Media | Conhecer | Refletir | Português | Cidadania e desenvolvimento | Discurso de ódio
Abordagem do conceito de discurso de ódio, identificação de ódio online e criação de uma campanha contra o discurso de ódio.
|
|
Objetivos
- Identificar discurso de ódio.
- Compreender os malefícios do discurso de ódio.
- Combater o discurso de ódio.
|
|
Desenvolvimento
- Em grande grupo:
- Discussão sobre os conceitos de ódio e discurso de ódio (Ver recurso de apoio);
- Visionamento do vídeo Democracy for Kids: Hate speech – Now and Before (Ativar legendas e tradução para português);
- Conversa sobre o vídeo e identificação de exemplos onde o discurso de ódio se manifesta;
- Questionário interativo para identificação de situações de discurso de ódio (ver recurso de apoio).
- Em pequeno grupo, os alunos respondem às questões:
- Porque é que é importante combater o discurso de ódio (presencial ou online)?
- O que é que cada um de nós pode fazer para combater o discurso de ódio?
- Em grande grupo, os alunos partilham as suas respostas.
- Em pequeno grupo, os alunos elaboram narrativas de paz que promovam valores de respeito, tolerância e harmonia em oposição ao discurso de ódio. Todas as narrativas terão o título genérico: Traz Paz! e um subtítulo específico (ver recurso de apoio).
- Em grande grupo os alunos partilham as suas narrativas e selecionam as que deverão ser divulgadas publicamente.
- As narrativas são divulgadas nos canais digitais da biblioteca. Sugere-se a utilização das hashtags #NãoAoÓdio, #StopaoÓdio e #TrazPaz.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados. 3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos. 8. Debate situações em que a ética na comunicação foi infringida, determinando possíveis consequências. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa. |
|
Articulação curricular possível
|
|
Recursos
Outro recurso: #NãoAoÓdio https://www.instagram.com/p/Cybf8dtJAPD/?utm_source=ig_web_copy_link |
|
Observações Dependendo do tempo disponível, sugere-se que as narrativas produzidas sejam complementadas com trabalhos no âmbito da produção artística. |