Isto também é comigo!          Jornalistas em rede          Jornais escolares


outubro novembro dezembro janeiro fevereiro março abril maio

Fotografia de Rodrigo CostaO sonho de comprar casa num cenário “assustador”. Rodrigo Costa dos Santos vence

[28.06.2024]

“Estes jovens compraram casa em Portugal. Como? Construíram longe dos centros e pouparam (muito)”. As suas histórias foram contadas, no PÚBLICO, por Leonor Alhinho, autora do trabalho referido no texto de opinião agora premiado: Comprar uma casa: a linha que separa a realidade do sonho. O autor frequenta o 12,º ano no Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro.


Fotografia de Brendha

A falta de professores em destaque na reflexão, premiada, da aluna Brendha Barbosa

[31.05.2024]

A reportagem "Nesta escola de Sintra, faz-se a 'gestão do caos' entre a falta de professores e turmas lotadas" foi publicada depois da Páscoa, na altura do regresso às aulas. Todos os meses, os alunos do ensino secundário têm oportunidade de, a partir de um trabalho do jornal PÚBLICO, escrever um texto de opinião e participar no concurso "Isto também é comigo! Em abril, a aluna da EBS Rainha Dona Leonor de Lencastre, no Cacém, Sintra, escreveu Ser ou não ser professor na escola pública portuguesa e ganhou.


Foto de Lara Batista

Igualdade de género volta a ser tema. Desta vez, a opinião é de Lara Barreira Batista  

[26.04.2024]

No dia 5 de março de 2024, o PÚBLICO festejou o seu 34.º aniversário com várias iniciativas dedicadas ao tema “Ser mulher em Liberdade”. A notícia de antecipação, publicada na véspera, despertou a reflexão de Lara Barreira Batista, aluna do 11.º ano na Escola Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo, que escreveu Sou adolescente. Sou cidadã. Quero sentir-me orgulhosa do país onde vivo.

 


“Como imigrante, geralmente não sou levada a sério.” Opinião de Michele Pereira vence

[29.03.2024]

O texto Chega de racismo e xenofobia, da professora e investigadora Cristina Roldão,  foi dado a conhecer, no PÚBLICO, no dia 15 de fevereiro de 2024, e motivou a opinião da aluna vencedora, que frequenta o 12.º ano na Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia: Nativismo português excessivo, pelos olhos de uma brasileira.

 


A persistência das secas e a opinião da aluna Angelina Tadeu, vencedora em janeiro

[23.02.2024]

Publicada no primeiro fim de semana do ano, a notícia “Catalunha no limite de declarar emergência por causa da seca” levou Angelina Tadeu a refletir e a defender uma “ação imediata e coordenada” para enfrentar o problema em Portugal, no seu texto Desafios atuais, soluções sustentáveis.

 


Fotografia de Sophia

Mudança de género, “um assunto em destaque em dezembro” e no texto da aluna vencedora, Sophia Tonietti

[26.01.2024]

A notícia Quase 70 menores mudaram de género e de nome no registo civil neste ano, do PÚBLICO, deu mote para o texto que venceu a edição de dezembro, escrito por Sophia Spiguel Tonietti, que frequenta o 11.º ano No Agrupamento de Escolas Lima de Faria, em Cantanhede, no distrito de Coimbra: É suficiente permitir a mudança de género no registo? Eu digo que não! 

 


Foto da Margarida

A dependência do telemóvel, tema do texto vencedor, escrito por Margarida Mateus Cruz

[28.12.2023]

Nunca, como agora, Aristóteles fez tanto sentido: a Escola à procura de si, o texto de opinião no PÚBLICO que serviu, em novembro, de ponto de partida para a reflexão da aluna vencedora de mais uma edição do concurso, desta vez aluna do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova: Os adolescentes e os telemóveis.

 


foto do vencedor

Texto de opinião sobre o mirandês dá a vitória a Duarte Guerreiro, de Lisboa

[24.11.2023]

Mirandês – uma língua não morre enquanto andar no falar e no sentir. Era este o título do trabalho do PÚBLICO, com data de 8 de outubro de 2023, que inspirou, em outubro, o mais recente vencedor deste concurso, Duarte Guerreiro, do 12.º ano da Escola Secundária D. Pedro V, Agrupamento de Escolas das Laranjeiras, Lisboa. O texto ganhador intitula-se Mirandês: um património a preservar na era digital.


Lançamento

[29.09.2023]

Esta iniciativa mensal da Rede de Bibliotecas Escolares e do PÚBLICO na Escola funciona assim: todos os meses, os alunos do ensino secundário são convidados a escrever um texto de opinião sobre um trabalho do PÚBLICO que lhes tenha despertado a atenção. Impresso ou online, em forma de texto, fotografia, vídeo, podcast... Precisa é de ter sido publicado durante o mês em que o estudante participa na iniciativa. A participação traduz-se no envio de um texto, que não pode ir além das 350 palavras, a dizer o que pensa acerca do assunto que o motivou.

Para ajudar os candidatos, disponibiliza-se um guião com dez pontos a ter em conta ao escrever um texto de opinião. 

As regras de participação neste “Isto também é comigo!” preveem que cada aluno possa participar as vezes que desejar. Os textos de opinião são submetidos pelo professor bibliotecário, através do preenchimento de um formulário, até à última sexta-feira de cada mês. Mensalmente, o texto selecionado pelo júri será publicado nas plataformas digitais do PÚBLICO na Escola e da RBE e respetivas redes sociais, uma vez mais até à última sexta-feira do mês seguinte à participação dos estudantes. O autor terá ainda direito a uma coleção de livros do PÚBLICO. À escola que frequenta será oferecida a assinatura digital anual do PÚBLICO ou uma coleção de livros para a respetiva biblioteca.

Com esta iniciativa pretende-se “promover o contacto dos alunos com a atualidade através da leitura regular da imprensa; incentivar a escrita de textos de opinião sobre temas mediáticos, respeitando as características, a estrutura e a finalidade desta tipologia textual; ajudar a compreender o modo como os textos mediáticos se alicerçam em conceções do mundo particulares e comunicam valores”.

“Isto também é comigo!” insere-se numa parceria entre o PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares, apresentada na segunda-feira, 25 de outubro de 2021, num programa no Ao Vivo do PÚBLICO: “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO”. 

Documento de apoio


_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard