De acordo com o Online Dictionary for Library and Information Science [Dicionário em Linha para Biblioteca e Ciência da Informação]1, Biblioteca Verde (Green Library) ou Sustentável (Sustainable Library) é:
- “Uma biblioteca concebida para minimizar o impacto negativo no ambiente natural e
- maximizar a qualidade ambiental interior através de
Porém, de acordo com a International Federation of Library Associations and Institutions [Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias] (IFLA), cuja estratégia orienta a ação da Rede de Bibliotecas Escolares, para que uma biblioteca possa ser sustentável não basta o edifício e gestão, é necessário “serviços, atividades e projetos relacionados, demonstrando o papel social e a responsabilidade das bibliotecas como exemplos, capacitadores e educadores na comunidade” 2 e estes serão objeto dos próximos artigos desta série.
Na IFLA é a ENSULIB (Environment, Sustainability and Libraries) a secção responsável por “encorajar os bibliotecários a inspirarem as suas comunidades para uma forma de ação ambientalmente mais sustentável, fornecendo materiais sobre biblioteconomia verde, dando voz aos bibliotecários verdes e aos projetos de bibliotecas em todo o mundo, liderando pelo exemplo e oferecendo um fórum de discussão” 3.
Sobre edifícios, equipamentos e gestão sustentáveis a IFLA criou lista de verificação 4, em diversos idiomas, entre os quais português, que baseia as decisões da biblioteca em 12 critérios, nos quais destacamos alguns aspetos:
1. Planeamento e finanças
2. Procedimentos
- Desenvolver uma visão holística das questões de sustentabilidade;
- Definir a pegada ecológica e objetivos específicos ambientais da biblioteca.
3. Localização
Considerar condições climáticas, ruído, acessos, possibilidade de utilização de transportes públicos e pessoais (bicicletas, trotinetes).
4. Construção
Usar matérias-primas renováveis, duráveis, reparáveis, de abastecimento local.
5. Edifício
Minimizar o consumo de energia usando exposição solar indireta e vidros baços para proteção solar, delimitando zonas com diferentes finalidades, usando sistema de iluminação com sensores de movimento e controlo individual de luz nos lugares de leitura; proporcionar manutenção fácil, ventilação natural evitando ar condicionado, isolamento térmico, equipamento para diminuição de uso de água e energia e conceber soluções inovadoras.
6. Acessórios de interiores
Utilizar para os móveis da biblioteca materiais renováveis e reutilizáveis, móveis modulares e que permitam uma gestão flexível do espaço.
7. Tecnologia verde de informação e comunicação (Green IT)
Usar tecnologia que reduza o impacto dos recursos digitais no ambiente, mediante consumo de menos energia (stand-by), de matérias-primas menos tóxicas, reutilizáveis, reparáveis, sem gasto de papel (arquivo digital) e tinteiros.
8. Serviços ao utilizador
Proporcionar serviços de reprografia que deem primazia ao digital em vez do impresso e à impressão frente e verso e a preto e branco. Usar alternativas do comércio justo para objetos de plástico (sacos, copos), emprestar outros objetos para além do livro (computadores portáteis e tablets, calculadoras, tesouras…).
9. Gestão da biblioteca
Na gestão das instalações fomentar redução, separação e reciclagem de lixo (papel e embalagens, pilhas…), uso parcimoniosa e ecológica de lâmpadas LED e materiais de limpeza e desinfeção que preservem a saúde humana e ambiental, abastecimento através de fornecedores locais certificados e formação dirigida a trabalhadores e utilizadores.
10. Objetivos estratégicos
Promover a transparência do custo de energia e outros recursos que gera consciencialização, controlo e redução do consumo.
11. Marketing e relações públicas
Sob a divisa: “uma imagem verde é uma boa imagem”, as bibliotecas devem informar e comunicar com e para parceiros e atividades ecológicas, dar o exemplo, antecipar soluções criativas e influenciar utilizadores e parceiros (livreiros, editores, fornecedores, autarquia) e nos seus documentos, notícias e relatórios informar sobre progressos alcançados e desafios.
12. Certificados
Para além dos edifícios serem em Portugal obrigatoriamente avaliados através do Sistema de Certificação Energética (SCE), há sistemas de gestão e certificação internacionais voluntários, por exemplo:
- LEED (Leadership in Energy and Environmental Design [Liderança em Energia e Design Ambiental] - USA): o sistema de classificação mais utilizado em todo o mundo, desenvolvido e administrado pelo United States Green Building Council para avaliar a sustentabilidade em diversas áreas;
- ISO [International Organization for Standardization / Organização Internacional de Normalização] 14000, norma que estabelece diretrizes sobre gestão ambiental nas empresas 5.
Os certificados e prémios de sustentabilidade obtidos devem ser tornados públicos na biblioteca física e digital.
Em síntese, apesar do professor bibliotecário focar habitualmente a sua ação nas atividades e projetos sustentáveis com e para as crianças e jovens, estes 12 critérios são áreas em que pode sensibilizá-los a colaborar, criar, discutir, pôr em prática e contar a experiência para disseminar e recolher contributos para melhorar. A visão da sustentabilidade para os desafios do século XXI deve ser ampla e multissectorial, podendo os parceiros ajudar a identificar problemas e implementar soluções que exijam conhecimento especializado.
Na gestão e dinamização da biblioteca escolar incorpora e mobiliza ações nestas áreas? Há outros critérios a ter em conta na criação de uma biblioteca verde? Partilhe com todos a sua experiência e conhecimento, através deste formulário.
Referências 1. ABC-CLIO, LLC. (2021). Online Dictionary for Library and Information Science. https://products.abc-clio.com/ODLIS/odlis_s.aspx#sustainablelib 2. International Federation of Library Associations and Institutions. (2021, 19 August). WLIC 2021 Virtual Conference Open Programme by the ENSULIB Section. http://origin-www.ifla.org/node/94104?og=479 3. International Federation of Library Associations and Institutions. (2021, 2 March). Environment, Sustainability and Libraries Section. http://origin-www.ifla.org/environment-sustainability-and-libraries 4. Werner, K. (2013). Sustainable buildings, equipment, and management. A checklist. https://www.ibi.hu berlin.de/de/studium /studprojekte/buchidee/bi12/ checklist