Projetos > PÚBLICO na Escola

Isto também é comigo!

Isto também é comigo!          Jornalistas em rede          Jornais escolares


Sim, isto também é contigo. Este mês os teus textos de opinião podem ser enviados até ao dia 26

Público na Escola 5 de Novembro de 2021, 10:33

A última sexta-feira de novembro é dia 26, o que significa que este mês os textos de opinião para o concurso “Isto também é comigo!” têm de ser enviados até esse dia. Assuntos não faltarão, com toda a certeza. Se estás no 9.º, no 10.º, no 11.º ou no 12.º ano e te apetecer escrever sobre algum trabalho que leias, vejas ou ouças no PÚBLICO, participar é muito simples (lê as regras com atenção). Desde que não escrevas mais do que 300 palavras...

Para dar uma ideia, vamos olhar para o PÚBLICO logo nestes primeiros dias do mês. É difícil decidir por onde começar, tantos são os temas. A Cimeira do Clima, por exemplo, que tantos títulos justifica. Estes, por exemplo: “O Mar Morto está a encolher. Ainda vamos a tempo de o salvar?"; "O peso das minhas acções individuais importa para a balança do clima?

Ou a Web Summit e a proeza da startup portuguesa que luta contra o desperdício têxtil; a estreia de Glória, a primeira série original portuguesa para a Netflix; o ataque de hackers à Universidade de Lisboa...

E, claro, acabámos de ficar a saber que no dia 30 de janeiro haverá eleições para os portugueses escolherem quem querem que os governe nos próximos tempos.

Os textos de opinião enviados ao concurso são submetidos pelo professor bibliotecário. Todos os meses, o júri escolherá um, que será publicado nas plataformas digitais do PÚBLICO na Escola e da Rede de Bibliotecas Escolares e respetivas redes sociais. O autor recebe uma coleção de livros do PÚBLICO e a escola uma assinatura digital anual do PÚBLICO ou uma coleção de livros para a biblioteca.

Lembra-te sempre: “Ao partilhares as tuas ideias com os outros, não o podes fazer de qualquer forma. Tens de as basear em factos, recusando boatos, superstições ou teorias que não têm o apoio da ciência. Se baseares as tuas opiniões em fake news, estás a propagá-las e a intoxicar as opiniões dos que te leem. Isso é muito perigoso.” Tudo isto está explicado num guião com dez pontos, que preparámos para te ajudar a escrever o teu texto de opinião.

 

Já podes enviar a tua opinião acerca do que mais te chamou a atenção no jornal PÚBLICO

Público na Escola, 26 de Outubro de 2021, 18:37

Esta iniciativa mensal da Rede de Bibliotecas Escolares e do PÚBLICO na Escola vai premiar os melhores textos.

Funciona assim: a partir de agora convidamos, todos os meses, os alunos do 9.º ao 12.º ano a escrever um texto de opinião sobre um trabalho do PÚBLICO que lhes tenha despertado a atenção. Impresso ou online, em forma de texto, fotografia, vídeo, podcast... Precisa é de ter sido publicado durante o mês em que o estudante participa na iniciativa. A participação traduz-se no envio de um texto, que não pode ir além das 300 palavras, a dizer o que pensa acerca do assunto que o motivou.

E para ajudar os candidatos divulgamos um guião com dez pontos a ter em conta ao escrever um texto de opinião. Este, por exemplo: “Um bom texto tem de ter uma construção que podes comparar a uma casa. Com alicerces, paredes... até chegar ao telhado.​"

As regras de participação neste “Isto também é comigo!” preveem que cada aluno possa participar as vezes que desejar. Os textos de opinião são submetidos pelo professor bibliotecário, através do preenchimento de um formulário, até à última sexta-feira de cada mês. Mensalmente, o texto selecionado pelo júri será publicado nas plataformas digitais do PÚBLICO na Escola e da RBE e respetivas redes sociais, uma vez mais até à última sexta-feira do mês seguinte à participação dos estudantes. O autor terá ainda direito a uma coleção de livros do PÚBLICO. À escola que frequenta será oferecida a assinatura digital anual do PÚBLICO ou uma coleção de livros para a respetiva biblioteca.

Com esta iniciativa pretende-se “promover o contacto dos alunos com a atualidade através da leitura regular da imprensa; incentivar a escrita de textos de opinião sobre temas mediáticos, respeitando as características, a estrutura e a finalidade desta tipologia textual; ajudar a compreender o modo como os textos mediáticos se alicerçam em conceções do mundo particulares e comunicam valores”.

“Isto também é comigo!” insere-se numa parceria entre o PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares, apresentada na segunda-feira, 25 de outubro, num programa no Ao Vivo do PÚBLICO: “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO”. 

Documento de apoio


_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard