Equilíbrio ambiental e ação climática são prioridades da agenda das crianças e jovens, estabelecidas com o propósito de alterar hábitos e medidas políticas de consumo e produção que respeitem os limites do Planeta e garantam qualidade de vida no futuro.

Segundo o Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas, a temperatura mundial provocada pela atividade humana, mantendo-se o ritmo atual de crescimento, “chegará a 1,5 °C por volta de 2040” e, porque alcançar o aumento de 2.º C é cenário catastrófico, precisamos de “mudanças rápidas, abrangentes e sem precedentes em todos os aspetos da sociedade” 1.

O último relatório da Plataforma de Política Científica Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistémicos das Nações Unidas, considera que ”1 milhão de espécies animais e vegetais estão agora ameaçadas de extinção”, o que representa um quarto das espécies da Terra 2 e o Global Tree Assessment 2021 conclui que até metade das espécies de árvores selvagens do mundo, 17.510 espécies, corre risco de extinção, sobretudo devido à agricultura intensiva.

Porque a educação é a forma mais consistente de transformar economias e estilo de vida, a UNESCO considera que a educação para a ação climática e sustentabilidade ambiental é crucial para promover a mudança e alcançar as metas da Agenda 2030 3.

Quadro Estratégico 2027 da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece que a Sustentabilidade é um dos valores fundamentais das bibliotecas escolares e que a educação deve responder às necessidades e inquietações das crianças e jovens e ser desenvolvida com eles, através da leitura, informação e conhecimento, designadamente científico e para o bem comum. É necessário que as reflexões e ações informais dos jovens sejam ouvidas, aprofundadas e disseminadas em ligação aos currículos, artes e cultura, tecnologias digitais e ação junto da comunidade. Este é um desafio urgente e de todos, consentâneo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e a Agenda 2030.

 

No sítio da RBE Cidadania e Biblioteca Escolar | Pensar e Intervir pode encontrar as seguintes propostas:

Encontros rápidos (speed meetings): Assunto? Microplásticos!

Lixo marinho – ação comunitária de limpeza

Problema/ solução ambiental musicada

Os guardiões da biosfera – trabalho de projeto

Sou um consumidor consciente?

Quer contribuir para a partilha de propostas de ações que podem contribuir para a consciência e ação em prol da defesa e proteção do ambiente, sobretudo através da educação? Preencha este formulário.

 

Referências
1. Referências: UNESCO. (2021). Education for sustainable development: a roadmap [Educação para o desenvolvimento sustentável: um roteiro]. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374802
2. Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services. (2019). Global Assessment Report on Biodiversity and Ecosystem Services. https://ipbes.net/news/Media-Release-Global-Assessment#_Scale_of_Loss
3. UNESCO (2021). Educação para ação climática. https://en.unesco.org/themes/education-sustainable-development/cce
 
Fonte da imagem: NASA. (2021). Earth Observatory: World of Changehttps://earthobservatory.nasa.gov/world-of-change
 
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard