Os repórteres de ‘Miúdos a Votos’ - uma nova vertente do projeto
«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» é um projeto de promoção simultânea de cidadania e de leitura. Estarmos informados é condição essencial de uma cidadania de pleno direito. Com a pandemia, a desinformação e as fake news aumentaram exponencialmente, tornando mais urgente aprendermos todos a consumir (e produzir) boa informação.
Este ano, a VISÃO Júnior, através da sua parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, acrescenta uma vertente ao projetos ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’: a literacia mediática.
Os alunos podem participar em «Miúdos a votos» das seguintes formas:
- Ajudar a organizar o processo eleitoral na escola;
- Fazer campanha eleitoral por um livro;
- Votar;
- a partir deste ano, reportar aos outros o que se passa.
Os alunos tiveram a oportunidade de perceber:
- Como funciona o mundo da informação?
- Como trabalham os jornalistas?
- O que é que os jornalistas têm de diferente?
- Como se faz uma notícia?
- Qual a diferença entre uma notícia e uma opinião?
- Como se faz uma reportagem?
- Uma imagem também informa?
Um projeto 'Mãos na massa’
Este é um projeto ‘mãos na massa’: os alunos são não só os seus protagonistas, como os seus próprios agentes. Tiveram por isso oportunidade de escrever uma notícia, fazer uma reportagem, escrever uma coluna de opinião – e vê-la publicada no sítio de um órgão de comunicação social nacional.
Os alunos foram os repórteres da VISÃO Júnior na sua escola. Foram eles a contar aos leitores da revista o que se estava lá a passar. Foram também eles a informarem os seus colegas.
Prémios para as bibliotecas
Para estimular a participação nesta nova vertente do projeto, a Visão Júnior criou duas distinções, com prémios associados.
- As escolas que mais ativamente fizeram a cobertura das atividades (notícias, entrevistas, podcasts, vídeos, crónicas) de ‘Miúdos a Votos’ na sua escola receberam livros para a biblioteca. Foram distinguidas três escolas por cada ciclo de ensino.
- As escolas cujos alunos realizaram a melhor reportagem para imprensa (ou seja, texto e fotos) sobre ‘Miúdos a Votos’ receberam livros para a biblioteca. Foram distinguidas três escolas por cada ciclo de ensino.
- Os trabalhos distinguidos foram escolhidos por uma equipa da VISÃO Júnior, da VISÃO e da RBE.
- O melhor prémio foi, provavelmente, verem o seu trabalho reconhecido ao ser publicado no sítio da VISÃO Júnior na internet. Todos os trabalhos com qualidade foram publicados.
Sessões online para as escolas
A equipa da VISÃO Júnior organizou uma série de sessões online, através de uma plataforma eletrónica, para alunos e professores.
- Em janeiro, realizaram-se sessões em que se falou da diferença entre uma notícia e uma reportagem, as regras que os jornalistas têm de seguir, como estruturar a reportagem, ângulos de abordagem, etc.
- Em fevereiro, as sessões foram realizadas por um repórter fotográfico, que abordou questões relacionadas com a imagem:
- Em março, com a campanha eleitoral já a decorrer, o objetivo das sessões foi ajudar a resolver questões práticas relacionadas com a produção dos textos. Foram também abordadas questões relacionadas com a cobertura jornalística durante as campanhas eleitorais.
Material de apoio
A VISÃO Júnior teve material de apoio disponível no seu site sobre como se escreve uma notícia, como se grava um podcast, como se planeia uma reportagem ou uma entrevista. Foi também fornecido às escolas o modelo de um cartão de jornalista para que os alunos se identifiquem como repórteres junto das suas fontes.
Pode descarregar aqui>> o power point de apresentação do projeto de literacia mediática.