Suporte > Recursos > Cidadania e biblioteca escolar | Pensar e Intervir > Clips

Sem planeta saudável, não haverá direitos humanos

De 31 de outubro a 12 de novembro realiza-se a 26.ª Conferência das Partes sobre o Clima COP26 1 em Glasgow, Escócia, que visa cumprir as metas do acordo de Paris 2, mantendo o aumento de temperatura abaixo dos 1,5ºC relativamente ao período anterior à Revolução Industrial.

Esta é uma conferência anual da ONU que reúne a COP, órgão supremo de tomada de decisão da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e avalia o progresso nesta área.

crise climática é causada pela ação humana, sendo responsável por degelo e subida do nível do mar, destruição de ecossistemas, extinção de espécies e surgimento de novas doenças, acidificação e presença de plásticos nos oceanos, ocorrência mais intensa e frequente de fenómenos climáticos extremos, constituindo ameaça à sobrevivência da espécie humana.

Desta COP esperam-se decisões ambiciosas na “Meta 13: Tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos” dos ODS 3, que envolvam políticos, empresas e sociedade civil em todo o mundo, pois só uma ação global, sistémica e urgente pode mitigar efeitos desta crise que todos os anos alcança novos recordes.

A 8 de outubro o Conselho de Direitos Humanos da ONU reconheceu, através da resolução 48/13, que “ter um meio ambiente limpo, saudável e sustentável é um direito humano” 4 que exige “ação ousada” para ser posto em prática e a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, sublinhou a importância da ação das crianças e jovens na defesa do ambiente 5 e que “sem um planeta saudável para se viver, não haverá direitos humanos. E se nós continuarmos no nosso caminho atual, poderá não haver humanos no futuro” 6.

A comunidade internacional defende que a educação e formação ajudam “as pessoas a compreender e enfrentar os impactos da crise climática, capacitando-as com conhecimentos, habilidades, valores e atitudes necessários para atuar como agentes de mudança”. A UNESCO reconhece que a ação climática é uma das principais prioridades da Educação para o Desenvolvimento Sustentável até 2030 7. O Fórum Económico Mundial e a comunidade internacional consideram que “a crise climática é uma crise dos direitos das crianças”, as mais afetadas nesta crise, sublinhando o aumento de desigualdades entre fronteiras e gerações e que “as crianças em todo o mundo herdaram um problema que não é da sua autoria” 8.

Quadro Estratégico 2027 da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece que a Sustentabilidade é um dos valores fundamentais das bibliotecas escolares e, por isso, a RBE vai apresentar, nos próximos artigos desta série, exemplos de ações que podem contribuir para a consciência e ação em prol da defesa e proteção do ambiente, sobretudo através da educação. Quer contribuir para esta iniciativa e partilhar com todos as suas propostas? Preencha este formulário.

 

Referências
1. United Nations; UK Government. (2021). COP26 in partnership with Italy. https://ukcop26.org/
2. ONU (2015, 11 de dezembro). Acordo de Paris sobre o Climahttps://brasil.un.org/pt-br/node/88191
3. United Nations. (s.d.). Sustainable Development Goals: Goal 13: Take urgent action to combat climate change and its impacts. https://www.un.org/sustainabledevelopment/climate-change/
4. ONU (2021, 8 outubro). Acesso a um ambiente saudável, declarado um direito humano pelo conselho de direitos da ONUhttps://news.un.org/en/story/2021/10/1102582
5. Nações Unidas. (2021). Sem ação climática, não haverá direitos humanos, alerta Bachelethttps://brasil.un.org/pt-br/156098-sem-acao-climatica-nao-havera-direitos-humanos-alerta-bachelet
6. Nações Unidas Brasil. (2021, 29 de outubro). Sem ação climática, não haverá direitos humanos, alerta Bachelethttps://brasil.un.org/pt-br/156098-sem-acao-climatica-nao-havera-direitos-humanos-alerta-bachelet
7. Educação para ação climática. https://en.unesco.org/themes/education-sustainable-development/cce
8. World Economic Forum. (2021, 18 de outubro). Children face life with more heatwaves, floods, droughts and wildfires than their grandparents. https://www.weforum.org/agenda/2021/10/climate-change-crisis-child-rights-crisis-save-the-children-cop26/
 
Fonte da imagem: United Nations; UK Government. (2021). COP26 in partnership with Italy
 
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard