A operação 7 dias com os media ocorre anualmente  entre 3 de maio (Dia Mundial da Liberdade de Imprensa) e 9 de maio e é promovida pelo GILM, entidade que a RBE integra.

Num tempo marcado por desafios económicos, políticos, sociais e tecnológicos, a 12.ª edição  desta Operação , elege como tema central “Discursos de ódio PAZ em  tempos de guerra”.  

 


Propostas de atividades

[13.03.2024]

Para apoio ao trabalho das bibliotecas no âmbito desta iniciativa, a Rede de Bibliotecas Escolares disponibiliza as propostas abaixo.

Abordagem do conceito de discurso de ódio, identificação de ódio online e elaboração de uma campanha contra o discurso de ódio. [1.º CEB] 
Reflexão sobre o poder dos conteúdos audiovisuais no incentivo ao ódio, através da exploração de imagens e de vídeos manipulados. [2.º CEB]
Abordagem do conceito de discurso de ódio, identificação de ódio online e criação de uma campanha contra o discurso de ódio. [2.º CEB]
Reflexão sobre o poder das imagens e do contacto visual na formação de narrativas e opiniões, por meio da análise de um filme. [3.º CEB]
 
Análise de comentários a publicações de jornais portugueses para identificação e compreensão de tipos de discurso numa rede social. [3.º CEB]
Análise de narrativa(s) em redes sociais para identificação dos elementos que moldam as mensagens e influenciam as perceções do público. [ES]
Análise do funcionamento dos efeitos visuais na realização de um filme e incentivo ao pensamento crítico sobre o assunto. [ES]
 

 


Evento de lançamento da Operação 7 Dias com os Media - 12ª edição

[18.01.2024]
 

Veja a gravação.

Na próxima terça-feira, dia 23 de janeiro de 2024, entre as 14h30 e as 16h00, o GILM (Grupo  Informal sobre Literacia Mediática) irá promover o lançamento da Operação “7 Dias com os  Media 2024” no auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa (Telheiras), num evento de  livre acesso ao público.  

Transmissão online no canal Youtube do GILM, sem necessidade de inscrição. [https://www.youtube.com/@gilm_pt]

A iniciativa, que desde 2013 se estabelece como a semana portuguesa dedicada à promoção da  educação para os media e da literacia mediática, celebra-se anualmente de 3 a 9 de maio, com  início no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. 

Num tempo marcado por desafios económicos, políticos, sociais e tecnológicos, a 12.ª edição  desta Operação promovida pelo GILM, elege como tema central “Discursos de ódio PAZ em  tempos de guerra”.  

Programa

Programa

Serão apresentados dados relevantes sobre os discursos de ódio em Portugal. Esta apresentação  servirá como ponto de partida para um debate alargado sobre a problemática e as possíveis  soluções para enfrentá-la, moderado pelo jornalista Francisco Sena Santos. Os participantes que  se juntam na mesa-redonda são António Mateus, jornalista da RTP; Maria Inácia Rezola,  Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril; Marisa Torres da Silva,  Professora da FCSH / Universidade Nova; uma jogadora de futebol da Seleção Nacional e um  representante da Linha Internet Segura.  

Este debate proporcionará uma visão multidisciplinar sobre o tema deste ano, reunindo  perspetivas de diferentes setores, incluindo o jornalismo, a academia, o desporto e a segurança  digital. Durante esta mesa-redonda, que promove um diálogo aberto e construtivo, a audiência  terá a oportunidade de interagir diretamente com os convidados, participando ativamente  através de perguntas e comentários.  

A Operação “7 Dias com os Media” em 2024 apresenta-se renovada nesta 12.ª edição, e a nova  imagem será apresentada na abertura do evento de 23 de janeiro. Considerando que no nosso  dia-a-dia e ao longo da vida, todos nos relacionamos com o universo dos media (imprensa, rádio,  televisão, cinema, internet) esta iniciativa continua a ter como objetivo o envolvimento de um  número crescente e diversificado de participantes. Por isso o evento será transmitido online no  canal Youtube do GILM

O tema central de 2024, “Discursos de ódio PAZ em tempos de guerra”, propõe uma reflexão  crítica e a abertura para múltiplas abordagens, incluindo: 

Tal como é habitual, a iniciativa de 2024 irá incluir todos os projetos/atividades e iniciativas dos  mais diversos temas que tenham como objetivo a promoção e desenvolvimento do  conhecimento sobre o universo dos media.  

A partir de 23 de janeiro de 2024, o GILM desafia todos os cidadãos, nos mais variados contextos  (escolares, profissionais, pessoais), a descobrir formas de se envolverem e participarem  ativamente na Operação #7diascomosmedia2024, entre 3 e 9 de maio de 2024. 

Para esclarecimentos adicionais, dúvidas ou informações detalhadas sobre o evento, a  Operação "7 Dias com os Media 2024" ou formas de partcipação, por favor contacte a  organização.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard