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Margarida Constantino quer mais psicólogos nas escolas. É dela o texto de opinião premiado

[24.06.2022]

Última edição do concurso no ano letivo 2021-22. Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, em Torres Vedras, acumula vitórias.

Há precisamente um mês, o PÚBLICO divulgava as conclusões do estudo “Saúde Psicológica e Bem-Estar” — uma análise, promovida pelo Ministério da Educação, ao estado da saúde mental de alunos e professores das escolas portuguesas. Margarida Constantino, aluna do 11.º ano no Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, em Torres Vedras, manifestou a sua opinião acerca dessa notícia. O texto que escreveu, e que agora publicamos, venceu a edição de maio do concurso “Isto também é comigo!”:

Alunos em sofrimento psicológico: escolas precisam de psicólogos!

De acordo com uma notícia do PÚBLICO, de 24 de maio, ["Um terço dos alunos e metade dos professores apresentam sinais de sofrimento psicológico"], cerca de um terço dos alunos das escolas portuguesas tem sinais de sofrimento psicológico e défice de competências socioemocionais, que se agravam com o avançar da escolaridade.

Sala na penumbra; humano indistinto
Foto: DANIEL ROCHA/PÚBLICO

De facto, os estudos científicos mostram que os problemas de saúde mental se acentuam à medida que os alunos crescem, sendo o secundário a altura em que são reportadas mais situações críticas, não só pelo nível de dificuldade acrescido deste ciclo de ensino, mas também por ser aquele em que há uma maior quantidade de disciplinas, matérias, testes e ainda exames nacionais. Além destes fatores relacionados com a escola, os problemas de saúde mental podem surgir ou ser agravados por outros motivos, como experiências problemáticas do passado ou questões de ordem familiar, por exemplo.

Os estudos apresentados fazem-nos temer que as crianças e os jovens portugueses fiquem cada vez mais sujeitos a desenvolverem problemas graves de saúde mental. Para resolver estas questões, considero que seria essencial que todas as escolas pudessem contratar mais do que um psicólogo, com o objetivo de apoiar os alunos, ajudando-os a fortalecer a resiliência psicológica e a diminuir a probabilidade de sofrerem de problemas de saúde mental. Estes profissionais poderiam, também, orientar e encaminhar os casos mais complexos para outras entidades de apoio, evitando-se desfechos trágicos. Por outro lado, ao aceitarem o acompanhamento de um psicólogo, os alunos desenvolveriam um maior autoconhecimento e uma maior inteligência emocional, o que poderia ajudá-los a elevar a sua autoestima, com impacto positivo nos seus relacionamentos interpessoais.

Resumindo, a contratação de mais psicólogos para as escolas portuguesas poderá dar um precioso contributo para inverter a tendência preocupante de agravamento dos problemas de saúde mental entre as crianças e os jovens do nosso país.

Margarida Constantino
11.º ano
Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, Torres Vedras
 

O concurso “Isto também é comigo!”, uma iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares e do projeto PÚBLICO na Escola, teve a sua primeira edição em novembro de 2021. Desde então, até ao final do ano letivo, todos os meses foi escolhido um texto de opinião, da autoria de um aluno ou aluna do 9.º ao 12.º, suscitado por um trabalho do PÚBLICO. Cada um dos vencedores recebe, como prémio, uma coleção de livros do PÚBLICO; e a biblioteca escolar uma assinatura anual do jornal.

Envolvido no concurso desde o início, o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira somou quatro vitórias, a começar no primeiro mês e a terminar na edição de maio. Leonor Antunes, Carolina Moreira, Mariana Varela e agora Margarida Constantino foram as alunas cujos textos o júri escolheu.

Integraram o júri: Bárbara Simões, coordenadora do PÚBLICO na Escola; Cláudia Sá, professora de Português e coordenadora do Clube de Jornalismo da Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende; Cristina Lin e Joana Amaral, alunas da Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada; e Raquel Ramos, elemento da equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.

 


“Supremacia branca: até quando?” A questão deu a vitória a Mariana Varela, aluna do 11.º ano

[27.05.2022]

Guerra na Ucrânia volta a ser o tema que motiva a reflexão premiada. Iniciativa destina-se a estudantes do 9.º ao 12.º ano.

Refugiados a fugir da guerra, na zona da fronteira da Ucrânia com a Moldávia | Foto: Miguel Manso/PÚBLICO

"A NATO surgiu para proteger pessoas ‘civilizadas’. Isto significa brancos". Com este título, a notícia captou a atenção de Mariana Varela, aluna do 11.º ano no Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, em Torres Vedras. É ela a vencedora da edição de abril do concurso “Isto também é comigo!”, no qual participou com o texto de opinião que aqui publicamos.

Na penúltima edição do presente ano letivo, o concurso volta a ter como vencedora uma aluna do agrupamento que já se destacara, com duas vitórias, na altura do arranque da iniciativa: AE Henriques Nogueira, em Torres Vedras. Desta vez, o texto motivador da opinião premiada pelo júri foi dado a conhecer pelo P3, num exclusivo PÚBLICO/The Washington Post.

PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares distinguem, todos os meses, um texto de opinião, da autoria de estudantes do 9.º ao 12.º ano, tendo como ponto de partida um trabalho do PÚBLICO. Os prémios incluem uma coleção de livros do PÚBLICO e — para a biblioteca — uma assinatura anual do jornal. O vencedor da última edição do ano letivo 2021-22 será anunciado no dia 24 de junho.

Os trabalhos submetidos ao concurso “Isto também é comigo!” são apreciados por um júri composto por: Bárbara Simões, coordenadora do PÚBLICO na Escola; Cláudia Sá, professora de Português e coordenadora do Clube de Jornalismo da Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende; Cristina Lin e Joana Amaral, alunas da Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada; e Raquel Ramos, elemento da equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.


“Ninguém pode ficar indiferente a esta tragédia.” Vítor Pires, de Ribeira de Pena, não ficou e venceu a edição de março

Prazo para envio de textos de opinião para a última edição do concurso antes do final do ano letivo termina no dia 27 de maio.

O Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena destaca-se pela segunda vez no concurso “Isto também é comigo!”. Uma notícia do PÚBLICO, no seguimento do ataque à maternidade de Mariupol, levou o aluno Vítor Pires, do 12.º ano, a pronunciar-se acerca do que está a acontecer na Ucrânia, nestes dias em que “assistimos, no conforto do nosso lar, à destruição de um país soberano”. O texto que escreveu, e que agora publicamos, foi o escolhido pelo júri.

Imagem de destruição na Ucrânia.

Crédito: Miguel Manso/PÚBLICO

Esta iniciativa do PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares distingue, todos os meses, um texto de opinião da autoria de estudantes do 9.º ao 12.º ano suscitado por um trabalho do PÚBLICO (consultar regras de participação). Promover o contacto dos alunos com a atualidade através da leitura regular da imprensa e incentivar a escrita de textos de opinião sobre temas mediáticos fazem parte dos objetivos.

Os textos para a última edição do concurso no presente ano letivo dirão respeito ao mês de maio e terão de ser enviados até ao próximo dia 27. Como sempre, a decisão do júri será conhecida na última sexta-feira do mês seguinte, 24 de junho. 

Integram o júri do concurso: Bárbara Simões, coordenadora do PÚBLICO na Escola; Cláudia Sá, professora de Português e coordenadora do Clube de Jornalismo da Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende; Cristina Lin e Joana Amaral, alunas da Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada; e Raquel Ramos, elemento da equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.  Na edição de março foram avaliados 50 textos.

"Jornalistas em Rede", o outro concurso promovido pelo PÚBLICO na Escola e a RBE, aproxima-se também da reta final, no que ao ano letivo 2021-22 diz respeito. As entrevistas feitas por alunos do 9.º ao 12.º ano têm como data limite de entrega o dia 16 de maio. 


“O comunismo e o bom senso”. Cristiano Fernandes, de Ribeira de Pena, assina a opinião vencedora

[25.03.2022]

Na edição de fevereiro da iniciativa promovida pelo PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares participaram 45 alunos do 9.º ao 12.º ano.

Cristiano Fernandes, aluno do 12.º ano no Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, é o vencedor da edição de fevereiro do concurso “Isto também é comigo!”. O texto de opinião foi escrito na sequência de uma notícia do PÚBLICO a dar conta da atitude dos partidos políticos face às posições russas, numa altura que era já de “escalada de tensão"; a Rússia acabara de reconhecer como países independentes as autoproclamadas repúblicas de Donetsk e de Lugansk, no Leste da Ucrânia. Aqui o publicamos.

Pelo segundo mês consecutivo, o texto escolhido pelo júri chega do distrito de Vila Real — e da região do Alto Tâmega. A edição de janeiro distinguiu Jéssica Alves e Joana Gonçalves, do concelho vizinho de Vila Pouca de Aguiar.

Esta iniciativa promovida pelo PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares distingue, todos os meses, um texto de opinião da autoria de estudantes do 9.º ao 12.º ano suscitado por um trabalho do PÚBLICO (consultar regras de participação). Promover o contacto dos alunos com a atualidade através da leitura regular da imprensa e incentivar a escrita de textos de opinião sobre temas mediáticos fazem parte dos objetivos.

​Integram o júri do concurso: Bárbara Simões, coordenadora do PÚBLICO na Escola; Cláudia Sá, professora de Português e coordenadora do Clube de Jornalismo da Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende; Joana Amaral, aluna do 12.º ano na Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada; e Raquel Ramos, elemento da equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.


Estão de parabéns Jéssica Alves e Joana Gonçalves, de Vila Pouca de Aguiar

[25/02/2022]
 
Foto: Rui Gaudêncio/PÚBLICO

“Incerteza” quanto às regras de acesso ao ensino superior preocupa e indigna as duas alunas do 12.º ano, vencedoras da edição de janeiro da iniciativa promovida pelo PÚBLICO na Escola e pela Rede de Bibliotecas Escolares.

Jéssica Alves e Joana Gonçalves, alunas do 12.º ano no Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, não se conformam com a indefinição que rodeia as regras de acesso ao ensino superior. O texto de opinião que subscrevem, a propósito de uma notícia do PÚBLICO acerca do assunto, venceu a edição de janeiro do concurso “Isto também é comigo!”. Ficamos a conhecê-lo aqui.

Esta iniciativa do PÚBLICO na Escola e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) distingue, todos os meses, um texto de opinião da autoria de estudantes do 9.º ao 12.º ano suscitado por um trabalho do PÚBLICO (consultar regras de participação). Promover o contacto dos alunos com a atualidade através da leitura regular da imprensa e incentivar a escrita de textos de opinião sobre temas mediáticos fazem parte dos objetivos.

Nos meses anteriores, venceram Leonor Antunes e Carolina Moreira, do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, em Torres Vedras.

Integram o júri do concurso: Bárbara Simões, coordenadora do PÚBLICO na Escola; Cláudia Sá, professora de Português e coordenadora do Clube de Jornalismo da Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende; Joana Amaral, aluna do 12.º ano na Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada; e Raquel Ramos, elemento da equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.

 


“Cabe a cada um de nós ter uma mentalidade aberta.” Venceu a opinião de Carolina Moreira, aluna do 11.º ano

[28.01.2022]

Iniciativa do PÚBLICO na Escola e da Rede de Bibliotecas Escolares distingue, todos os meses, um texto de opinião da autoria de estudantes do 9.º ao 12.º ano. AE Henriques Nogueira, em Torres Vedras, está novamente de parabéns.

Última sexta-feira do mês, dia de anunciar quem recebe o prémio mensal do concurso “Isto também é comigo!”: Carolina Moreira, aluna do 11.º ano no Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, em Torres Vedras, é a vencedora da edição de dezembro. O texto de opinião que escreveu — “Esta luta é de todos!” — defende que "não podemos continuar a viver numa sociedade com um padrão de género e um sistema binário antiquados”. E pode ser lido aqui.

notícia do PÚBLICO que levou a aluna vencedora a escrever foi publicada no P3. Para além de ver o seu texto divulgado nas plataformas digitais do PÚBLICO na Escola e da Rede de Bibliotecas Escolares, Carolina Moreira receberá uma coleção de livros do PÚBLICO. É assim todos os meses. Os alunos do 9.º ao 12.º ano opinam acerca de um trabalho do PÚBLICO, o júri escolhe o melhor texto. À escola do aluno ou da aluna que vencer também é atribuído um prémio, tendo oportunidade de escolher entre uma assinatura digital anual do jornal ou uma coleção de livros para a biblioteca.

Nada disto é novidade para o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, já anteriormente premiado, uma vez que é lá que estuda a aluna vencedora da edição de novembro deste concurso promovido pelo PÚBLICO na Escola e pela RBE: Leonor Antunes.

Em fevereiro, os textos de opinião terão de ser enviados até ao dia 25 (consultar regras de participação). Antes, no dia 7, termina o prazo para participar no Jornalistas em Rede, um concurso que começa por distinguir a melhor reportagem e depois, nos meses seguintes, desafia os alunos a fazer entrevistas.

O júri do concurso “Isto também é comigo!” é composto por: Bárbara Simões, coordenadora do PÚBLICO na Escola; Joana Amaral, aluna do 12.º ano na Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada; Paula Ribeiro, professora na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, em Rio Maior; e Raquel Ramos, elemento da equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.

 


Regresso às aulas. E mais uma oportunidade de participar no concurso “Isto também é comigo!”

Público na Escola 10 de janeiro de 2022, 10:26

Trabalhos dos alunos do 9.º ao 12.º ano têm de ser enviados até ao dia 28 de janeiro.

Esta notícia tem 300 palavras. Será por acaso? Não, longe disso. Os textos de opinião escritos pelos alunos que quiserem participar no concurso “Isto também é comigo!” não poderão ser maiores. E terão de ser motivados por um artigo do PÚBLICO com data do mês em curso. A escolha do tema é livre.

O concurso, mensal, promovido em conjunto pelo PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares, destina-se a alunos do 9.º ao 12.º ano (consultar regulamento e guião). A primeira edição de 2022, depois de um final de ano invulgarmente quente, coincide com um mês de eleições legislativas que darão origem à formação de um novo governo e também de recordes do número de casos de covid-19. Foi a situação pandémica a ditar o adiamento do regresso às aulas depois das férias de Natal.

Leonor Antunes, de Torres Vedras, é a vencedora da edição de novembro do concurso “Isto também é comigo!” (ler trabalho)

Na primeira semana do ano, o PÚBLICO decidiu voltar a abrir, no seu site, os artigos relacionados com a covid-19. Ou seja, todos os leitores (e portanto todos os alunos) podem agora ter acesso ao noticiário sobre o tema, sem limite mensal do número de artigos. “Consideramos que a nossa cobertura da pandemia contém informação útil para que todos os leitores se protejam com base em factos, em provas científicas, enfim, no jornalismo de qualidade e não em imprecisões ou teorias da conspiração”, foi a justificação.

APRENDER COM O PÚBLICO: 
No regresso às aulas, o que te apetece dizer?

No “Isto também é comigo!”, a opinião dos alunos será suscitada por trabalhos do PÚBLICO, independentemente do registo: um texto (notícia, reportagem, entrevista...), um trabalho multimédia ou, por exemplo, um podcast. “O PÚBLICO fica no ouvido”, também. E os programas para ouvir são cada vez mais e diversos. Sobre desporto e nutrição, igualdade no dia-a-dia, bibliotecas pessoais, ciência...

Em janeiro, os textos a concurso têm de ser enviados até ao dia 28, última sexta-feira do mês.

 


Leonor Antunes, de Torres Vedras, é a vencedora da edição de novembro do concurso “Isto também é comigo!”

[31.12.2021]

Estudantes do 9.º ao 12.º ano podem participar, todos os meses, com textos de opinião inspirados em trabalhos do PÚBLICO.

Este mês, a boa notícia vai para Torres Vedras: Leonor Antunes, aluna do 11.º ano no Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, venceu a edição de novembro do concurso “Isto também é comigo!”, promovido pelo PÚBLICO na Escola e pela Rede de Bibliotecas Escolares. O texto de opinião premiado (clique para ler), tem como título: “Sim, as nossas opiniões contam”. E explica porquê.

O concurso “Isto também é comigo!” insere-se numa parceria entre o PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares. Tem como destinatários alunos do 9.º ao 12.º ano, desafiados a escrever um texto de opinião a propósito de um trabalho do jornal PÚBLICO. O regulamento do concurso está disponível online.

Em cada mês, o estudante vencedor recebe uma coleção de livros do PÚBLICO e vê o seu texto publicado nas plataformas digitais do PÚBLICO na Escola e da RBE e respetivas redes sociais. À escola é oferecida uma assinatura digital anual do PÚBLICO ou uma coleção de livros para a biblioteca.

Integram o júri do concurso: Bárbara Simões, coordenadora do PÚBLICO na Escola; Cláudia Sá, professora de Português e coordenadora do Clube de Jornalismo da Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende; Joana Amaral, aluna do 12.º ano na Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada; e Raquel Ramos, elemento da equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.

Um outro concurso, "Jornalistas em Rede", está também a decorrer neste ano letivo, no âmbito da mesma iniciativa conjunta, apresentada, no final de outubro, num programa no Ao Vivo do PÚBLICO: “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO”.


Não te esqueças, tudo isto também é contigo

10.12.2021

Continua aberta a possibilidade de olhares em volta, conheceres o que se vai passando no mundo e contruires a tua opinião. Em cada mês, podes participar neste desafio da RBE e do PÚBLICO na Escola. Basta selecionares um conteúdo do jornal público (um artigo, uma fotografia, uma infografia, um podcast...), relacionares esse conteúdo com a tua realidade e escreveres o teu texto de opinião.  Para te ajudar, preparamos estas dicas que te poderão ser muito úteis. Atreves-te?


Sim, isto também é contigo. Este mês os teus textos de opinião podem ser enviados até ao dia 26

Público na Escola 5 de Novembro de 2021, 10:33

A última sexta-feira de novembro é dia 26, o que significa que este mês os textos de opinião para o concurso “Isto também é comigo!” têm de ser enviados até esse dia. Assuntos não faltarão, com toda a certeza. Se estás no 9.º, no 10.º, no 11.º ou no 12.º ano e te apetecer escrever sobre algum trabalho que leias, vejas ou ouças no PÚBLICO, participar é muito simples (lê as regras com atenção). Desde que não escrevas mais do que 300 palavras...

Para dar uma ideia, vamos olhar para o PÚBLICO logo nestes primeiros dias do mês. É difícil decidir por onde começar, tantos são os temas. A Cimeira do Clima, por exemplo, que tantos títulos justifica. Estes, por exemplo: “O Mar Morto está a encolher. Ainda vamos a tempo de o salvar?"; "O peso das minhas acções individuais importa para a balança do clima?

Ou a Web Summit e a proeza da startup portuguesa que luta contra o desperdício têxtil; a estreia de Glória, a primeira série original portuguesa para a Netflix; o ataque de hackers à Universidade de Lisboa...

E, claro, acabámos de ficar a saber que no dia 30 de janeiro haverá eleições para os portugueses escolherem quem querem que os governe nos próximos tempos.

Os textos de opinião enviados ao concurso são submetidos pelo professor bibliotecário. Todos os meses, o júri escolherá um, que será publicado nas plataformas digitais do PÚBLICO na Escola e da Rede de Bibliotecas Escolares e respetivas redes sociais. O autor recebe uma coleção de livros do PÚBLICO e a escola uma assinatura digital anual do PÚBLICO ou uma coleção de livros para a biblioteca.

Lembra-te sempre: “Ao partilhares as tuas ideias com os outros, não o podes fazer de qualquer forma. Tens de as basear em factos, recusando boatos, superstições ou teorias que não têm o apoio da ciência. Se baseares as tuas opiniões em fake news, estás a propagá-las e a intoxicar as opiniões dos que te leem. Isso é muito perigoso.” Tudo isto está explicado num guião com dez pontos, que preparámos para te ajudar a escrever o teu texto de opinião.

 

Já podes enviar a tua opinião acerca do que mais te chamou a atenção no jornal PÚBLICO

Público na Escola, 26 de Outubro de 2021, 18:37

Esta iniciativa mensal da Rede de Bibliotecas Escolares e do PÚBLICO na Escola vai premiar os melhores textos.

Funciona assim: a partir de agora convidamos, todos os meses, os alunos do 9.º ao 12.º ano a escrever um texto de opinião sobre um trabalho do PÚBLICO que lhes tenha despertado a atenção. Impresso ou online, em forma de texto, fotografia, vídeo, podcast... Precisa é de ter sido publicado durante o mês em que o estudante participa na iniciativa. A participação traduz-se no envio de um texto, que não pode ir além das 300 palavras, a dizer o que pensa acerca do assunto que o motivou.

E para ajudar os candidatos divulgamos um guião com dez pontos a ter em conta ao escrever um texto de opinião. Este, por exemplo: “Um bom texto tem de ter uma construção que podes comparar a uma casa. Com alicerces, paredes... até chegar ao telhado.​"

As regras de participação neste “Isto também é comigo!” preveem que cada aluno possa participar as vezes que desejar. Os textos de opinião são submetidos pelo professor bibliotecário, através do preenchimento de um formulário, até à última sexta-feira de cada mês. Mensalmente, o texto selecionado pelo júri será publicado nas plataformas digitais do PÚBLICO na Escola e da RBE e respetivas redes sociais, uma vez mais até à última sexta-feira do mês seguinte à participação dos estudantes. O autor terá ainda direito a uma coleção de livros do PÚBLICO. À escola que frequenta será oferecida a assinatura digital anual do PÚBLICO ou uma coleção de livros para a respetiva biblioteca.

Com esta iniciativa pretende-se “promover o contacto dos alunos com a atualidade através da leitura regular da imprensa; incentivar a escrita de textos de opinião sobre temas mediáticos, respeitando as características, a estrutura e a finalidade desta tipologia textual; ajudar a compreender o modo como os textos mediáticos se alicerçam em conceções do mundo particulares e comunicam valores”.

“Isto também é comigo!” insere-se numa parceria entre o PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares, apresentada na segunda-feira, 25 de outubro, num programa no Ao Vivo do PÚBLICO: “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO”. 

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