Dia 25 de setembro de 2020 os jovens das cidades portuguesas, tal como os de milhares de cidades no mundo, responderam ao apelo do movimento internacional Fridays For Future para um Dia de ação global por justiça climática (Greve Climática Estudantil).
A educação climática ganhou lugar de destaque em todo o mundo a partir das greves organizadas pelos jovens em 2019, mas na escola e biblioteca professores e comunidade podem ter um papel ativo na transformação de mentalidades, hábitos e políticas.
As bibliotecas escolares reforçam o trabalho sobre a Ação Climática (Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável 13) empoderando os jovens para a ação e fazendo-o de forma integrada e flexível, com todas as áreas curriculares (artes, ciências, literatura, cidadania…) e a partir de projetos educativos criados pelas próprias escolas, através de candidaturas ou aderindo a projetos já existentes, por exemplo: Miúdos a Votos, Pensar e Intervir, Debaqui, Zig Zag, Todos Contam, Deco-Jovem, Parlamento dos Jovens, Eco-Escolas, Jovens Repórteres para o Ambiente, Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, Papel por Alimentos, Dar de Volta, Maletas da Sustentabilidade.
Dada a urgência de ação global, Itália tornou, a partir do ano letivo 2020/ 2021, o tema da educação climática obrigatório para todos os alunos das escolas públicas - eis algumas das suas atividades e projetos.
A Academia de Professores da School Education Gateway no curso, Enfrentando a Crise Climática Global em Sua Sala de Aula, criou um conjunto de atividades pedagógicas imaginativas e ligadas aos interesses e à vida das crianças e jovens - criar e jogar jogos, construir instrumentos musicais, ir às compras, fazer plogging, construir um abrigo de sementes… - que também podem ajudar a comunidade escolar a tomar consciência e a dar o seu contributo para a mudança.
A comunidade eTwinning colabora neste desígnio ao tomar como tema de 2020 as Mudanças Climáticas e Desafios Ambientais.
Estas são algumas propostas educativas de ação climática. Gostaríamos agora de conhecer e de divulgar a sua.
Fonte da imagem: ONU. ODS. https://sustainabledevelopment.un.org/focussdgs.html#goal13