Serviços de urgência ou refúgios? Ana Rita Forner Pereira é a vencedora
[29.05.2025]“É urgente repensar a estratégia. A resposta não se pode limitar ao assistencialismo; tem de ser estrutural. ”, reforça a aluna do 12º ano.
Joana Coelho, vencedora em abril, reflete sobre o domínio humano no Planeta Terra
[29.05.2025]“O nosso futuro não pode ser adiado”, sublinha a estudante do 12º ano no Agrupamento de Escolas de Vendas Novas.
O artigo "O planeta e a sua superespécie”, da autoria de Maria Amélia Martins-Loução, presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia, publicado no dia 22 de abril, em formato digital, foi o trabalho do PÚBLICO que motivou a reflexão de Joana Coelho. Superespécie ou “superproblema”? é a questão que nos coloca.
Luciana Rodrigues reclama “habitação e dignidade para todos”. Vence em março de 2025
[25.04.2025]"É inaceitável que famílias do país inteiro vivam em condições desumanas e que as próprias casas sejam demolidas sem garantia de uma habitação digna."
“EUA a caminho da distopia”. Opinião de Francisco Antunes vence em novembro
[27.12.2024]Aluno frequenta o 12.º ano no Agrupamento de Escolas de Caneças, em Odivelas. Eleições americanas? “No mundo da razão, ganharia Kamala. Mas...”
“Dediquem algum tempo aos mais velhos”. Mariana Machado assina a opinião vencedora“
[29.11.2024]“O que é feito do respeito e da educação destes filhos, netos, familiares para com os seus pais e avós?”, pergunta a aluna do AE de Barroselas, Viana do Castelo.
A notícia assinada por Sónia Trigueirão na edição de 1 de outubro do jornal PÚBLICO: Em dois meses, PSP detectou 326 idosos em risco social inspirou, em outubro, a mais recente vencedora deste concurso, Mariana Machado, do 10.º ano, do Agrupamento de Escolas de Barroselas, Viana do Castelo. O texto ganhador intitula-se Um simples abraço.
Assista aqui ao webinar.
[15.10.2024]
Como se escreve um texto de opinião? Seis perguntas e respostas para tirar dúvidas
[16.10.2024]
Todos os meses, este projeto divulga um texto de opinião escrito por um aluno ou uma aluna do ensino secundário, tendo como ponto de partida um trabalho do PÚBLICO.
Como se faz, quando nos apetece dar a nossa opinião a propósito de uma questão que nos interpela?
Está de volta o concurso que distingue os melhores textos de opinião, escritos a partir de conteúdos do jornal PÚBLICO.
Todos os meses, os alunos do ensino secundário têm oportunidade de fazer ouvir a sua voz, na sequência de conteúdos publicados na edição impressa ou online que lhes tenham despertado a atenção.
Os vencedores terão os seus textos publicados nas plataformas digitais do PÚBLICO na Escola e da RBE e respetivas redes sociais. Além disso, os alunos têm direito a uma oferta de livro(s) do PÚBLICO e a biblioteca escolar a uma assinatura digital anual do jornal.
Consulte o regulamento. Promova a participação dos seus alunos!