Projetos > PÚBLICO na Escola

Isto também é comigo!

Isto também é comigo!          Jornalistas em rede          Jornais escolares


 

Já está disponível o regulamento para 2022-2023

Infográfico

Está de volta esta iniciativa mensal da Rede de Bibliotecas Escolares e do PÚBLICO na Escola que vai premiar os melhores textos entre outubro de 2022 e maio de 2023.

Funciona assim: todos os meses, os alunos do ensino secundário são convidados a escrever um texto de opinião sobre um trabalho do PÚBLICO que lhes tenha despertado a atenção. Impresso ou online, em forma de texto, fotografia, vídeo, podcast... Precisa é de ter sido publicado durante o mês em que o estudante participa na iniciativa. A participação traduz-se no envio de um texto, que não pode ir além das 350 palavras, a dizer o que pensa acerca do assunto que o motivou.

Para ajudar os candidatos, disponibiliza-se um guião com dez pontos a ter em conta ao escrever um texto de opinião. 

As regras de participação neste “Isto também é comigo!” preveem que cada aluno possa participar as vezes que desejar. Os textos de opinião são submetidos pelo professor bibliotecário, através do preenchimento de um formulário, até à última sexta-feira de cada mês. Mensalmente, o texto selecionado pelo júri será publicado nas plataformas digitais do PÚBLICO na Escola e da RBE e respetivas redes sociais, uma vez mais até à última sexta-feira do mês seguinte à participação dos estudantes. O autor terá ainda direito a uma coleção de livros do PÚBLICO. À escola que frequenta será oferecida a assinatura digital anual do PÚBLICO ou uma coleção de livros para a respetiva biblioteca.

Com esta iniciativa pretende-se “promover o contacto dos alunos com a atualidade através da leitura regular da imprensa; incentivar a escrita de textos de opinião sobre temas mediáticos, respeitando as características, a estrutura e a finalidade desta tipologia textual; ajudar a compreender o modo como os textos mediáticos se alicerçam em conceções do mundo particulares e comunicam valores”.

“Isto também é comigo!” insere-se numa parceria entre o PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares, apresentada na segunda-feira, 25 de outubro de 2021, num programa no Ao Vivo do PÚBLICO: “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO”. 

Documento de apoio


_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard