acao_par_ao_empoderamento.webp>
Ação para o Empoderamento Climático e Literacia da Informação e Media: Roteiro A proliferação de conteúdos na internet e nas redes sociais sem ligação a especialistas e à ciência, reforça a necessidades do desenvolvimento sustentável se ancorar na avaliação crítica de fontes e em competências de informação e media.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Ação para o Empoderamento Climático e Literacia da Informação e Media: Roteiro [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 29-05-2024. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4354 .html>
Comissao_europeia_greencomp.webp>
Comissão Europeia: GreenComp No espaço europeu o GreenComp ou o Quadro Europeu de Competências de Sustentabilidade (European Sustainability Competence Framework) define as competências necessárias para a transição ecológica e sustentável.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Comissão Europeia: GreenComp [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 22-05-2024. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4355 .html>
UNESCO_educacao_para_o_desenvolvimentos.webp>
UNESCO: Educação para o Desenvolvimento Sustentável A concretização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2015) exige uma transformação na forma como pensamos e agimos.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: UNESCO: Educação para o Desenvolvimento Sustentável [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 16-05-2024. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4356 .html>
Pegada_de_carbono.webp>
Pegada de carbono da biblioteca: estudo de caso Aceda às principais conclusões deste projeto de investigação e formação pioneiro, que usou a calculadora da pegada e da impressão digital de carbono da biblioteca e envolveu, entre 2020-2021, 13 bibliotecas públicas da Finlândia. Aceda às principais conclusões.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Pegada de carbono da biblioteca: estudo de caso [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 19-03-2024. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4358 .html>
qual_e_a_impressao_digital_de_carbono.webp>
Qual é a Impressão Digital de Carbono da sua Biblioteca? A Rede de Bibliotecas Escolares contactou a Carbon Footprint Ltda, especialista em emissões de carbono, que informou que o cálculo da Impressão Digital é qualitativo e que o importante é medir com precisão a Pegada de Carbono, para que esta possa ser reduzida e ser feito um plano para atingir zero emissões nos próximos anos.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Qual é a Impressão Digital de Carbono da sua Biblioteca? [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 11-03-2024. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4359 .html>
o_papa_francisco_e_a_ecologia.webp>
O Papa Francisco e a Ecologia Integral
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: O Papa Francisco e a Ecologia Integral [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 08-03-2024. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4147 .html>
UN_COP28_e_o_papel_das_bibliotecas.webp>
UN: COP28 e o papel das bibliotecas
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: UN: COP28 e o papel das bibliotecas [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 08-03-2024. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4145 .html>
conhece_a_pegada_de_carbono.webp>
Conhece a Pegada de Carbono da sua Biblioteca?
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Conhece a Pegada de Carbono da sua Biblioteca? [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 04-03-2024. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4360 .html>
bibliotecas_escolares_sustentaveis.webp>
Bibliotecas escolares sustentáveis No dia 2 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Palmela foi apresentado o Guia de Boas Práticas Ambientalmente Sustentáveis em Bibliotecas Escolares.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Bibliotecas escolares sustentáveis [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 17-05-2023. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/3874 .html>
Rede_de_Patrim_nio_Clim_tico.png>
Rede de Património Climático Lançada em outubro de 2019, em Edinburgo, Escócia, a Climate Heritage Network [Rede de Património Climático] 1 é constituída por centenas de organizações de artes, cultura e património...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Rede de Património Climático [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 18-11-2021. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2353 .html>
Bibliotecas_construindo_um_futuro_susten1.png>
Bibliotecas construindo um futuro sustentável A presidência da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) 2021-23, subordina-se ao tema “bibliotecas construindo um futuro sustentável”...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Bibliotecas construindo um futuro sustentável [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 15-11-2021. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2352 .html>
bibliotecas_verdes_IFLA.png>
Bibliotecas verdes: atividades, projetos e recursos da IFLA Uma biblioteca verde define-se pela construção do edifício e gestão que devem assentar, entre outras, na ideia de partilha - do espaço, coleção, informação, equipamentos...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Bibliotecas verdes: atividades, projetos e recursos da IFLA [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 12-11-2021. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2349 .html>
Bibliotecas_Verdes1.png>
Bibliotecas Verdes: edifício e gestão De acordo com o Online Dictionary for Library and Information Science [Dicionário em Linha para Biblioteca e Ciência da Informação]1, Biblioteca Verde (Green Library) ou Sustentável (Sustainable Library...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Bibliotecas Verdes: edifício e gestão [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 08-11-2021. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2348 .html>
Educa__o_clim_tica_e_ambiental.png>
Educação climática e ambiental Equilíbrio ambiental e ação climática são prioridades da agenda das crianças e jovens, estabelecidas com o propósito de alterar hábitos e medidas políticas de consumo e produção...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Educação climática e ambiental [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 05-11-2021. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2347 .html>
Sem_planeta_saud_vel.png>
Sem planeta saudável, não haverá direitos humanos De 31 de outubro a 12 de novembro realiza-se a 26.ª Conferência das Partes sobre o Clima COP26 1 em Glasgow, Escócia, que visa cumprir as metas do acordo de Paris 2, mantendo o aumento de temperatura abaixo dos 1,5ºC...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Sem planeta saudável, não haverá direitos humanos [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 03-11-2021. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2346 .html>
5_Raz_es_para_valoriza__o_das_artes_e_da.png>
5 Razões para valorização das artes e da cidadania O Quadro Estratégico da Rede de Bibliotecas Escolares 2027 - Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro enquadra-se na visão humanista e inclusiva proposta pelo Perfil dos Alunos e advoga a aprendizagem...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: 5 Razões para valorização das artes e da cidadania [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 02-11-2021. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2345 .html>
A_Hora_do_Planeta.png>
A Hora do Planeta: Água e Alterações Climáticas A Hora do Planeta é uma iniciativa global em que, através de uma ação simbólica - apagar as luzes a uma mesma hora – os cidadãos manifestam, perante si próprios e os líderes mundiais, a sua preocupação ...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: A Hora do Planeta: Água e Alterações Climáticas [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 22-03-2021. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2338 .html>
Na__es_Unidas_e_Educa__o_para_a_A__o_Cli.png>
Nações Unidas e Educação para a Ação Climática A Organização para as Nações Unidas (ONU) promove a Educação Climática através da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que disponibiliza recursos e atividades educativas...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Nações Unidas e Educação para a Ação Climática [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 20-11-2020. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2055 .html>
MobilizAR.png>
MobilizAR “Como melhorar a qualidade do ar, diminuir o ruído e mudar a mobilidade rumo à poluição ZERO?” é a questão levantada por MobilizAR – Rumo à Poluição Zero da Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: MobilizAR [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 25-10-2020. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2052 .html>
A__o_clim_tica.png>
Ação climática - “E se começássemos apenas com uma canção?”
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Ação climática - “E se começássemos apenas com uma canção?” [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 08-10-2020. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2056 .html>
Crise_clim_tica___Professores_e_comunida1.png>
Crise climática – Professores e comunidade podem ter um papel ativo Dia 25 de setembro de 2020 os jovens das cidades portuguesas, tal como os de milhares de cidades no mundo, responderam ao apelo do movimento internacional Fridays For Future ...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Crise climática – Professores e comunidade podem ter um papel ativo [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 30-09-2020. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2054 .html>
Outros_livros_e_conte_dos_criativos1.png>
Outros livros e conteúdos criativos A reflexão sobre Álbuns gráficos para o desenvolvimento estaria incompleta caso não deixássemos aqui uma menção a dois outros projetos internacionais com livros...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Outros livros e conteúdos criativos [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 28-04-2020. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2078 .html>
A_lbuns_gra_ficos_para_o_desenvolvimento.png>
Álbuns gráficos para o desenvolvimento A necessidade de construir lugares de encontro, reflexão e diálogo, a respeito dos problemas que afetam as crianças e os jovens nas suas vidas diárias, pode ser facilitada pela disponibilização, leitura ou, mesmo, exposição de álbuns gráficos...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Álbuns gráficos para o desenvolvimento [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 26-04-2020. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2079 .html>
50_Dia_da_Terra.png>
50.º Dia da Terra -12 documentários e outros recursos Desde 1970 que todos os anos, a 22 de abril, se comemora o Dia da Terra para chamar a atenção para a importância de o ser humano viver em harmonia com o Planeta...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: 50.º Dia da Terra -12 documentários e outros recursos [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 22-04-2020. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2070 .html>
Qual___a_import_ncia_do_mar.png>
Oceano – Educar para uma geração azul Qual é a importância do mar para o ser humano? E para o planeta? Qual é o valor estratégico do mar para um país costeiro como Portugal, bem como para os seus habitantes?
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Oceano – Educar para uma geração azul [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 20-01-2020. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2080 .html>
Ambiente.png>
Ambiente - Dimensões do problema e respostas
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Ambiente - Dimensões do problema e respostas [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 15-12-2019. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2086 .html>
Filmes_que_contribuem_para_a_transforma_.png>
Filmes que contribuem para a transformação A Help Images (ONGD criada em 2008) é uma produtora de conteúdos multimédia (filmes, vídeos, documentários) que, no âmbito do projeto I LOVE 2 HELP...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Filmes que contribuem para a transformação [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 10-12-2019. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2087 .html>
Giving_Tuesday1.png>
Giving Tuesday – Movimento global de generosidade Giving Tuesday é um movimento que incentiva as pessoas à ação em prol do bem comum: dar o seu tempo, conhecimento...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Giving Tuesday – Movimento global de generosidade [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 01-12-2019. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2083 .html>
Todos_chamados_a_participar.png>
Todos chamados a participar Francisco Ferreira, Presidente da "Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável"....
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Todos chamados a participar [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 31-10-2019. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2088 .html>
Crise_clim_tica.png>
Crise climática - Não podemos ser neutros nem pouco rigorosos A Future World (lançado a 14/05/2019) é um documentário da revista britânica Dazed, protagonizado...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Crise climática - Não podemos ser neutros nem pouco rigorosos [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 04-05-2019. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2089 .html>
Greta_Thunberg__A_nossa_casa.png>
Greta Thunberg, A nossa casa está a arder Notícias sobre Greta Thunberg e o movimento estudantil que lidera, Fridays for Future
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Greta Thunberg, A nossa casa está a arder [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 20-04-2019. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2090 .html>
Reconstru__o_de_c_digos_de_estilo.png>
Reconstrução de códigos de estilo
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Reconstrução de códigos de estilo [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 02-11-2018. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2098 .html>
Sistema_Terrestre1.png>
Sistema Terrestre: Casa Comum da Humanidade E se fosse criado um sistema que desse, a todos os que cuidam do planeta, benefícios económicos...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Sistema Terrestre: Casa Comum da Humanidade [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 24-09-2018. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2107 .html>
Cidades_Charter.png>
Cidades Charter A gravidade e o custo dos problemas atuais pode inibir a ação individual, pelo que há que, segundo Paul Romer, dar oportunidade às pessoas...
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Cidades Charter [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 01-09-2018. [Consult. 21-11-2024] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/2105 .html>
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard