Media | Refletir | 2.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Bem-estar
Reflexão sobre hábitos digitais e definição de rotinas para equilíbrio digital.
|
|
Objetivos
- Refletir sobre atividades comuns online e offline.
- Identificar formas de desligar para manter o equilíbrio entre as atividades online e offline.
- Criar rotinas de autorregulação.
|
|
Desenvolvimento
- Visionamento do vídeo Digital Life 101.
- Reflexão em grande grupo.
Ideias a abordar: Quais são as vantagens de estar ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana?/ Que benefícios existem em fazer coisas que não envolvem meios digitais?/ Qual será a melhor forma de equilibrar a utilização de meios digitais e fazer as coisas offline? Conduzir para a conclusão da necessidade de usar os media de maneira saudável e em equilíbrio com outras atividades da vida (família, amigos, escola, hobbies etc.).
- Reflexão individual/ em grande grupo:
- Preenchimento individual da parte 1 da Grelha de reflexão (ver recurso de apoio).
- Partilha das respostas dos diferentes alunos, com o objetivo de apresentar múltiplas atividades possíveis em ambos os ambientes.
- Introdução do conceito de hábitos digitais (comportamentos que fazemos com frequência ou regularidade com media e dispositivos digitais).
- Reflexão individual/ a par: Preenchimento individual da parte 2 da Grelha de reflexão e partilha das respostas a par.
- Discussão em grande grupo:
- Indigitação de dois ou três alunos para registarem as “Dicas para desligar” durante o debate.
Nota: cada dica deve ser registada em tamanho grande numa folha de papel.
-
- Clarificação do conceito de desligar (envolver-se em atividades que não envolvam dispositivos, aplicações ou internet).
Considerando os hábitos digitais que foram identificados como causadores de mal-estar, o que se poderia fazer nessa situação para desligar? Exemplos: Desligar a televisão quando não estiver a ver./ Ver apenas um programa de uma série e não clicar em reprodução automática/ Desligar o telefone./ Limitar a quantidade de tempo de jogo online./ Desativar algumas configurações (notificações de aplicações, serviços de localização etc.)./ Selecionar um dia ou horário em que não usam o telefone ou ficam online (durante o jantar, durante a semana, depois da escola, etc.)./ …
-
- Afixação das “Dicas para desligar” produzidas durante a discussão.
- Reflexão individual/ a par: Preenchimento individual da parte 3 da Grelha de reflexão e partilha das respostas a par.
- Elaboração de cartazes digitais com os desafios que os alunos se auto impuseram.
- Jogo coletivo com questionário interativo (ver recurso de apoio).
- Partilha dos cartazes digitais nos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados. 7. Aplica procedimentos básicos de segurança associados à utilização dos media e à comunicação online (proteção dos dados pessoais e da privacidade). Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media |
|
Articulação curricular possível 2.º Ciclo Cidadania e desenvolvimento |
|
Recursos
|
|
Observações Atividade adaptada de Finding balance in a digital world, proposta pela Common Sense Education. |