A minha vida aos quadradinhos
Concurso
de Escrita Criativa
Antologia
Aqui
falamos de livros
FLIC
Award

Antologia

Esta iniciativa consiste na escrita conjunta, entre um escritor convidado e um grupo de jovens, pertencentes a uma ou mais escolas que se articulam entre si, de textos curtos com cerca de 10 a 12 páginas.

Linha separadora

Escolas participantes

[31.10.2025]

Após o processo de candidatura e de acordo com o que está previsto no regulamento, foram selecionadas 21 escolas secundárias de todo o país envolvendo um total de cerca de 400 alunos. Estas escolas são contatadas pela equipa do projeto.

  
Concelho de Almada

Concelho de Anadia

Concelho de Águeda

Concelho de Caldas da Rainha

Concelho de Coimbra

Concelho de Condeixa

Concelho de Elvas  

Concelho da Marinha Grande

Concelho da Moita

Concelho de Paços de Ferreira

Concelho de Portalegre

Concelho de Sta. Comba Dão

 Concelho de Santiago de Cacém

Concelho de S. João da Madeira

Concelho de Tondela

Concelho de Vila Nova de Poiares


Lançamento da Edição 2025-2026

[29.09.2025]

Construção de uma Antologia que resulta da escrita conjunta de textos de 10 a 12 páginas, entre um/a escritor/a convidado/a e um grupo de jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos e a frequentar o ensino secundário.

Em consonância com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, e no intuito de poder contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas e solidárias, o tema sugerido para o texto para a edição 2025/2026 é  Humanismo e interculturalidade.

Nesta edição desafiamos os jovens a refletirem sobre o futuro das histórias bem como o futuro da leitura e da escrita em tempos de inteligência artificial e mudança acelerada. Perguntamos: que histórias continuaremos a ler e a escrever? Que papel terão as tradições, as memórias e as narrativas dos nossos países, das nossas comunidades e das nossas migrações num mundo em tensão política e social?

Mais do que imaginar apenas o futuro da História com “H” maiúsculo, convidamos-vos a partilhar aquelas histórias que marcam o quotidiano, que dão sentido à vida de cada um e que merecem ser contadas. São essas histórias — pessoais, coletivas, cruzadas com outras culturas — que nos ajudam a compreender o presente e a projetar o futuro.

Destinatários

Jovens de idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos de idade que frequentem o ensino secundário. 

Objetivos:

  1. Promover e apoiar a escrita de textos literários entre os jovens;
  2. Promover a reflexão em torno de temáticas associadas à cidadania..
  3. Possibilitar o trabalho colaborativo, em torno da escrita, entre escritores e jovens que frequentam  o ensino secundário; 
  4. Promover e apoiar jovens escritores, dando-lhes a oportunidade de criar textos de forma colaborativa e de os ver publicados, em formato PDF,  na página web da RBE: READ ON Portugal e AECG.

Desenvolvimento da atividade:

Participação

  1. Uma escola ou grupo de escolas articuladas entre si, sob coordenação do(s) respetivo(s) professor(es) bibliotecário(s) candidata-se à participação, através do preenchimento do formulário de candidatura.
  2. Os promotores da atividade selecionarão os grupos a integrar na iniciativa.

Prazos

  1. As escolas poderão candidatar-se até 15 de outubro.
  2. A lista de escolas selecionadas será publicada a 31 de outubro.

Parceiros

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard