeiro com paragens para explicação do que é dito, depois de seguida.

  • Jogo para dizer adeus aos dispositivos: Pausa! Respira! Termina! Apresentar às crianças um poster para colar na parede da sala (Ver recurso de apoio).

  • Fazer ritmos com as crianças com estas três palavras. As palavras podem ser acompanhadas por gestos: Pausa (sinal de pausa) | Respira (mãos circulam sobre o peito ao mesmo tempo que respiram fundo) | Termina (Fazer adeus com as duas mãos)

  • Ilustração: As crianças desenham-se a si próprias na rotina Pausa! Respira! Termina!

  • Subsequentemente, por exemplo, todos os dias aos longo de uma semana:

    • Fazer o coro Pausa | Respira | Termina.

    • Jogar um jogo de papel: duas crianças – uma faz de adulto, outra de criança. Em cada situação, a criança segue a sequência: Pausa | Respira | Termina. (Ver recurso de apoio)

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Percebe que os media estão presentes no seu quotidiano.
7. Conhece e participa na definição de regras que orientam comportamentos em relação aos media.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.

 

Articulação curricular possível

Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar

 

 

Recursos

Observações

Esta atividade foi adaptada de Pause for People proposta pela Common Sense Education.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard