Media | Refletir | Produzir | 3ºCiclo | Cidadania e Desenvolvimento | Partilha de opiniões | Vídeo | Discurso de ódio
Reflexão sobre o poder das imagens e do contacto visual na formação de narrativas e opiniões, por meio da análise de um filme.
|
|
Objetivos
- Desenvolver habilidades críticas na análise de conteúdo audiovisual.
- Compreender o impacto do contacto visual na promoção da empatia.
- Discutir a questão dos refugiados e a importância da sua proteção e acolhimento.
|
|
Desenvolvimento Reflexão sobre o poder das imagens e do contacto visual na formação de narrativas e opiniões, por meio da análise de um filme.
- O docente apresenta o vídeo: "Olhe para além das fronteiras…” (ver recursos).
- Em pequeno grupo, os alunos:
- analisam o modo como o vídeo aborda a conexão visual entre os participantes, identificando elementos de comunicação não-verbal, como expressões faciais, gestos e situações;
Sugestões de análise de elementos de comunicação não-verbal: gestos; contacto visual; expressões faciais; linguagem corporal ou postura.
-
- refletem sobre como os elementos de comunicação não-verbais podem comunicar (entendimento, apoio, resistência ou outra mensagem), fortalecer a conexão entre os participantes e/ ou construir uma narrativa;
- trocam ideias sobre como os diversos elementos visuais (intervenientes e contexto/ cenário) contribuem para a mensagem global do vídeo.
- registam as suas conclusões.
- Em grande grupo, os alunos:
- apresentam as suas conclusões;
- discutem as emoções despertadas pelo vídeo e a forma como influenciam a percepção sobre a questão dos refugiados.
Sugestões para orientar o debate: Identificação de emoções: troca de perspectivas e exploração das razões por trás dessas emoções, procurando compreender como diferentes pessoas reagem de maneiras diversas. Reflexão sobre a influência nas perceções: como é que as emoções podem moldar atitudes, crenças e opiniões em relação aos refugiados. Contextualização das emoções: analisar como a linguagem não-verbal e os elementos visuais contribuíram para a evocação dessas emoções. Relação com a empatia: explorar a capacidade de se colocar no lugar do outro (empatia); Desafios na interpretação emocional: reconhecer que as emoções podem ser subjetivas e influenciadas por experiências pessoais…
- Individualmente, os alunos escrevem um texto reflexivo sobre o vídeo, destacando como essa experiência teve impacto na sua compreensão e empatia em relação aos refugiados.
Sugestões: Conectar as emoções despertadas pelo vídeo com as suas próprias experiências pessoais; Refletir sobre a importância das imagens e do contacto visual na formação de opiniões; Considerar como as imagens podem influenciar emoções, moldar narrativas e inspirar ações práticas ou mudanças de atitude; etc.
- Publicação dos textos num mural digital (ver recursos)
- Divulgação do mural digital nos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Caracteriza diferentes media, formatos e tipos de conteúdo, identificando as suas linguagens e características próprias. 3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos. Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |
|
Articulação curricular possível
|
|
Recursos
|