|
Desenvolvimento
- Individualmente, os alunos:
- Respondem às questões propostas pela Ferramenta de autoavaliação de discurso de ódio para jovens estudantes (ver recursos), as quais conduzem à reflexão sobre os seus comportamentos online;
Nota: A ferramenta encontra-se em inglês. Os alunos poderão utilizá-la em português, usando o tradutor automático do navegador.
-
- Exploram as hiperligações sugeridas no final do formulário.
- Em pequeno grupo, os alunos respondem a algumas questões sobre discurso de ódio.
Sugestões: Que formas pode assumir o discurso de ódio? Quem são os indivíduos mais visados pelo discurso de ódio online? Qual é o impacto do discurso de ódio nas pessoas? O discurso de ódio deve ser controlado? O direito à liberdade de expressão é inalienável? …
- Em grande grupo, os alunos partilham as respostas a que chegaram, contando com o apoio dos professores para orientarem a reflexão.
- Em pequeno grupo, os alunos criam uma campanha contra o discurso de ódio online, a ser usada em cartazes na escola e nos canais digitais da biblioteca, da escola e dos próprios alunos.
Nota: Por se tratar de um meio que tem presentemente muitos utilizadores entre os jovens, poderá solicitar-se aos alunos que tenham atividade no Tiktok que promovam a campanha nos seus canais.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ..). 3. Infere sobre propósitos e intenções de mensagens mediáticas, numa vasta gama de media. 5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência. 8. Age responsavelmente em situações onde a ética na comunicação foi transgredida ( ...). Atitudes/ Valores 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa. |