Projetos > PÚBLICO na Escola > Isto também é comigo! > Edição 2022-2023

“O ensino público dá esperança a todos”, lembra Joaquim Faria, o aluno vencedor

outubro novembro dezembro janeiro fevereiro março abril maio

“O ensino público dá esperança a todos”, lembra Joaquim Faria, o aluno vencedor

[21.03.2023]
Prémios vão desta vez para o Agrupamento de Escolas de Fafe. Concurso, mensal, prossegue no resto do ano letivo. 

No dia 15 de fevereiro o PÚBLICO fez sair, na versão online e em papel,  o artigo “Negociações entre ministério e sindicatos de professores prolongadas mais uma semana”, assinado pelo jornalista Samuel Silva.

Foi sobre este trabalho que o aluno Joaquim Luís Pires Faria, do 10.º ano do Agrupamento de Escolas de Fafe, escreveu um texto de opinião para participar, em fevereiro, no concurso "Isto também é comigo!".

Esse texto, que agora publicamos, mereceu a preferência do júri, composto por: Cláudia Sá, professora de Português e coordenadora do Clube de Jornalismo da Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende, Diana Pocinho, aluna do AE de Condeixa, Raquel Ramos, da Rede de Bibliotecas Escolares, e a jornalista Natália Faria.

Este concurso, mensal, é uma Iniciativa do PÚBLICO na Escola e da Rede de Bibliotecas Escolares (consultar regras de participação).

Foto de Joaquim Faria
Joaquim Faria, frente à exposição "Centenário de Saramago" :
pinturas feitas pelos alunos a partir de textos do autor - AE Fafe.

 

Qual o valor da escola pública?

As escolas públicas são extremamente importantes para a formação de um futuro cidadão que se quer informado, crítico e integrado. O ensino e a formação devem ser permitidos de uma forma justa a todas as pessoas; só assim serão possíveis melhorias de vida e o respeito pelo próximo. Tendo a sociedade o poder de permitir o ensino/a aprendizagem a todos, porque não o fazer?

Tenho lido, ao longo deste mês de fevereiro, vários artigos do jornal PÚBLICO que dão conta da luta em defesa da escola pública. Chamou-me particular atenção o artigo “Negociações entre ministério e sindicatos de professores prolongadas mais uma semana” [Samuel Silva, 15 de fevereiro de 2023], pois considero urgente que se chegue a acordo e, sobretudo, que se olhe com atenção para a importância da escola na construção do futuro.

O ensino público dá esperança a todos, até mesmo àqueles que vivem numa situação muito difícil, pois só através do ensino público é que podem ter direito a mudar as suas vidas. Independentemente da sua condição socioeconómica, frequentam a escolaridade obrigatória e alguns podem progredir para o ensino superior com recurso a bolsas de estudo.

Por outro lado, a escola pública é o espaço que acolhe o aluno e todas as suas vivências. Aqui, os técnicos que nos apoiam e as amizades que se constroem fazem-nos aprender a superar as adversidades. As pessoas com dificuldades de aprendizagem têm o seu tempo e as ajudas para fazerem o seu caminho. Eu tenho uma problemática de dislexia e, como tal, este texto teve de ser corrigido para ser publicado; foi na escola pública que sempre senti o apoio para ultrapassar as minhas dificuldades e me tornar bom aluno.

Podemos pensar que as escolas públicas podem representar um grande peso económico para o país, mas não é verdade, trata-se de um investimento com forte impacto positivo. Diversos trabalhos académicos têm calculado o retorno económico da educação, mostrando isso mesmo, que se trata de um investimento com grandes ganhos no desenvolvimento de um país.
Concluindo, a escola pública traz benefícios inegáveis ao nosso país, a nós jovens, na nossa diversidade e na procura por um futuro.

Joaquim Luís Pires Faria
10.º ano
Agrupamento de Escolas de Fafe
 

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard