2016-2017 | 2017-2018 | 2018-2019 | 2019-2020 | 2020-2021 | 2021-2022 |
Os resultados das eleições da edição deste ano de Miúdos a votos! foram divulgados no dia 20 de maio, numa celebração dos livros e da participação democrática que contou com centenas de alunos de todo o país, que encheram de alegria e cor a Fundação Calouste Gulbenkian.
Este ano, foram batidos todos os recordes de participação, tendo votado 105 008 alunos, distribuídos pelos quatro ciclos de ensino envolvidos, desde o 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário. O número de votantes traduziu-se em:
Resultados do 1.º ciclo do ensino básico:
1.º lugar - Gravity Falls, de Alex Hirsch, com 18,7% dos votos;
2.º lugar - Não Abras Este Livro, de Andy Lee, com 12% dos votos;
3.º lugar -Trincas, o Monstro dos Livros, de Emma Yarlett, com 7,5% dos votos.
Veja os resultados totais deste ciclo de ensino.
Resultados do 2.º ciclo do ensino básico:
1.º lugar - Gravity Falls, de Alex Hirsch, com 15,8% dos votos;
2.º lugar - Avozinha Gângster, de David Walliams, com 15,4% dos votos;
3.º lugar - O Diário de Anne Frank, com 8,7% dos votos.
Veja os resultados totais deste ciclo de ensino.
Resultados do 3.º ciclo do ensino básico:
1.º lugar - Avozinha Gângster, de David Walliams, com 13,8% dos votos;
2.º lugar - Um de Nós Mente, de Karen McManus, com 11,3% dos votos;
3.º lugar - O Diário de Anne Frank, com 10,1% dos votos.
Veja os resultados totais deste ciclo de ensino.
Resultados do ensino secundário:
1.º lugar - After, Depois de o Conhecer, de Anne Tod, com 9,3% dos votos;
2.º lugar - Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, com 8% dos votos;
3.º lugar - O Diário de Anne Frank, com 7,6% dos votos.
Veja os resultados totais deste ciclo de ensino.
Siga aqui a festa final em streamming: https://www.facebook.com/events/397535968934619
Será já no dia 20 de maio que ficaremos a saber quais foram os livros mais votados, neste ano letivo, pelos alunos portugueses, do 1.º ciclo ao ensino secundário. A divulgação dos resultados será feita em modo de celebração, numa festa a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, que contará com a participação de crianças e jovens de todo o país.
A partir das 14h00, o evento poderá ser acompanhado à distância, através das páginas do Facebook da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior. Fique a saber, em direto, quais são “os livros mais fixes” deste ano, enquanto celebra connosco a cidadania ativa e o gosto pelos livros e pela leitura.
10h00 Início das atividades do Serviço Educativo da Fundação Calouste Gulbenkian Viajar com os livros: “Vem connosco, vem!” Partidos pela leitura Miúdos a votos! - leitura e cidadania Miúdos a votos! – alguns dados Anúncio dos livros mais votados do ensino secundário Ringue dos livros |
Anúncio dos livros mais votados do 3.º ciclo do ensino básico Miúdos a votos! – testemunho de docentes Anúncio dos livros mais votados do 2.º ciclo do ensino básico Rap e biscoitos 15h15 Intervalo 15h35 Segunda parte da festa, com a presença do Ministro da Educação, João Costa O Pescador de Memórias - espetáculo de Arruada pela leitura ”Escola Feliz” – canção Momento musical Poesia e Intervenção Jogo “Perseguição do labirinto” Hino “O teu voto conta!” 17h00 Encerramento
|
No âmbito da iniciativa Miúdos a votos!, organizada pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, serão promovidos cinco webinars, entre os dias 27 de janeiro e 8 de fevereiro, destinados a alunos e professores/professores bibliotecários.
Em três dos webinars, o foco será o universo da informação, havendo a possibilidade de os alunos colocarem questões e trocarem ideias com a equipa redatorial da VISÃO Júnior.
Noutro webinar, da responsabilidade da Rádio Miúdos, o objetivo será aprender como gravar um podcast com qualidade. Dirige-se, sobretudo, às turmas que se proponham gravar tempos de antena de rádio para a campanha eleitoral, que irá decorrer de 7 de fevereiro a 21 de março.
Estas quatro sessões destinam-se aos alunos, podendo o respetivo professor assistir em direto com a sua turma, a partir da sala de aula ou da biblioteca. Podem também inscrever-se nestas sessões professores/professores bibliotecários, a título individual. Os alunos que estiverem em casa, em isolamento, poderão também inscrever-se individualmente. Nas sessões, haverá um tempo reservado para perguntas e comentários de quem está a assistir, permitindo a interação dos organizadores com o público.
Haverá, também, um quinto webinar, destinado exclusivamente a professores/professores bibliotecários, para esclarecimento de dúvidas e partilha de questões relacionadas com a dinamização desta iniciativa.
As inscrições já se encontram abertas e podem ser formalizadas através dos links que se seguem:
1.º ciclo - O que fazem os jornalistas?
8 de fevereiro, 10h30
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_R1I9fOatRQ254nhTLwP67w
2.º e 3.º ciclos – Sabes identificar uma notícia falsa?
1 de fevereiro, 10h30
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_oSPMLs-gTe6SQQ7bQKQlkw
Secundário – Podemos acreditar em tudo o que lemos e vemos?
27 de janeiro, 10h30
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_4r8sTI4tTJivQMe_rOIoeA
Todos os ciclos de ensino – Como gravar um podcast com qualidade?
3 de fevereiro, 10h00
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_3_ohYJHvSjCjRrW8UawoqQ
Professores/Professores bibliotecários – Partilha de práticas e esclarecimento de dúvidas
31 de janeiro, 17h30
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_Mj0yewVARp6a6AgUfYulTQ
Foram mais de 28 000 alunos, do 1.º ciclo ao ensino secundário, que apresentaram o seu livro preferido como candidato ao “mais fixe dos miúdos portugueses”.
O período de apresentação de candidaturas terminou a 30 de novembro. A partir daí, uma equipa da Pordata trabalhou os resultados para identificar os livros mais vezes nomeados pelos alunos.
As listas dos livros que irão constar dos boletins de voto de cada um dos ciclos participantes podem ser consultadas e descarregadas ao lado.
A participação nesta iniciativa organizada pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, que se realiza este ano pela sexta vez, é feita através das escolas. Qualquer escola, pública ou privada, em Portugal ou no estrangeiro, pode ainda inscrever-se, permitindo aos seus alunos experimentarem e conhecerem por dentro um processo eleitoral, bem como trocarem ideias com colegas e amigos sobre os livros de que mais gostam. A inscrição é muito simples e faz-se preenchendo o formulário Recenseamento das Escolas 2021-2022, disponibilizado ao lado.
Até ao dia 30 de novembro, os alunos do 1.º ao 12.º ano podem apresentar o livro de que mais gostam como candidatos às eleições dos "Miúdos a Votos" deste ano, através do respetivo formulário.
Para apelar à participação dos alunos, os professores bibliotecários dispõem de 16 cartazes para afixar nas escolas, descarregáveis ao lado.
Participe nesta iniciativa que promove a leitura e a cidadania ativa!
Até 30 de novembro, inscreva a sua escola nos "Miúdos a Votos!" 2021-2022 e dê a palavra aos alunos. A escolha é deles e começa, desde já, com a apresentação do livro que candidatam à eleição.
Com base nos livros vencedores do ano passado, o PNL2027 disponibiliza, no seu portal, sugestões de outros títulos que podem interessar aos leitores, do 1.º ciclo ao ensino secundário.
Junte-se a mais uma edição desta iniciativa ímpar de promoção da leitura e da cidadania ativa!
Aceda ao regulamento e a mais informações sobre esta iniciativa ao lado.
A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior voltam a organizar, pelo sexto ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através desta iniciativa que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa. Os números registados no ano letivo anterior são indicadores inequívocos do êxito deste projeto: participaram 610 escolas de todo o país, nas quais votaram 75 715 alunos, em listas constituídas a partir de mais de 23 000 nomeações.
Para além da importância desta ação na promoção da leitura, realizada entre pares, a partir das suas próprias escolhas, a iniciativa Miúdos a Votos constitui um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar. Este propósito ganha particular relevância num ano em que os cidadãos portugueses exercem o poder político através de sufrágio universal, igual e direto em eleições para os Órgãos das Autarquias Locais. Se, por um lado, há uma preocupação crescente com as taxas de abstenção em Portugal, por outro lado, há estudos que sustentam que a probabilidade de as pessoas irem votar aumenta com a sua consciencialização de que o voto é um dever cívico essencial que concorre para a manutenção da democracia. Porque não começar logo na escola?
Como já é do conhecimento geral, nesta iniciativa é dada a possibilidade às crianças e aos jovens, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.
Tal como nos anos anteriores, a iniciativa é aberta a todas as escolas, sejam públicas ou privadas, abrangendo alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. É também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.