|
Desenvolvimento
- Em grande grupo, orientados pelo docente, os alunos:
- Exploram algumas imagens (ver recursos – bancos de imagens) manipuladas e fora do contexto de uma forma muito óbvia, refletindo sobre as potencialidades das tecnologias digitais na criação de imagens irreais mas com elevado rigor técnico.
- Analisam exemplos de imagens ou vídeos manipulados a partir de outras imagens ou vídeos reais associados a informações falsas (ver recursos – sítios de notícias).
- Refletem sobre as intenções de quem produz este tipo de documentos, considerando que estas situações estão associadas a guerra, conflitos e pretendem causar impactos negativos como indignação, revolta e ódio.
- Visionam e analisam o vídeo CHECAMOS 🔎 Redes sociais estão repletas de imagens fora de contexto e alegações falsas sobre a guerra que acontece no Oriente Médio:
- Interpretam a componente auditiva (voz da locutora e outras, sons de fundo e música de fundo) e o impacto que a mesma tem nos comportamentos de quem assiste;
- Identificam e interpretam elementos de comunicação não-verbal como postura corporal, expressões corporais e faciais, as cores, os cenários, a situação…
- Refletem sobre como os elementos de comunicação não verbal podem ser veículos de transmissão de sentimentos de ódio, podem potenciar conflitos e outros comportamentos negativos em quem vê estes vídeos.
- Definem o conceito de discurso de ódio.
- Em pequeno grupo, os alunos:
- Elencam aspetos que são comuns nos conteúdos audiovisuais manipulados com a intenção de incentivar o ódio;
- Elaboram um conjunto de regras que devem ser tidas em conta para identificar vídeos e imagens manipuladas;
- Identificam os comportamentos a adotar quando se confrontam com um conteúdo audiovisual manipulado de incentivo ao ódio;
- Produzem uma infografia ou um pequeno vídeo com as regras e as atitudes a tomar face à identificação desta tipologia de conteúdos audiovisuais.
- Publicação das infografias/ vídeos nos canais de comunicação digital da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados. 3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos (factos, opiniões, tendências, …). 8. Debate situações em que a ética na comunicação foi infringida, determinando possíveis consequências (pessoais, sociais, culturais, …). Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa. 6. Manifesta sentido estético na apreciação de conteúdos mediáticos. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |