Media | Refletir | Produzir | Ensino Secundário | Filosofia | Português | Cidadania e Desenvolvimento | Discurso de Ódio
Reflexão sobre o discurso de ódio online e criação de uma campanha para o seu combate.
 
 
 
 

Objetivos

  • Identificar e combater o discurso de ódio.
  • Contribuir para o desenvolvimento dos ODS 4, 5, 10 e 16 (Agenda 2030).

 

Desenvolvimento

  • Individualmente, os alunos:
    • Respondem às questões propostas pela Ferramenta de autoavaliação de discurso de ódio para jovens estudantes (ver recursos), as quais conduzem à reflexão sobre os seus comportamentos online;
Nota: A ferramenta encontra-se em inglês. Os alunos poderão utilizá-la em português, usando o tradutor automático do navegador.
    • Exploram as hiperligações sugeridas no final do formulário.

  • Em pequeno grupo, os alunos respondem a algumas questões sobre discurso de ódio.
Sugestões:
Que formas pode assumir o discurso de ódio?
Quem são os indivíduos mais visados pelo discurso de ódio online?
Qual é o impacto do discurso de ódio nas pessoas?
O discurso de ódio deve ser controlado?
O direito à liberdade de expressão é inalienável? …

  • Em grande grupo, os alunos partilham as respostas a que chegaram, contando com o apoio dos professores para orientarem a reflexão.

  • Em pequeno grupo, os alunos criam uma campanha contra o discurso de ódio online, a ser usada em cartazes na escola e nos canais digitais da biblioteca, da escola e dos próprios alunos.

    Nota: Por se tratar de um meio que tem presentemente muitos utilizadores entre os jovens, poderá solicitar-se aos alunos que tenham atividade no Tiktok que promovam a campanha nos seus canais.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ..).
3. Infere sobre propósitos e intenções de mensagens mediáticas, numa vasta gama de media.
5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência.
8. Age responsavelmente em situações onde a ética na comunicação foi transgredida ( ...).

Atitudes/ Valores

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.
5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa.

 

Articulação curricular possível

Ensino Secundário
Português e Filosofia
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Esta atividade contribui para o desenvolvimento dos seguintes ODS:

ODS 4: Educação de Qualidade
ODS 5: Igualdade de Género
ODS 10: Redução das Desigualdades
ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard