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Análise do funcionamento dos efeitos visuais na realização de um filme e incentivo ao pensamento crítico sobre o assunto.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender os conceitos de discurso de ódio e de viés.
  • Identificar discursos discriminatórios presentes em comentários nas redes sociais.
  • Incentivar ações positivas para combater o discurso de ódio.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo, o docente:
    • explicita os conceitos de “discurso de ódio” e de “viés” (ver recursos);
Discurso de ódio - expressões que propagam ódio racial, xenofobia, antissemitismo e outras formas de intolerância, como, por exemplo, intolerância nacionalista, etnocentrismo agressivo, discriminação e hostilidade contra minorias e migrantes. O discurso de ódio pode manifestar-se de diversas maneiras, incluindo linguagem ofensiva, perpetuação de estereótipos, ameaças, desumanização e exclusão de determinados grupos.
Viés - tendência sistemática de favorecer ou desfavorecer algo, alguém ou um grupo, o que pode influenciar a objetividade. Existem diferentes categorias de viés, tais como viés político, demográfico, corporativo, entre outros (ver recurso “Entendendo o viés”).
    • explora exemplos de diferentes tipos de expressões associadas ao discurso de ódio.
Exemplos: linguagem ofensiva - comentários que utilizam palavras ou frases ofensivas baseadas em características pessoais, como raça, etnia, religião, orientação sexual, género, entre outros; estereótipos- comentários que perpetuam estereótipos negativos sobre um grupo específico de pessoas, contribuindo para preconceitos e discriminação; ameaça ou incitação à violência - comentários que contêm ameaças diretas ou sugerem violência contra indivíduos ou certos grupos; desumanização - comentários que diminuem a dignidade das pessoas; exclusão ou marginalização - comentários que excluem, isolam ou marginalizam pessoas com deficiência, impedindo a sua participação igualitária…
 
  • Em pequeno grupo, os alunos
    • escolhem uma conta de um jornal português no Instagram para análise de comentários (ver recursos);
    • analisam os comentários a duas notícias e preenchem a Tabela de análise de comentários em redes sociais (ver recurso de apoio), destacando e classificando os discursos de ódio e os vieses identificados (ver recurso Entendendo o viés).

  • Em grande grupo, os alunos 
    • partilham as suas descobertas e interpretações, refletindo sobre como os comentários enviesados podem moldar a compreensão de uma notícia.
Sugestões para reflexão: os vieses presentes nos comentários podem afetar a forma como o público percebe a notícia? Os comentários têm o potencial de gerar posições antagónicas, espalhar desinformação ou distorcer a mensagem original? De que modo podem influenciar a interpretação da notícia os diferentes pontos de vista expressos nos comentários?…
    • discutem maneiras práticas de combater o discurso de ódio, que traduzam a responsabilidade individual e coletiva na criação de um ambiente online mais inclusivo e respeitoso.
Sugestões: como podemos responder de maneira eficaz e construtiva ao discurso de ódio online? Que estratégias individuais podemos adotar? Como podemos promover o diálogo respeitoso e a tolerância nas interações online? Como podemos incentivar uma cultura de responsabilidade e respeito nas redes sociais? Quais são os limites da liberdade de expressão online quando se trata de discursos de ódio? Como podemos apoiar e defender as pessoas que são alvo de discurso de ódio online?…
    • criam um cartaz com as estratégias que definiram 
Exemplos de estratégias: incentivar o diálogo respeitoso e a empatia nas interações online; partilhar informações precisas, imparciais e verificadas; apoiar e defender aqueles que são alvos de discriminação ou discurso de ódio; praticar a gentileza e o respeito nas interações virtuais, demonstrando consideração e compaixão pelos outros; promover o diálogo construtivo e a troca saudável de ideias; evitar estereótipos e preconceitos; evitar partilhar conteúdo sensacionalista ou provocativo; pensar antes de postar; denunciar conteúdo ofensivo e prejudicial …

  • Os cartazes são partilhados nos canais de comunicação da biblioteca.
Sugestão: Os cartazes podem, também, ser impressos e integrar uma exposição sobre o tema na escola. Concomitantemente podem ser realizados debates e/ ou palestras sobre um ou mais dos temas acima sugeridos.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...).
3. Infere sobre propósitos e intenções de mensagens mediáticas, numa vasta gama de media.
8. Age responsavelmente em situações onde a ética na comunicação foi transgredida (conteúdos lesivos ou impróprios, cyberbullying, sexting, roubo de identidade, ...).

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
3. Revela criatividade no uso dos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

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