Os repórteres de ‘Miúdos a Votos’ - uma nova vertente do projeto


«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» é um projeto de promoção simultânea de cidadania e de leitura. Estarmos informados é condição essencial de uma cidadania de pleno direito. Com a pandemia, a desinformação e as fake news aumentaram exponencialmente, tornando mais urgente aprendermos todos a consumir (e produzir) boa informação.

Este ano, a VISÃO Júnior, através da sua parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, acrescenta uma vertente ao projetos ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’: a literacia mediática.

Os alunos podem participar em «Miúdos a votos» das seguintes formas:

Os alunos tiveram a oportunidade de perceber:

Um projeto 'Mãos na massa’

Este é um projeto ‘mãos na massa’: os alunos são não só os seus protagonistas, como os seus próprios agentes. Tiveram por isso oportunidade de escrever uma notícia, fazer uma reportagem, escrever uma coluna de opinião – e vê-la publicada no sítio de um órgão de comunicação social nacional.

Os alunos foram os repórteres da VISÃO Júnior na sua escola. Foram eles a contar aos leitores da revista o que se estava lá a passar. Foram também eles a informarem os seus colegas.

Prémios para as bibliotecas

Para estimular a participação nesta nova vertente do projeto, a Visão Júnior criou duas distinções, com prémios associados.

Sessões online para as escolas

A equipa da VISÃO Júnior organizou uma série de sessões online, através de uma plataforma eletrónica, para alunos e professores.

Material de apoio

A VISÃO Júnior teve material de apoio disponível no seu site sobre como se escreve uma notícia, como se grava um podcast, como se planeia uma reportagem ou uma entrevista. Foi também fornecido às escolas o modelo de um cartão de jornalista para que os alunos se identifiquem como repórteres junto das suas fontes. 

Pode descarregar aqui>> o power point de apresentação do projeto de literacia mediática.

 

_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard